terça-feira, 19 de maio de 2015

Ministro Helder anunciou a implantação da Superintendência Regional do MPA em Marabá

 
                                                              WELLINGTON HUGLES
De Marabá
Foto: Divulgação

O ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho esteve, na última quinta-feira (15), em Marabá, no Pará.

Na visita, Helder e comitiva, se dirigiu as instalações da Colônia Z-30, onde realizou o anúncio de ações do Ministério da Pesca e Aquicultura, em parceria com a Prefeitura do município de Marabá.

Helder Barbalho assinou convênios para a construção do Mercado de Peixe e do Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR), além da implantação da Superintendência Regional de Pesca e Aquicultura, uma das grandes carências da região.



Helder anunciou investimentos da Pesca e Aquicultura para a região sul e sudeste do Estado, na oportunidade realizou visita às instalações da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, local onde vai ser instalado o novo escritório da Superintendência do MPA, que tem previsão de inauguração para o próximo dia 30 de junho. Na oportunidade o ministro assinou o Termo de Compromisso, com o objetivo de facilitar aos pescadores da região, que a partir da instalação da superintendência do MPA em Marabá, não vão mais necessitar se deslocar para Belém, atrás dos serviços do Ministério.

Em seu pronunciamento, Helder afirmou “com a instalação desta fábrica de gelo que o MPA vai instalar em Marabá, haverá uma redução nos gastos dos pescadores”. Além disso, “um sonho antigo dos moradores, vai ser concretizado com a construção do Mercado Municipal, que será fruto da parceria do MPA com a Prefeitura da cidade”.

Por fim, anunciou a construção do Centro Integrado de Pesca Artesanal – CIPAR, Helder esclareceu que “este centro terá como objetivo capacitar profissionalmente os pescadores da região”. 

Comitiva – Dentre as inúmeras autoridades presentes na comitiva do Ministro, destacou-se a presença da bancada dos deputados federais peemedebistas paraenses, que deu total suporte as ações levadas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura a região paraense.

O anfitrião da festa popular foi o prefeito João Salame que juntamente com seu irmão o deputado federal Beto Salame recepcionou a todos os convidados.

Tucuruí – Dentro da programação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Helder Barbalho deverá desembarcar em Tucuruí no próximo dia 20 de junho, para uma série de visitas, onde será feiro o anúncio de parcerias com os municípios de Tucuruí, Breu Branco e Novo Repartimento para a implantação imediata de projetos que beneficiam diretamente na produção do pescado na região.

Programas que há décadas estavam em análise, mas com a chegada de um Ministro paraense, voltaram à tona, e serão desenvolvidos, beneficiando diretamente milhares de pescadores e suas famílias com a geração de empregos e a garantia de renda.


A comitiva de Tucuruí esteve presente, através da direção do PMDB local, sendo recepcionada pela deputada Federal Simone Morgado (PMDB), o empresário Artur Brito, que figura com uma grande aceitação popular como pré-candidato a prefeito de Tucuruí, nas eleições vindouras.

Artur Brito na oportunidade levou as carências e o pedido dos ribeirinhos e pescadores, no sentido de uma ação imediata do MPA, através do Ministro Helder, com a liberação dos projetos de pesca, que há anos aguardam a liberação de recursos e devida autorização.


Helder recebeu as demandas e determinou a sua assessoria, que viabilizasse os pleitos, através de estudos para a liberação dos programas e projetos, definindo a sua visita para o próximo dia 20 de junho na região do Lago de Tucuruí, para anunciar diversas ações e programas para atender as carências imediatas dos pescadores da região.

Breu Branco – O município de Breu Branco desde o ano de 2013 deu o seu pontapé inicial na conquista de ações, que venham a beneficiar os pescadores, com a criação de programas para a implantação de projetos de criação de peixe, estando totalmente habilitado a receber todos os benefícios do Ministério da Pesca e Aquicultura.


É fato, que desde o início do governo do prefeito Adimilson Mezzomo, ele vem desempenhando um trabalho direcionado para a geração de emprego e o aumento de renda, com a criação de ações de beneficiamento e a criação de pescado, existindo inclusive, um projeto piloto de criação de peixe, que desponta pela sua magnitude e eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...