quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Mudança no comando do Complexo Hospitalar de Tucuruí, saí Carlos Tabosa e assume a direção-geral o Enfermeiro Lucas Evangelista Urel

 

  Carlos Tabosa deixa a direção do HRT/Unacon para assumir a Direção Regional Adjunta do Instituto Diretrizes, assumindo a direção-geral do Complexo Hospitalar de Tucuruí o Enfermeiro Lucas Evangelista Urel

Após 330 dias à frente do Complexo Hospitalar de Tucuruí que abrange o Hospital Regional de Tucuruí - HRT e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia - Unacon, Carlos Alberto Tabosa da Silva Júnior, deixa a direção-geral da unidade e assume o cargo o Enfermeiro Lucas Evangelista Urel. A informação foi confirmada pela Diretoria Executiva do Instituto Diretrizes nesta segunda-feira (01/11).

Durante sua gestão à frente do Complexo Hospitalar, Carlos Tabosa, possibilitou inúmeras melhorias em parceria com a Sespa em gestão compartilhada com o Instituto Diretrizes. “Quando assumi a direção do HRT/Unacon, em janeiro de 2021, ‘e lá se vão 330 dias’, atravessávamos o pico da pandemia da Covid-19. E esse foi um dos maiores desafios em minha vida, mas, com afinco, dedicação e a união de todos os servidores, colaboradores, equipe de administração, em especial o nosso diretor de enfermagem Lucas Urel, gestores das secretarias de saúdes municipais, conselheiros dos Conselhos Municipais de Saúde, vereadores, prefeitos e principalmente com o total apoio do Governo do Pará, através da Secretaria de Estado da Saúde do Pará - Sespa, conseguimos avançar nos atendimentos. Naquele momento, dobramos a oferta do número de leitos de UTI-Covid e ampliamos os leitos de Clínica Médica-Covid, além de implantarmos com pioneirismo o serviço de hemodiálise aos pacientes internados com a infecção do novo coronavírus, assim, temos convicção que cumprimos nossa missão, que é salvar vidas”, afirmou Carlos Tabosa.

Ainda a frente do Complexo Hospitalar nestes 11 meses de gestão, Tabosa, implementou revitalizações prediais em diversos setores do hospital, como no Pronto-socorro, na ala de Ginecologia Obstétrica e na ala de UTI Policlínica, e manteve em pleno funcionamento a ala de psiquiatria.

Outra ação importantíssima e que está em pleno andamento os serviços, é a recuperação de toda a rede elétrica da unidade, que vai possibilitar que os equipamentos que passam cotidianamente por ‘panes’, em função a oscilação da energia elétrica, em face, as antigas instalações elétricas, tenha um melhor desempenho após a conclusão dos serviços. “Hoje está a todo o vapor os serviços de recuperação de toda a rede de distribuição interna de energia elétrica no HRT. Futuramente os nossos equipamentos terão um funcionamento seguro com uma tensão de energia adequada, ampliando os atendimentos aos pacientes”, ressaltou o diretor.


Segundo Carlos Tabosa, uma das principais metas alcançadas foi a valorização dos servidores e colaboradores, além do diálogo aberto com os representantes de classe. “Avançamos ainda na humanização das atividades hospitalares, além das relações institucionais com as secretarias e as prefeituras de toda região, assim possibilitando o maior diálogo e culminando com a formação de parcerias que propiciou levar a equipe técnica do HRT para oferecer treinamento aos servidores das secretarias municipais de saúde, com vistas a ampliação do conhecimento dos mecanismos para a regulação dos pacientes aos novos moldes do Sistema Estadual de Regulação”, destacou o diretor.

Mamógrafo - Outros importantes passos que ficaram marcados nas concretizações da gestão do diretor Tabosa, foi a realização de todas as campanhas de conscientização e prevenção de doenças. Inclusive, é importante lembrar, que foi através da parceria e do empenho do Diretor Regional do Instituto Diretrizes, Prof. MSc. Robson Roberto Rosa, que “conseguimos instalar em nossa Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon o mamógrafo, que possibilitou o aumento substancial do número de exames e a identificação precoce do câncer de mama, com o início imediato do tratamento”.

Portas Abertas - Outro marco histórico no hospital, foi a ampliação do perfil de atendimentos de portas abertas, “comemoramos com muita alegria a união de todos entorno da ampliação dos atendimentos de portas abertas no HRT, que possibilitou o acolhimento dos casos de urgência e emergência dos pacientes de todos os municípios do entorno do lago de Tucuruí”.

Mais Leitos - Nos últimos dias, o diretor consegui ainda a duplicação no número de leitos de UTI Adulto, passado dos atuais 10 leitos, para 20 leitos de UTI destinados a pessoas adultas, inclusive, com a devida retaguarda para os atendimentos de hemodiálise em situação aguda, um avanço imprescindível no tratamento dos pacientes internados no hospital”. conclui Carlos Tabosa.

Missão Cumprida Carlos Tabosa vai deixar a direção-geral do Complexo Hospitalar de Tucuruí na próxima sexta-feira (05/11), em uma pequena cerimônia a ser realizada no anfiteatro do HRT, para convidados, servidores e colaboradores.

Na oportunidade assumirá como diretor-geral do HRT/Unacon o atual diretor de Enfermagem Lucas Evangelista Urel, que passará a comandar o Complexo Hospitalar de Tucuruí com a árdua missão de dar continuidade nos atendimentos de média e alta complexidade, além de ampliar os serviços de atendimentos aos pacientes de toda a região.

Nova Tarefa - Carlos Tabosa vai assumir a função de Diretor Regional-Adjunto do Instituto Diretrizes, com lotação em Belém, nomeado pelo Diretor-Presidente do Instituto Diretrizes, Dr. José Augusto Florenzano Pinto. Na nova missão, Tabosa, levará toda a sua experiência e dedicação, além de seus conhecimentos as unidades hospitalares que estão sob a gestão compartilhada do Instituto Diretrizes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...