quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Moradores da Vila Permanente referendam Bernardo Albano “Tucuruí”, novo presidente da Asmovipe



Fotos: Wellington Hugles


 Quase 300 moradores participaram da assembleia geral da Asmovipe no auditório do Cine Rox na Vila Permanente, referendando Bernardo Albano Filho como presidente da Asmovipe juntamente com sua diretoria


 O tesoureiro da Asmovipe, Juarez Froz esclareceu que até o fim do mês a direção da Eletronorte Eletrobrás estará anunciando mais uma redução nas taxas de mensalidades para os moradores da Vila


 A diretoria da Asmovipe que dirigiu os trabalhos da assembleia geral dos moradores 


A academia a céu aberto conquista da Asmovipe atende a toda a população com exercícios supervisionados e neste período da um brilho especial com a ornamentação de Natal 


 Ornamentação de Natal atraem visitantes de toda a cidade região para registrar a beleza do acervo confeccionado com matérias recicláveis


   A atração maior da praça é o presépio natalino


A ornamentação natalina esta dando um brilho maior ao natal dos moradores da Vila Permanente 

A Associação dos Moradores da Vila Permanente - Asmovipe, entidade civil de caráter coletivo, fundada no dia 10 de outubro de 2001 para congregar todos os moradores na defesa de melhorias e desenvolvimento junto à empresa Eletronorte Eletrobrás, responsável pela locação, manutenção e infraestrutura das 2.568 residências na Vila Permanente.
Cerca de 300 moradores da Vila Permanente em Tucuruí, participaram no último sábado 17, de uma assembleia geral extraordinária convocada pela diretoria da entidade para tratar de assuntos referentes às conquistas da associação junto a Eletronorte Eletrobrás, como por exemplo, a implantação pela estatal de uma academia a céu aberto na praça central da Vila, garantindo o acesso nos diversos equipamentos de exercícios físicos, com acompanhamento de instrutor para todos os moradores do bairro extensivo a toda a população de Tucuruí.
No local foi instalado ainda um parque infantil para as crianças, com diversos brinquedos de diversão, onde os pais praticam seus exercícios na academia, e as crianças se divertindo no parque. Para o morador Luís César Lima, este avanço conquistado pela nossa associação foi de grande valia, “aqui faço minha academia sem pagar nada e de quebra meus filhos ficam divertindo-se sob meus olhos atentos no parquinho”.
Decoração Natalina - O local recebeu uma decoração especial de Natal, onde os moradores de Tucuruí e região realizam visitas diárias para registrar o espetáculo de luzes e cores, tudo feito através do aproveitamento de matérias recicláveis como, por exemplo, garrafas pet.
Redução - Através de negociação entre a Associação dos Moradores com a estatal, foi concedida a todos os locatários da Vila Permanente, uma redução nas mensalidades de 28% a partir do mês de agosto, com isso garantindo uma diminuição nos valores dos aluguéis. A diretoria da Asmovipe aguarda ainda neste mês de dezembro, que a Eletronorte Eletrobrás através de seu superintendente engenheiro Antônio Augusto Pardauil, anuncie novo índice de redução nos aluguéis das 2.568 residências.
Referendo – Uma das principais pautas da assembleia geral extraordinária, foi a discursão e aprovação da medida tomada na reunião de diretoria da Associação dos Moradores da Vila Permanente – Asmovipe, realizada no último dia 19 de agosto, onde os seus diretores, após analisarem as atitudes de autoritarismo e falta de controle psicológico para presidir a entidade, aprovaram o afastamento provisório do presidente e policial militar da reserva o Cabo Mário Caldas. Fato que causou um mal estar no presidente afastado que saiu do recinto da reunião totalmente desiquilibrado e proferindo ameaças a todos os diretores. Respaldados pelo estatuto da entidade a diretoria empossou interinamente o vice-presidente Bernardo Albano Filho conhecido popularmente como “Tucuruí”, deliberando ainda a convocação de uma assembleia geral dos moradores para referendar a decisão tomada pela unanimidade dos diretores, fato ocorrido oficialmente no último sábado 17, onde todos os moradores presentes aprovaram em assembleia geral por unanimidade a exclusão da função de presidente da Asmovipe do policial Mário Caldas e a posse imediata e definitiva no cargo de presidente da Asmovipe do Sr. Bernardo Albano Filho.
