Pesquise as matérias do JT:

quinta-feira, 28 de julho de 2016

IBOPE: Jones Willian na frente com 51% na corrida eleitoral em Tucuruí



ELEIÇÕES 2016

Ibope: Jones Willian na frente com 51% na corrida eleitoral em Tucuruí


RODOLFO HUGLES
De Tucuruí
Fonte: Ibope Inteligência

Pesquisa realizada pelo Ibope mostra que o pré-candidato Jones William dispara na frente com 51% da preferência do eleitor de Tucuruí

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (28) mostra que Jones William, pré-candidato pelo PMDB, lidera a corrida eleitoral pela Prefeitura de Tucuruí. Jones William aparece com 51% das intenções de voto.
O pré-candidato Jones William (PMDB) lidera nas intenções de voto para prefeito de Tucuruí em todos os resultados divulgados na pesquisa realizada pelo Ibope.  Jones William aparece em 1º lugar na preferência dos eleitores, com índice de 42% na pesquisa estimulada, na qual o entrevistador apresenta os nomes de todos os pré-candidatos. No cenário estimulado de confronto direto com dois candidatos, Jones William dispara na frente com 51% da intenção de votos, e em segundo lugar, com 37%, aparece o vereador Jairo Holanda (PSDB) candidato apoiado pelo prefeito Sancler Ferreira. 

Já na pesquisa espontânea (quando não se apresenta nomes de pré-candidatos aos entrevistados), Jones William também aparece em 1º lugar, com 31%. Em 2º lugar, aparece o nome do vereador Jairo Holanda (PSDB) com 28%. Já os demais pré-candidatos, professor Jonatas (PSOL) obteve 6% e Joilson (PTB) 4%. Outros candidatos, como o Coronel Barata (PSD) apareceu com 1% e engenheiro Midson (PT do B) não obteve pontuação.
 
Confronto entre os dois primeiros colocados - Quando o Ibope apresenta somente os 2 primeiros colocados na pesquisa, Jones William mantém a liderança e amplia a vantagem para 51% das intenções de votos. O candidato apoiado pelo atual prefeito Sancler Ferreira, Jairo Holanda, obteve 37% das intenções, o que coloca Jones William com a vantagem de 14% na frente.
 
Rejeição - Perguntados em quem não votariam “de jeito nenhum”, 35% apontaram o nome do pré-candidato Joilson, que obteve a maior rejeição.  Jairo Holanda foi apontado por 27% dos entrevistados e 24% apontaram o professor Jonatas.  Jones William aparece 18%, o menor percentual de rejeição, 3% dos entrevistados responderam que poderiam votar em todos os pré-candidatos e 9% não sabem/não responderam. 
Avaliação do prefeito Sancler - O Ibope também quis saber sobre a avaliação do prefeito Sancler Ferreira (PPS). Dos entrevistados, 76% consideram a administração ruim/péssima/regular e 21% boa ou ótima, 3% não sabem/não responderam. 
Aprovação do Governo Sancler - Perguntados sobre a forma como o prefeito administra Tucuruí, 59% disseram que desaprovam e 32% que aprovam; 9% não sabem/não responderam. 
 

Confiança - Quando perguntados se confiam no prefeito Sancler Ferreira, 70% responderam que não confiam e 23% confiam.  Não sabem/não responderam foram 7%.


Avaliação do Governo Jatene - Sobre a gestão do governador Simão Jatene (PSDB), 71% dos entrevistados avaliaram o Governo como regular/ruim ou péssimo e apenas 17% como ótimo ou bom. Outros 13% não sabem/não responderam. 

A pesquisa foi encomendada pelo Jornal Diário do Pará e realizada entre os dias 22 a 25 de julho deste ano, sendo registrada no Tribunal Regional Eleitoral, sob o protocolo de nº PA-00431/2016.

Transparência - O IBOPE Inteligência Pesquisa e Consultoria LTDA, através de sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo na realização da pesquisa, utilizou-se uma equipe de entrevistadores e supervisores contratados pelo IBOPE, devidamente treinados para o trabalho.

Após as coletas de campo, os questionários foram submetidos a uma fiscalização de cerca de 20% (vinte por cento) dos questionários aplicados pelos entrevistadores, para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.

O Ibope ouviu 301 pessoas que responderam à seguinte pergunta: Se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem votaria para prefeito de Tucuruí? O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 6 (seis) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.  As fontes estatísticas para análise de dados foram: Censo 2010 - PNAD 2014 - TSE 2014, entre outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário