quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

População de Tucuruí fez último adeus ao ex-prefeito José Kleber Beliche seu “Lelé”





Os ex-prefeitos de Tucuruí "Navegantes" e seu "Lelé", na inauguração da sede da Liga Esportiva Municipal de Tucuruí em 2000


A cidade de Tucuruí perdeu nesta segunda-feira, 16, José Kleber Beliche, um dos pioneiros a desbravar o baixo Tocantins abaixo da Capitariquara.
Seu “Lelé”, como era popularmente conhecido, natural do Maranhão, nasceu em dia 11 de agosto de 1925, chegando a Tucuruí para a comercialização no período da castanha, se tornando um comerciante propulsor e visionário, com isso investindo na pecuária que foi seu ramo principal.
Em 1956, foi eleito vereador da cidade de Tucuruí, dando um pontapé para sua brilhante carreira na politica local, indicado na eleição posterior em 1960 para disputar a Prefeitura de Tucuruí, eleito para o mandato de 1961 a 1964.
Na sua gestão muitas dificuldades foram encontradas, haja vista, que tinham uma oposição acirrada na Câmara Municipal e na administração do governo do estado, mais sua administração foi marcada com empreendedorismo e ações de infraestrutura, como a primeira colocação de asfalto nas vias de acesso a Avenida Getúlio Vargas no cais da cidade, para facilitar o escoamento da produção e a construção de um trapiche de grande porte para embarque e desembarque dos produtos.
Seu “Lelé”, ao final de seu mandato ficou fora da política durante 4 anos, retornando nos braços do povo na eleição vindoura de 1968, administrando pela segunda vez a prefeitura de Tucuruí no período de 1969 a 1972, no governo militar.
No seu segundo mandato seu “Lelé” consegui grandes avanços para o município, com a construção do colégio na Rua Lauro Sodré, atualmente a escola “Assis Rios”, para a implantação do curso ginasial que não existia na região, trabalhou muito para a colocação de energia elétrica de qualidade que antes era administra pelo município.
Em parceria com o deputado Ribeiro de Sousa, seu “Lelé” consegui diversas parcerias, obras e serviços através o governo do estado para o desenvolvimento e crescimento do munícipio de Tucuruí.
Homem de caráter forte, grande comerciante e pecuarista e nas veias correndo o sangue político seu “Lelé” sempre carismático, disputou sua derradeira eleição a cargo eletivo no ano de 2000, quando disputou sem êxito seu retorno após 44 anos a uma cadeira na Câmara de Tucuruí.
A despedida – Após ter passado vários dias hospitalizado José Kleber Beliche, na madrugada desta segunda-feira 16, veio a falecer por insuficiência cardíaca no hospital em Belém. Seu féretro foi velado no Centro de Convenções de Tucuruí, em frente ao Rio Tocantins, onde seu “Lelé” passou uma grande parte de sua vida.
A população esteve presente para prestar a última homenagem ao grande político e amigo seu “Lelé”. Diversos políticos e autoridades levaram seus sentimentos de respeito à família Beliche enlutada pela perda do seu patriarca.
O ex-prefeito Cláudio Furman, amigo do seu “Lelé”, não pode estar nos funerais devido ter passado recentemente por uma intervenção cirúrgica em São Paulo, mas externou os votos de pêsames aos familiares enlutados pela perda repentina deste grande líder político e empresário de grande valor para o município. “Nossa convivência sempre foi unitária, tenho certeza que toda a população de nossa Tucuruí esta de luto pela perda do grande amigo seu “Lelé”, e suas histórias estarão para sempre gravadas em nossos corações”.
O deputado estadual e ex-prefeito de Tucuruí Parsifal Pontes, também não pode estar presente em Tucuruí para o último adeus em função de estar em viagem fora do estado, mas externou seus sentimentos pela perda do grande político e empresário José Kleber Beliche, carinhosamente conhecido como seu “Lelé” e transmitiu os sinceros sentimentos de pêsames a todos os familiares, dedicando a genial frase do poeta Gibran: “as distâncias não existem para a recordação; e somente o esquecimento é um abismo que nem a voz nem o olho podem atravessar.”.
A prefeitura municipal decretou luto oficial de três dias no município, o sepultamento foi realizado ao final da tarde da terça-feira 17, no cemitério “Jardim da Saudade” com a presença de centenas de amigos, familiares e a população tucuruiense que realizou o ultimo adeus ao seu “Lelé”. (Wellington Hugles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...