segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Enfermeiro Lucas Evangelista toma posse como novo diretor-geral do Complexo Hospitalar de Tucuruí

 













Dar continuidade ao trabalho e metas projetadas pelo Instituto Diretrizes na gestão compartilhada com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), este foi o compromisso assumido pelo novo diretor-geral Complexo Hospitalar de Tucuruí, Lucas Evangelista Urel, durante a cerimônia de posse, ocorrida nesta segunda-feira (8), no auditório do hospital, que contou com a presença do vice-prefeito de Tucuruí Jairo Holanda, que na oportunidade estava prefeito interino da cidade, da diretora da 11ª Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), Irlândia da Silva Galvão e diversas autoridades, servidores e colaboradores.


Durante a solenidade de posse do diretor, o seu irmão, Thiago Evangelista Urel, Pastor da Igreja Adventista do 7° Dia, que veio do estado do Maranhão para prestigiar a cerimônia, proferiu a leitura de uma palavra Bíblica e orou abençoado a gestão de Lucas Urel à frente do HRT/Unacon.


Enfermeiro há 14 anos, Lucas Evangelista Urel esteve à frente da direção de enfermagem no HRT por 11 meses, onde desempenhou um excelente trabalho, agora, assumi um novo desafio, o cargo de diretor-geral do Complexo Hospitalar - Hospital Regional de Tucuruí (HRT) e da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

O novo diretor-geral Lucas Evangelista, afirmou que seguirá a linha de gestão exercida pelo Instituto Diretrizes, e agradeceu o voto de confiança depositado pela diretoria executiva do Instituto.

Serviços como a continuidade das melhorias na parte estrutura do hospital, além da manutenção nos atendimentos com a implantação do novo perfil de acolhimento de portas abertas em urgência e emergência serão suas metas. “Vamos dar andamento aos atendimentos a nossa população de Tucuruí e região, possibilitando cumprir com o papel do Instituto Diretrizes que é a garantida de acesso aos serviços disponibilizados no complexo, nas limitações de nossos leitos e especialidades ofertadas”, enfatizou o diretor.

“Já existe em pleno andamento um plano de trabalho elaborado pelo Instituto Diretrizes com prioridades a serem alcançadas. Por isso, temos o grande desafio de produzir mais e melhor, isto é, aumentar a oferta de serviços e dar mais qualidade à assistência médico-hospitalar”. Lucas Evangelista afirmou ainda, “terei do meu lado, uma equipe administrativa, com profissionais de saúde, servidores e colaboradores experientes e capacitados, comprometidos com a garantia de assistência à saúde dos pacientes que procuram os acolhimentos no HRT e na Unacon”.

“Vamos buscar a cada dia, a concretização de parcerias com todos os gestores municipais de nossa região, é assim, unidos, levarmos maior atenção à saúde da população da região, cumprindo a meta primordial do Governo do Pará e da Sespa, que é, atender a todos com empenho e dedicação”.


Na oportunidade o diretor-geral do Complexo Hospitalar de Tucuruí, Lucas Evangelista, designou para assumir a direção de enfermagem do HRT, a Dra. Ana Keila Alencar Ramos.


A diretora da 11ª Regional de Saúde da Sespa, Irlândia da Silva Galvão, que tem a competência do atendimento aos 23 municípios que fazem parte da zona de abrangência da região do Carajás, afirmou que, a 11ª Regional de Saúde estará sempre alinhada com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para a consolidação do perfil assistencial. “Queremos aqui parabenizar o novo diretor Lucas e sua equipe, sabemos que a tarefa será árdua, mas, com muita dedicação, as dificuldades serão ultrapassadas, e a população será a maior beneficiada”. Visando a ampliação dos atendimentos, que hoje estão a cargo da gestão compartilhada do Instituto Diretrizes e a Sespa, a diretora afirmou, “podem contar conosco, que estaremos sempre em parceria pelo bem-estar e a assistência médica da população da região do entorno do Lago de Tucuruí”.


A Secretária de Saúde de Jacundá, Irailde Gonçalves Bizarrias, que representou o prefeito Itonir Aparecido Tavares, parabenizou o enfermeiro Lucas, afirmando, “as dificuldades virão, todavia, com sua competência saberá ultrapassar, e levar o hospital aos melhores índices de atendimentos, assim, propiciando que nossa população das cidades circunvizinhas, tenham os melhores acolhimentos de urgência e emergência, dentro do novo perfil de portas abertas, além das atividades principais da unidade regional de saúde, sendo de média e alta complexidade”, pontou a secretária.


