terça-feira, 15 de outubro de 2013

Círio de Nazaré leva mais de 20 mil fiéis as ruas de Tucuruí




 
 

WELLINGTON HUGLES
De: Tucuruí
Foto: Aldeney Moraes

Tradicionalmente o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que este ano comemora sua 30ª edição, e realizado no 2º domingo de outubro juntamente com o Círio de Belém, e este ano saiu às ruas da cidade de Tucuruí, sudeste paraense, na manhã do domingo (13), as comemorações a Padroeira do Povo do Pará Nossa Senhora de Nazaré, culminou com uma grande programação em confraternização dos católicos tucuruienses e da região sudeste do Pará, pelas ruas da cidade de Tucuruí, onde, mais de 20 mil fiéis participaram da procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

A organização do Círio festejou com a participação da grande quantidade de fiéis, que na manhã do domingo, invadiram as ruas de Tucuruí em uma só devoção de amor e fé a mãe de Jesus a virgem imaculada Nossa Senhora de Nazaré.

Em comparação ao ano de 2012, que segundo informações do Comando da Polícia Militar, teve a presença de aproximadamente 40 mil fiéis, neste ano de 2013, o número de devotos teve uma diminuição sendo calculada uma quantidade de mais de 20 mil pessoas, mesmo com uma diminuição quantitativa, foi observada uma grande força na fé e na devoção, surpreendendo pelas inúmeras homenagens dos devotos e o grande número de romeiros que vieram a Tucuruí para pagar suas promessas concebidas pela virgem imaculada.

Manto de Nossa Senhora – Para a procissão do Círio de Nazaré em Tucuruí, foi confeccionado um manto especial para cobrir a virgem imaculada pelas senhoras Maria dos Anjos e Evani Oliveira através do projeto idealizado pelo seminarista Antônio. As patrocinadoras foram à professora Conceição Horana; artesã Paula Mafra e Du Carmo.

Programação - O Círio de Tucuruí teve início na sexta-feira (11), com á rodo-romaria, saindo da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré no bairro do Paravoá, indo até a Igreja da Santa Rita de Cassia na Vila Permanente, contando com a participação de centenas de veículos e motocicletas.

No sábado (12), a imagem da Virgem Mãe, saiu da Vila Permanente em rodo-romaria até a Vila da Pederneiras (Zona Rural), onde ocorreu no final da tarde missa para abençoar os moradores, e, logo após, deu-se início a Romaria Fluvial através do Rio Tocantins (a jusante) até o cais da cidade com participação de dezenas de embarcações.
A imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi levada em transladação das velas na noite do sábado (12) do cais da cidade até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de onde saiu à procissão do Círio 2013 na manhã do domingo (13).

Resumo – Na manhã do domingo (13), foi realizada a missa do Círio na Igreja de Nossa Senhora da Conceição no bairro da Jaqueira, onde em seguida teve início à procissão, saindo à berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas da cidade com destino a sua Igreja no bairro Paravoá, contando com a presença de mais de 20 mil devotos.

Após o termino do Círio o barracão da festividade de Nossa Senhora de Nazaré ofereceu aos promesseiros e fiéis, os tradicionais pratos da culinária paraense, entre as comidas típicas dos festejos do natal dos paraenses, podemos observar a Maniçoba, Pato no Tucupi e Vatapá.

No local durante 15 dias acontecerá a festa do Arraial de Nazaré, sendo que a imagem da Virgem Mãe de Jesus ficará exposta em seu altar até o início dos festejos do Círio de 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...