Polêmica – O imbróglio com referência a direção da Asmovipe, teve início no último dia 15 de agosto na ocasião da realização de assembleia geral da entidade no auditório do Ifpa, onde o ex-presidente Mário Caldas desiquilibrou-se e tumultuou a reunião destituído o diretor de comunicação e imprensa o jornalista Wellington Hugles da diretoria da Asmovipe. Mário Caldas não queria que fossem divulgadas as conquistas adquiridas por todos os diretores junto a Eletronorte Eletrobrás em Brasília e Tucuruí, querendo levar sozinho todos os créditos em detrimento dos diretores. Fato que levou a diretoria a realizar reunião extraordinária que decidiu afastar da presidência da entidade o Sr. Mário Caldas até a decisão da assembleia geral dos moradores. Após isso os diretores solicitaram do Sr. Mário Caldas que entregasse as chaves da sede administrativa da associação, sendo negada pelo ex-presidente, assim os diretores através da deliberação da maioria, realizaram asubstituição das fechaduras da sede e começaram a atender os moradores na sede da entidade.
Invasão - No dia 24 de agosto, o cabo da reserva da PM Mário Caldas, usando o seu poder de polícia, resolveu arrombar a sede da Asmovipe, e substituiu as fechaduras da sede, ficando até os dias atuais de posse do prédio, inclusive atendendo diariamente os moradores que procuram a sede da entidade para buscar informações e pagar suas mensalidades, fato denunciado pelos moradores, pois o ex-presidente e policial militar Mário Caldas, vem recebendo as mensalidades dos moradores, sem estar respaldado para este fim, comprovadamente identificado através de recibo expedido pelo policial, e entregue por um morador a diretoria, demostrando acintosamente que o cidadão não se preocupa com a legalidade e sim com a facilidade.
A diretoria da Asmovipe já solicitou providências ao Comando da Polícia Militar em Tucuruí, para coibir os desmandos do policial da reserva Mário Caldas, onde até o momento não houve ainda nenhuma posição do comando.
Denúncias dão conta através de pessoas que não quiseram ter seus nomes identificados por medo de represália, que Mário Caldas pelo fato de ser militar da reserva, cotidianamente anda de posse de um revólver, com isso trazendo certo temor a população que procura a sede da entidade e a todos os diretores que o afastaram da função desde o dia 19 de agosto.
Aprovações - Com a aprovação do plano de trabalho para 2012 pela assembleia geral e a homologação do novo presidente Bernardo Albano Filho juntamente com seus diretores por unanimidade até o final do mandato da associação.
A diretoria da Asmovipe vira esta página de conflitos e inicia uma nova fase de transparência e democracia em defesa dos mais de 15 mil moradores do bairro da Vila Permanente, que congrega as Vilas: Marabá, Tropical, Militar e Península.
Atuação - Os principais pontos de atuação será a execução das obras de ampliação do Posto de Saúde na Vila Marabá, já autorizada pela estatal aguardando o projeto pela prefeitura de Tucuruí, bem como a implantação do Centro de Inclusão Digital, Escola de Música e do Cursinho Pré-vestibular tudo gratuitamente para os moradores da Vila.

O presidente da Asmovipe de fato e de direito Bernardo Albano Filho, agradeceu a confiança de todos e esclareceu que “estaremos administrando a associação até fevereiro de 2013, e faremos o possível para darmos prosseguimento na conquista de melhorias aos nossos moradores, principalmente na execução das negociações das pendências judiciais junto a estatal, e com isso dar condições para a abertura da mesa de negociação para que os moradores da Vila Permanente possam ter o direito na compra de suas casas, transformando um sonho antigo em realidade, acabando definitivamente com os 30 anos de pagamentos de aluguéis ao governo federal”.  (Wellington Hugles)

3 comentários:

  1. O que significa ASMOVIPE/?

    ResponderExcluir
  2. Como a Asmovipe se comunica com os moradores da
    Vila Permanente?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Senhor Albano (Tucuruí) e toda a diretoria da ASMOVIP pelas vitórias alcançadas, continuem assim trabalhando pela comunidade da vila, até porque meus pais ainda moram lá, rsrsr
    Por Anônimo em Assembleia Geral da ASMOVIPE noticiada no Jornal D... em 27/12/11

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...