quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Estudantes moradores das Ilhas e da Zona Rural terão cursos de ensino médio em suas localidades






O prefeito interino de Tucuruí Bena Navegantes, assinou o convenio que vai beneficiar a principio 300 estudantes



A Prefeitura de Tucuruí assinou nesta quinta-feira (16) o convênio com o Governo do Estado do Pará, que vai melhorar a vida dos moradores das ilhas e localidades da zona rural. Por meio do Sistema Educacional Interativo (SEI). Com a implantação do Sistema, a Prefeitura vai beneficiar 300 estudantes já no primeiro ano de atividade.



Agora os alunos não vão mais ter de que se deslocar para outras localidades ou para a zona urbana o que causava diversos problemas para as famílias.



O prefeito interino de Tucuruí Benedito Couto (PROS), o Bena Navegantes, explica que o Estado vai encaminhar os professores e o município vai dar toda a infraestrutura necessária para que aconteçam as aulas. “Uma grande conquista para o município já que há pelo menos sete anos essas comunidades esperavam. Agora, nove comunidades das ilhas e da zona rural serão atendidas pela modalidade de ensino, beneficiando mais de 300 estudantes que vão poder enfim se formar no ensino médio e em seu local de origem, próximo as suas residências e familiares”, observa o prefeito.



Trata-se de uma mova metodologia do ensino médio regular, já aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, que atenderá estudantes de 145 comunidades de 30 municípios, explica Sônia Ferreira, diretora 16ª URE - Unidade Regional de Educação Tucuruí.

Conceição Bugarim, secretária Municipal de Educação, explica que as ações previstas no convênio atenderão as comunidades das Ilhas, Bom Jesus e Tanscametá. “Estamos focando na educação de forma mais abrangente e estamos empenhados em formar esses jovens que vão contribuir com o crescimento e desenvolvimento de Tucuruí”.



O Plano - O Plano de implementação do Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica, denominado Sistema Educacional Interativo (SEI), está sendo implantado no contexto de estratégias de ampliação da educação básica paraense e é operado pela área de ensino da Seduc.



O SEI foi concebido no âmbito do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, idealizado no contexto do Pacto Pela Educação e conta com um investimento de R$ 15,3 milhões só em tecnologia de transmissão, produção de aulas com suporte de mídia e sistemas de recepção pelas salas de aula.




O SEI é uma metodologia de ensino que vai atender alunos concluintes do ensino fundamental em comunidades rurais, onde não há oferta do ensino médio, a demanda é superior ao número de vagas oferecidas e o acesso de professores é difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...