quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dia de Finados levou familiares aos Cemitérios de Tucuruí

Fotos: Wellington Hugles
O Cruzeiro do Cemitério Santa Izabel foi o local de muitas homenagens dos familiares que não poderam se ausentar da cidade


Muitas famílias lotaram o Cemitério Santa Isabel na noite desta quarta-feira, para juntos acenderem velas iluminando os caminhos de seus entes que partiram para o encontro com Jesus

Durante toda a quarta-feira, 02, Dia de Finados familiares visitaram os Cemitérios da cidade, levando coroas de flores, fotos e acender velas nas sepulturas de seus entes queridos, prestando suas homenagens e respeito aos que partiram desta vida.

O feriado nacional em Tucuruí foi bastante movimentado, centenas de pessoas vindas de outros municípios e estados, estiveram nos Cemitérios Santa Isabel e Jardim da Saudade prestando suas homenagens e trazendo suas orações aos seus entes queridos que se encontram sepultados nos cemitérios da cidade.

Desde muito cedo os cemitérios públicos estavam lotados, movimentando o comercio informal da venda de coroas de flores, flores naturais, água, lanches e velas.

À noite o movimento ficou muito mais intenso e se observou a grande quantidade de velas acesas nas sepulturas que ficaram todas iluminadas, além do cruzeiro que foi o local de muitas homenagens por muitas pessoas que não poderam visitar os locais de sepultamentos de seus familiares fora da cidade e deslocaram-se para os cemitérios locais para acender velas em memoria aos seus familiares que partiram para a vida eterna.

Uma das grandes discursões e preocupações dos familiares visitantes aos cemitérios públicos da cidade foram à falta de espaço para sepultamentos novos, pois o primeiro cemitério de Tucuruí Santa Isabel, só realiza sepultamentos para familiares que tem jazigo. O Cemitério Jardim da Saudade esta com sua lotação completa, sendo comprometido até as vias de acesso dentro do cemitério para novos sepultamentos acabando com muitas calçadas e rampas que dão acesso as sepulturas já existentes.

O problema é grave, e a prefeitura desde maio já informou que até o mês de dezembro estará realizando a inauguração de um novo Cemitério para atender a demanda da cidade, segundo informações da PMT, o novo campo santo esta localizado na Rodovia Transcametá, Km 3. Sendo que as obras de terraplenagem e do muro já foram iniciadas. O próximo passo será a solicitação da licença ambiental junto a SEMA. Esperamos que seja resolvida esta situação o mais rápido possível, pois a cada dia que passa o cemitério esta sem espaço para sepultamentos e se ocorrer alguma complicação por parte da autorização do licenciamento ambiental talvez Tucuruí tenha um cemitério pronto com dinheiro público, mais sem poder ser utilizado.

Seremos a nova versão na região norte do país, da telenovela em ritmo de comédia “O Bem Amado”, passada na cidade fictícia de “Sucupira” (gravado no bairro de Sepetiba no Rio de Janeiro), administrada pelo prefeito “Odorico Paraguaçu”, que não conseguiu inaugurar a única obra que ele construiu na cidade o Cemitério Municipal, em vida, ironicamente foi inaugurado com sua morte. (Wellington Hugles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...