quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Tucuruí sob auditoria e fiscalização da CGU

Foto: Wellington Hugles
Diversos veículos da CGU chegaram na manhã desta terça-feira 6, no prédio administrativo da prefeitura de Tucuruí sem data prevista para o término da visita
Momento da chegada da equipe da CGU no prédio administrativo da prefeitura de Tucuruí

A Controladoria Geral da União (CGU) é o órgão do Poder Executivo Federal responsável, entre outras funções, por fazer auditorias e fiscalizações para verificar como o dinheiro público está sendo aplicado.

Essa atribuição é exercida pela CGU por meio da sua Secretaria Federal de Controle Interno, área responsável por avaliar a execução dos orçamentos da União, fiscalizar a implementação dos programas de governo e fazer auditorias sobre a gestão dos recursos públicos federais sob a responsabilidade de órgãos e entidades públicos e privados, entre outras funções.

Prevenção da Corrupção - Além de ser responsável por fiscalizar e detectar fraudes em relação ao uso do dinheiro público federal, a Controladoria Geral da União (CGU) também é responsável por desenvolver mecanismos de prevenção à corrupção. O objetivo é que a CGU não apenas detecte casos de corrupção, mas que, antecipando-se a eles, desenvolva meios para prevenir a sua ocorrência. Essa atividade é exercida pela Controladoria por meio da sua Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas (SPCI).

Conforme publicação no último dia 29 de agosto, de matéria onde o JT on line, noticiou que a prefeitura de Tucuruí estava no alvo do CGU http://jornaldetucurui.blogspot.com/2011/08/prefeitura-de-tucurui-no-alvo-do-cgu.html, fato que aconteceu na manhã desta terça-feira 6, desde as primeiras horas do dia uma equipe de doze pessoas desembarcaram dos carros oficiais do governo federal e adentraram a sede administrativa da prefeitura de Tucuruí, onde passaram o dia inteiro na sala do chefe de gabinete Ronaldo Voloski, a princípio estão sendo analisados os convênios celebrados pela PMT e os órgãos federais. Até o momento não temos maiores informações.

Devassa - A força tarefa criada pela Controladoria Geral da União, Ministério Público e Polícia Federal vem intensificando as ações em municípios do sul e sudeste paraense.

A meta principal da CGU é o combate a improbidades administrativas e desvios de verbas públicas, destinadas às políticas públicas de educação, saúde, assistência social e etc, assim como licitações fraudulentas, cujo objetivo é o enriquecimento ilícito de servidores públicos e empresas particulares.

A CGU sorteou vários municípios paraenses que tiveram as contas de recursos federais auditadas, sendo que na maioria foram detectadas irregularidades de natureza grave.

No mês de agosto, o prefeito de Vitória do Xingu, Liberalino Ribeiro Neto (PTB), e seu pai, o ex-prefeito de Marechal Deodoro, foram presos por fraudes que envolveram R$ 17 milhões em recursos federais transferidos a Vitória do Xingu para aplicação em programas de saúde, educação e assistência social. Foram presos também os secretários municipais de Saúde, de Obras e de Finanças de Vitória do Xingu. Também foi realizada a busca e apreensão de documentos na prefeitura, secretarias e empresas privadas. As investigações tiveram origem em notícia crime originada dos moradores do município.

Outra investida da CGU e do Governo Federal ocorreu no município de São Domingos do Araguaia, no início de julho, onde a Polícia Federal cumpriu nove mandados de busca e apreensão. A ação faz parte da operação "Carta Marcada" e objetiva combater irregularidade em prefeituras, levando em conta o desvio de recursos públicos federais.

Auditoria - Durante todo o dia muitas especulações foram criadas na cidade, tudo devido às denúncias publicadas simultaneamente em blogs e jornais locais e de grande circulação estadual dando conta dos desmandos da administração do prefeito Sancler Ferreira, por fraude em licitações com recursos federais, desvio de verba do Ministério da Saúde, aquisição de equipamento com recursos federais sem a devida legalidade e prestação de contas.

Até o fechamento desta edição não conseguimos contatos com a equipe da CGU que se encontra na prefeitura local, para poder dar qualquer esclarecimento referente a ação que esta sendo desenvolvida na prefeitura pela Controladoria Geral da União em Tucuruí. (Wellington Hugles)

5 comentários:

  1. É meu amigo Wellington, se não for agora, só em 2012 quando formos as urnas!!!! Dessa punição o sancler e sua turma na câmara jamais escaparão......isso é fato!!!

    ResponderExcluir
  2. Porque o CGU não aproveita e visita o almoxarifado da Eletronorte e ver a unidade de separação de resíduo solido jogado desde 2001; o projeto de peixe com derrame de dinheiro feito pelo ex-prefeito de Tucuruí; o desvio de dinheiro do expropriado da ELN (PROSET) mais de R$30,00 milhões de velinhos de 3ª idade; a unidade de armazenamento e secagem de grão jogados na secretaria de meio ambiente de Jacundá desde 2004, dezenas de condicionantes da ELN não compridas, famílias jogadas na ZPVS do lago de Tuc.; toneladas de ração apodrecidas no barracão do empresário no município de Breu Branco; projeto IPIRÁ dos pescadores do pé da barragem só fachada; enfim parece brincadeira o que se escreve, mas o pescador sem previsão de receber o seguro defeso, sem ter outra fonte de renda para o sustento da família, ai existe os fiscais do IBAMA e SEMA/PA para fazer valer a lei dos políticos corruptos e impunes, isso e uma barbárie!

    ResponderExcluir
  3. por que a CGU,NÃO VAI ATRAZ DA FIRMA QUE ESTÁ FAZENDO AS CALÇADAS, UMA FIRMA DE BLOCO,A IRMÃ DO PREFEITO QUE É FUNCIONARIA E O MARIDO TEM UMA FIRMA NA PREFEITURA.EMPRESA DE COMUNICAÇÃO QUE GANHOUI A LICITAÇÃO,SEGUNDO OS MESMO?POR QUE A CGU NÃO ACOMPANHA O SR ALBURQUEQUER QUE VAI ENTREGAR AS NOTAS NO DEPARTAMENTO DO DENASUS,PARA VERIFICAR QUE TIPO DE NOTA A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTA PASSANDO PARA ABATER OS NOVE MILHÃOES?

    ResponderExcluir
  4. a reunião do conselho pergou fogo ontem,tem conselheiros que realmente se tira o chapeu conhece o controle social,mais tem outros que faz o que o prefeito e o secretario quer ate a senhora Eliana agora esta junto com secretario,o que será que ela ganhou,

    ResponderExcluir
  5. NA REUNIÃO A COMISSÃO PEDIU QUE A CONTAS DE 2010 NÃO FOSSE APROVADO.MAIS O CONSELHO NÃO ACEITOU E SABE QUEm ESTA DOMINDA E SO FALAVA QUE ELA SABIA DO SUS.ELIANA,AGORA O QUE ELA ESTA QUERENDO do SECRETARIO,DIZEM QUE ELA JA TEM UMA PORTAria

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...