quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Tucuruí violência em 2011: balanço aponta uma morte por semana

 Seccional Urbana de Tucuruí registrou em 2011, 587 procedimentos, sendo elucidados 92% dos casos




Operação “Lago sob Nevoa”, combate a lavagem de dinheiro e tráfico de drogas 




O delegado da Seccional Urbana de Tucuruí Jivago Freitas Ferreira anunciou com exclusividade a equipe de reportagem do Diário, o balanço do índice de criminalidade ocorrido em 2011, foram realizados 587 procedimentos na seccional, sendo que com a entrada em funcionamento do Instituto Medico Legal “Renato Chaves” na cidade no último mês de setembro, muitos crimes foram elucidados, graças a equipe pericial, com isso garantindo uma maior atuação da polícia cível, que tem como metas a investigação e a elucidação dos fatos que causaram o crime.
Dos 587 registros de ocorrências na seccional, 92% dos culpados foram presos e os crimes esclarecidos. Deste total o alarmante e o numero de homicídios 53 óbitos, fato que tem trazido muitas preocupações aos órgãos de segurança e a população. Com uma média de cinco assassinatos por mês, uma morte por semana, observa-se um percentual muito grande para um município que tem apenas 96 mil habitantes e contam com um grande aparato de segurança, a saber: 13º Batalhão de Polícia Militar, Seccional Urbana, Delegacia da Mulher e uma unidade do Corpo de Bombeiros.
A falta de assistência advinda do governo do estado também influência na atuação dos órgãos de segurança, que procuraram a administração da prefeitura de Tucuruí, através do prefeito Sancler Ferreira solicitando ajuda através de apoio logístico as polícias Cível e Militar, e desde o início de 2010 a prefeitura vem estudando o apoio, mas nada foi concretizado.
Dentro dos números de 2011, observa-se ainda o grande número de vítimas de acidentes com veículos 24. Outros casos como tentativa de morte foram registrados totalizando 24 casos e ainda um crime hediondo vem ocorrendo com frequência na cidade o de estupro com o registro de nove casos.
Um índice que comunga com os homicídios foram às apreensões através de portes ilegais de armas num total de 47.
Ao final, o delegado comemorou a atuação da equipe de repreensão ao tráfico de drogas. Onde com a realização da Operação “Lago sob Nevoa”, foram retirados do mundo do crime 14 traficantes e durante o ano de 2011 totalizou 28 presos.
Segundo Jivago Freitas, muitas ações serão deflagradas em busca de coibir os pontos de vendas de drogas na cidade, “nossa certeza é que em 2012, quem pensar em vender drogas na cidade, deve pensar duas vezes, por que, estaremos todos os dias trabalhando para acabar com este ilícito e colocar atrás das grades estes elementos”. (Wellington Hugles) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...