O conselheiro Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Tucuruí, Júlio Pinheiro do Carmo, salientou que “cada missão, tem um desafio, e hoje, o novo diretor Lucas, terá o desafio de conduzir com excelência a gestão do HRT, após sua indicação pelo Instituto Diretrizes, isso demostra, sua capacidade de conduzir com competência e Deus no coração, o maior hospital do estado em nossa região do Lago de Tucuruí”.


O diretor técnico do hospital, Antônio Victor Silva Pepe, parabenizou o enfermeiro Lucas Evangelista pela posse e reafirmou que, “a união de todos vai produzir frutos para a garantia de assistência médica aos pacientes que buscam atendimento no complexo hospitalar”.


O prefeito interino Jairo Holanda estendeu os votos de parabéns ao novo diretor-geral do Complexo Hospitalar de Tucuruí (HRT/Unacon), Lucas Evangelista, em seu pronunciamento, esclareceu, “o prefeito Alexandre Siqueira se encontra em trânsito de retorno a cidade, mas, como estou prefeito interino, fiz questão de estar aqui presente na cerimônia para representar a Prefeitura de Tucuruí e toda a população da cidade, trazendo nosso abraço fraterno ao enfermeiro Lucas, por assumir essa nova e árdua tarefa”.

Jairo Holanda, fez ainda um histórico de sua luta interrupta pela defesa do HRT, inclusive, falou que, “há cerca de 25 anos atrás, fiz parte da comissão que acompanhava a implantação da Unacon, que após muitos anos de muita luta e empenho de todos, o antigo sonho foi coroado, e a Unacon virou uma realidade”. Foi nessa época que Jairo, ficou conhecido como o ‘homem do pirulito’, “nessa época eu sempre fazia visitas semanais aos pacientes internados, e também as crianças, trazendo: amor, carinho e afeto; ouvindo os clamores e buscando soluções, e as crianças entregávamos um doce ou um pirulito”, relembrou com emoção o prefeito. Outro fato que me faz voltar ao passado, e que fomos nós, o idealizador da implantação da brinquedoteca, “naquela época pedimos um local pequeno no hospital para colocarmos uma televisão e brinquedos, assim as crianças e suas mães pudessem ter um espaço aconchegante para seus momentos de amor e carinho”, esclareceu Jairo Holanda.

Emocionado, o prefeito interino Jairo, fez lembrar de uma data que ficou marcada de forma muita triste em sua vida. “No ano passado, no pico da pandemia da Covid, perdi minha mãe para essa doença”, ela foi a terceira vítima no município que foi a óbito com a Covid-19.

“Lembro bem desta data, que coincidiu com a chegada da O.S. Instituto Diretrizes para a gestão do HRT, pois, na mesma semana minha mãe foi internada com infecção da Covid, após alguns dias, infelizmente minha mãezinha perdeu a batalha para essa doença, evoluindo a óbito”, desabafou o prefeito.

Durante todo esse período, nossa população ainda não havia conseguido se adequar as novidades na área da saúde, com as inovações no sistema de gestão compartilhada através da terceirização dos serviços, a exemplo, em Tucuruí, o Instituto Diretrizes está realizando a administração do HRT/Unacon. Com isso, mesmo tendo uma perda imensurável em minha família, “eu sempre acreditei que todos os meios necessários para salvar a vida de minha mãe foram disponibilizados e executados no HRT, infelizmente, Deus a levou para o paraíso”.

Por isso, desde aquela época, a população sempre ficou ‘desconfiada’, em função a gestão compartilhada com o Instituto Diretrizes, tudo devido ao formato que por anos vinha sendo executado na gestão do HRT. “Todavia, é importante salientar, que eu fui testemunha do compromisso de todos os servidores e colaboradores, que se empenharam diuturnamente na garantia de salvar vidas no hospital”. Sei do sofrimento pela perda que tive, mas compreendi que tudo foi humanamente feito para salvar a vida de minha mãe. “Agora, passados um ano e quatro meses da partida de minha mãe, Deus me deu uma grande benção, e estes profissionais coordenados pelo Instituto Diretrizes realizaram todos os atendimentos necessários para os cuidados da gestação de minha esposa, que era de risco, e com a excelência dos profissionais, ela deu à luz ao meu filho primogênito ambos gozando de saúde, tudo realizado aqui no HRT, isso também foi marcante, e hoje, temos que parabenizar os profissionais que aqui trabalham e toda a equipe de gestão do Instituto Diretrizes”, enfatizou o prefeito.

Quero aqui reafirmar que estaremos interligados permanentemente, com o Instituto Diretrizes e com o novo diretor Lucas Evangelista, para garantir os atendimentos a saúde de nossa população, e unidos defender uma única missão, salvar vidas, que é a meta principal do Instituto Diretrizes, e que contará sempre com o nosso apoio e parceria”, concluiu Jairo Holanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...