terça-feira, 1 de novembro de 2011

Servidores ocupam sala da direção do HRT reivindicando pagamentos de gratificações


Fotos e Imagens: Wellington Hugles

Os funcionários do Hospital Regional de Tucuruí cansados com o atraso dos pagamentos da GDI e SIAFEM ocupam pacificamente a antesala da direção do Hospital Regional de Tucuruí sem previsão para saída

Mesmo com a manifestação os serviços do hospital não foram comprometidos


Seguranças do HRT foram acionados e guardam o gabinete do diretor onde se encontra reunido com sua equipe analisando os pagamentos dos benefícios

O diretor do HRT e médico Raimundo Arias afirmou que não vai burlar a lei e pagará o GDI apenas aos servidores efetivos do quadro

Paulo Robson Gomes funcionário do hospital e conselheiro municipal de Saúde garante que os profissionais do HRT só saíram da sala do diretor depois do pagamento das gratificações para os funcionários que tem o seu direito adquirido

Hospital Regional de Tucuruí, funcionários exigem pagamentos de benefícios por serviços prestados nos últimos três meses

Os funcionários do Hospital Regional de Tucuruí cansados com o atraso dos pagamentos da GDI e SIAFEM ocuparam pacificamente a antesala da direção do Hospital Regional de Tucuruí.

Na manhã desta terça-feira, 1, os funcionários que saíram de seus plantões, cansados da falta de informações e do atraso de suas gratificações, resolveram ocupar por tempo indeterminado a sala da direção do Hospital Regional de Tucuruí, reivindicando o pagamento imediato da Gratificação de Desempenho Institucional – GDI e do Sistema Integrado da Administração Financeira para Estados e Municípios – SIAFEM, as duas gratificações segundo os funcionários estão atrasadas a mais de três meses.

A ocupação da sala da direção até o momento não atrapalha o funcionamento normal do hospital, sendo que os funcionários e prestadores de serviços farão revezamento na ocupação pacífica do local até que o diretor Raimundo Arias, autorize o pagamento das gratificações devidas pelo hospital em função dos serviços prestados pelos servidores.

Impasse – Segundo o funcionário do hospital e conselheiro municipal de Saúde Paulo Robson Gomes, “os funcionários se mobilizaram para que a direção do HRT realize o pagamento dos direitos adquiridos pelos servidores tanto do GDI como SIAFEM, só sairemos da sala da direção após a liberação do pagamento dos funcionários”, disparou Gomes.

O diretor do HRT e médico Raimundo Arias, compreende que a manifestação pacífica é uma forma de reivindicar seus direitos, mais foi bastante contundente em esclarecer que “não podemos pagar o GDI para os funcionários ‘prestadores de serviços’, como estava sendo realizado no passado. Estou há dois meses na direção do hospital e estes pagamentos de GDI são referentes ao trimestre de julho a setembro, e realizarei o pagamento em cumprimento ao que estabelece a Lei Estadual nº 6.673/2004, no entendimento do diretor, não seria correto pagar a gratificação aos ‘prestadores de serviços’ em detrimento aos servidores efetivos, que não estão enquadrados na Lei, foi isso que informamos a comissão dos manifestantes”, esclareceu o diretor.

Parecer Jurídico - A comissão dos manifestantes apresentou documento com o parecer da Assessoria Jurídica da SESPA, assinada pela consultora Jurídica da SESPA Dra. Elzenir de Castro Arias – OAB/PA 7516, referente à consulta da direção do Hospital Regional de Tucuruí – HRT, solicitando informações referentes à quais os profissionais que teriam direito ao recebimento do GDI.

O parecer da consultora esclarece que, “assim sendo, entendo todos os servidores lotados nesse Hospital, que trabalhem direta ou indiretamente na prestação de serviço ao SUS deverão perceber a gratificação, desde que respeitando os percentuais no Art. 4º do decreto nº 1.554/2005. É o parecer. CMJ”, datado de 21 de outubro de 2011, assinado pela Dra. Elzenir de Castro Arias.


Parecer da Assessoria Jurídica da SESPA, assinada pela consultora Jurídica da SESPA Dra. Elzenir de Castro Arias – OAB/PA 7516

Segundo informações prestadas pelo diretor Raimundo Arias, a Comissão de Avaliação da GDI do HRT, nomeada por ele, já finalizou a planilha de custos observando o valor de R$ 375.000,00 e que deverá ser encaminhada para a SESPA em Belém para a análise e o parecer final, se positivo os valores serão creditados nas contas dos funcionários. Com referência a gratificação do Sistema Integrado da Administração Financeira para Estados e Municípios – SIAFEM, os valores devidos aos prestadores de serviços já foram autorizados à agência bancária e no prazo de no máximo 24 h será creditados nas contas dos funcionários.

Até o fechamento desta edição os manifestantes continuam ocupando a sala da direção do HRT sem previsão para saída. (Welllington Hugles)

Veja na integra a declaração do Diretor do Hospital de Tucuruí o médico Raimundo Arias:

10 comentários:

  1. Esta gratificação, por uma qustão de justiça, deveria ser rateada entre todos àqueles que desempenham atividade dentro do Hospital Regional, em benefício do mesmo, inclusive o pessoal da limpeza hospitalar e servidores da segurança.

    ResponderExcluir
  2. antes o GDI era pago pela metade,apatir do momento em ki o SR.DR.raimundo arias assumiu o HRT, foi tirado outra metade, não tem GDI,será possivel ki os governantes querem acabar com a saúse em tucurui,colocando pessoas ki não tem compromisso com a sociedade, é saindo ladrão e entrando ladrão.

    ResponderExcluir
  3. ta com mais de um ano e meio ki é pago o GDI pela metade,porque não vam atras do desse ladrão,pra onde foi esse dinheiro,entra tal dr,arias vai saber se é mesmo dr.querendo tirar outra metade.abra o olho governador é ladrões pra mais de metros.

    ResponderExcluir
  4. eu sou concursada a 2 anos, ja recebi uma vez o GDI completo, o resto pela metade,alguem ta lucrando com o dinheiro dos enfermeiros.

    ResponderExcluir
  5. eu queria saber porque toda pessoa entra pro ORT só ver o lado dele,deve ser muito dinheiro na jogada, vou dar uma sujestão.porque não colocam a marivane como diretora,assim acaba de uma vez o regional, ja ta bagunsado mesmo,kkkkkk tauves nós não vamos ver nem o salario.kkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  6. esse diretor do HRT raimundo arias é muito mentiroso,cara de pau e sinico, eu to com 3 mezes ki não recebo, eu assistir o jornal local ele falando ki não tem nada atrasado.kem vai gostar dessa cara de pau dele, é cupim.

    ResponderExcluir
  7. vamos tirar o chapeu pro papai noel do regional, o bicho mente, diretor assim não dá,raimundo arias.

    ResponderExcluir
  8. Arias, a tua batata tá assando!! Aguarde que vem chumbo quente pra cima de ti.
    Eu estou louco pra tiver caindo do pedestal e quebrar a cara de pau seu petulante arrogante.

    ResponderExcluir
  9. Arias, nós do hospital vamos formar uma coisa boa pra cima de ti,vamos te botar pra fora do hospital seu mentiroso.aguarda

    ResponderExcluir
  10. A GDI deve ser paga ao SERVIDOR (enquadrada na lei 5810) prestadores de serviços não são servidores. No mai SIAFEM nunca foi uma gratificação e sim uma forma de pagar mão de obra que não passa por concurso público, é pior até que o contratado que tem prazo mãximo de validade do contrato.

    ResponderExcluir

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...