quinta-feira, 15 de março de 2012

Obras da prefeitura deixa população ilhada no bairro Tozetti

Fotos Wellington Hugles
Ruas totalmente intrafegáveis no bairro Tozetti 
Cratera escavada ao longo da Rua Paulo Ronaldo no bairro  Tozetti 
                   Caixa de contensão construída dentro do terreno particular
 Local onde serão despejados os resíduos da tubulação que esta sendo construída
              Muitas pedras imensas e lama marcam as ruas do Bairro Tozetti 

Casas totalmente cobertas com o aterro das crateras escavadas pela prefeitura
Abaixo muitas escavações e buracos nas ruas do Bairro Tozetti           recheadas com muita lama:

 


Diversas cercas e muros derrubados e soterrados com a escavação nas ruas 

Tubulação já totalmente comprometida com o aterro das chuvas durante a execução da obra 
 
Diversos veículos sem poder sair de suas garagens em função das obras de escavação nas ruas do bairro Tozetti
O bairro Tozzeti foi criado com a invasão do terreno na área central de Tucuruí de propriedade do empresário Pedro Tozetti. Cerca de cem famílias que moram no local estão passando por uma grande dificuldade criada com a realização das obras de drenagem em pleno período invernoso pela prefeitura de Tucuruí.
A Secretaria de Obras do município em atendimento aos pleitos dos moradores da área central da cidade, esta realizando as escavações nas ruas do bairro Tozetti para a colocação de tubulação, sendo uma área com maior caída para as águas pluviais e resíduos dos bairros circunvizinhos, com isso, desembocando a tubulação nas margens do Igarapé Santos na fronteira com o bairro da Jaqueira na área compreendida como antiga Hidráulica.
As obras são de necessidades para a solução dos alagamentos nos bairros, só que, a prefeitura ao fazer o projeto não se preocupou em verificar por qual local a tubulação do esgoto seria instalada, sendo que passado vários dias da execução das obras, nesta última semana, foi realizada a escavação para a colocação de tubos nas ruas até o final da Travessa Paulo Ronaldo, sendo impedida a continuação da abertura das crateras, devido a existência de uma residência particular no caminho da tubulação, que inclusive nesta última segunda-feira após forte chuva foi invadida por uma enxurrada de lama vinda de todas as partes do bairro, devido ao ocorrido, o morador sem ter recebido o mínimo apoio da prefeitura, e preocupado com uma maior inundação de sua casa e terreno, que poderá vir a ocorrer com a passagem desta tubulação pelo seu terreno, decidiu proibir a escavação de suas terras e a passagem da tubulação.
Na verdade as obras foram iniciadas, sem se quer, ser ouvido a população, ou mesmo, avisada da dimensão da escavação, com isso, dezenas de pessoas está há semanas com seus carros presos nas garagens sem poder utiliza-los, e com os veículos nas ruas próximas ao bairro sem poder acessar suas casas, e diversos prejuízos com a derrubada das cercas, invasão de aterro nas residências e a quebra da rede de água potável, tudo devido as crateras escavadas pela prefeitura.
O interessante e que a secretaria de obras planejou uma drenagem pelas ruas do bairro e não se atentou como seria a destinação dos resíduos até as margens do igarapé Santos, que de qualquer forma, como esta sendo realizada caracteriza-se um crime ambiental.
Ao entrarmos em contato com a Secretaria de Obras de Tucuruí, para o esclarecimento dos fatos, fomos informados que a secretária não se pronunciaria neste momento sobre o assunto devido ao impasse esta sendo tratado pela Procuradoria Jurídica do município.

Por outro lado, e fato que, o direito constitucional assegurado pela Carta Magna Brasileira, de ir e vir do cidadão, não esta sendo garantido pela prefeitura, demostrando a falta de planejamento no gerenciamento da execução das obras e serviços nos bairros da cidade em especial ao Tozetti. (Wellington Hugles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...