quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Expropriados de Tucuruí: reunião decide suspensão da Licença Ambiental










 

Expropriados alojados de forma precária aguardam reunião com autoridades e MP



Passado um mês das manifestações realizadas pelos expropriados das obras da Usina Hidrelétrica e Eclusas de Tucuruí, que culminou com o fechamento da rodovia federal que corta o município.
Os manifestantes que no último dia 12 de dezembro, realizaram o fechamento da BR 422 no Km 11, participaram de uma reunião da coordenação do movimento dos expropriados com os promotores de justiça da Comarca de Tucuruí, que culminou com a liberação da rodovia e sendo determinada uma reunião ampliada com os órgãos governamentais envolvidos no imbróglio para hoje a partir das 9:00 h, no Centro de Convenções de Tucuruí com a presença da direção da Eletrobrás Eletronorte, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e órgãos de fiscalização do governo estadual e federal.
Cerca de cem manifestantes de diversas localidades da região estão concentrados desde ontem no escritório da Sema, onde funciona o Mosaico do Lago de Tucuruí na Vila Permanente da UHE Tucuruí.
Nas dependências as pessoas passam por muitas dificuldades em função da falta de estrutura e as fortes chuvas que estão caindo na região, mas para o coordenador do movimento Esmael Siqueira, a luta do movimento e no resgate das condicionantes esquecidas há décadas pelo governo federal através da Eletrobrás Eletronorte e o governo do estado através da Sema. “Nossa atuação está dependendo do resultado desta reunião, haja vista, que nossa intenção e ingressarmos na justiça através de liminar solicitando a suspensão da licença de funcionamento da Usina e Eclusas em função do não cumprimento das medidas sócios ambientais”.
Siqueira esclarece que todas as entidades fiscalizadoras dos impactos ambientais, Eletronorte e governo do Pará, são conhecedores da pauta de trabalho formalizados pela população impactada de Tucuruí, “o que estamos reivindicado a mais de 28 anos é um exemplo da forma que o governo trata a população menos assistida, e que ficam nas mãos da empresa estatal em Tucuruí, aguardando sua atenção e o cumprimento de suas obrigações, espero que a população de Altamira observem nossa situação de descaso, pois se as obras de Belo Monte iniciarem antes porém da implantação de programas que venham a atender as necessidades das população e a reposição dos direitos constituídos, serão enganados como fomos aqui em Tucuruí”.
A situação das mais de cinco mil famílias que não receberam seus direitos e um exemplo claro para a população de outras regiões que estão recebendo o início de construção de barragens, como o caso de Belo Monte. “No início o governo enche a população de assistencialismo e promessas das compensações ambientais, e após a obra finalizada o que fica é a miséria, e uma população sem geração de emprego e renda e as mínimas condições de sobrevivência com e o caso de Tucuruí”, disparou Siqueira.
Muitas autoridades estão sendo aguardadas na reunião, que através da mediação do Ministério Público representado pelos Promotores dos sete municípios do entorno do Lago de Tucuruí, coloquem um final nesta saga de 30 anos de sofrimento. (Wellington Hugles)

2 comentários:

  1. Cadê o estado democrático de direito...???? Enquanto isso, o ilusionista, mas novo bilionário do Brasil com o salário de R$1.500,00 reais, ta comprando todas as fazendas com valores acima de R$40,00 milhões, lógico com a venda do STF!!!

    ResponderExcluir
  2. É MUITA FALTA DE RESPEITOS DOS PODERES PÚBLICO E ORGAO COMPETENTES COM ESTAS PESSOAS QUE BUSCAM SEUS DIREITOS...

    ResponderExcluir

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...