quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Prefeito Artur Brito leva proposta de parceria com o Governo do Estado em benefício da educação


 
 
 
Reunião do Prefeito de Tucuruí com o Governo do Estado visa o fortalecimento da parceria entre Estado e Município, com objetivo de garantir um melhor atendimento aos estudantes do município

O prefeito Artur Brito, acompanhado do chefe de gabinete Wilson Wischansky e dos vereadores Joaquim Pepino e Tânia Zammataro foram recebidos pela nova Secretária de Educação do Pará, professora Leila Carvalho Freire e equipe técnica.

A reunião ocorreu na tarde desta quarta-feira (9), em Belém, o prefeito Artur Brito entregou um relatório do quadro atual do ensino médio em Tucuruí, que vem sendo custeado pela rede municipal de ensino na zona urbana e rural, a exemplo: a cessão de servidores, transporte escolar, pagamento de energia elétrica e o fornecimento de merenda escolar. Na oportunidade o prefeito solicitou a efetivação da contrapartida por parte da Seduc, para ser direcionado ao ensino médio na zona rural e na cidade, além da efetivação da manutenção do número de salas de aulas cedidas na Escola Rui Barbosa para o município, que em 2018 eram 8, e agora foram reduzidas para 5 salas, possibilitando a parceria entre a Secretaria de Educação de Tucuruí e a SEDUC, buscando a ampliação na oferta de vagas na Escola Rui Barbosa, localizada na Vila Permanente, em Tucuruí. O prefeito pediu também o empenho da secretária para a continuidade das obras de construção da Escola Técnica Estadual e a reforma geral da Escola Estadual Raimundo Ribeiro de Sousa.

A secretária informou que, por decisão do governador Helder Barbalho, todas as direções das Unidades Regionais de Educação serão ocupadas através de processo seletivo, buscando qualificar servidor (a) que comprove plena experiência e conhecimento na área, para desempenhar com êxito os trabalhos educacionais nas regiões de sua jurisdição.

Entre as ações a serem desenvolvidas pela nova secretária Leila Freire, destaca-se a visita as URE’s nas cidades sedes, para avaliar as dificuldades de cada município, buscando parcerias com as prefeituras para a garantia de uma educação pública e de melhor qualidade. “A partir desta avaliação in loco, teremos a possibilidade da garantia de melhores condições para que o estado em parceria com os municípios possibilite oferecer melhorias para formação educacional de nossa população”, esclareceu Leila Freire.

A secretária afirmou ainda que irá fomentar os recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que são recursos para a aquisição de produtos e serviços, à melhoria do ambiente, trabalho e resultados escolares, que são destinadas as escolas da rede estadual, municipal e as Unidades Executoras Próprias – Uex (Caixas Escolares, Associações de Pais e Mestres, Colegiados Escolares) e que todos os pleitos apresentados pelo prefeito Artur Brito serão avaliados pela sua equipe técnica e posteriormente informado a viabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...