quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Desaparecido corpo de pescador no Lago de Tucuruí

Fotos: Wellington Hugles
As rabetas são os principais meios de transporte no Lago de Tucuruí
Lancha do Corpo de Bombeiros que realiza as buscas do pescador 
Milhares de árvores despontam com o baixo nível do Lago de Tucuruí 

Desaparecido corpo de pescador no Lago de Tucuruí
 
A Companhia de Corpo de Bombeiros de Tucuruí foi acionada na última quarta-feira (23), para realizar buscas ao pescador Ângelo Dias Valério, 49 anos, que desapareceu após cair de uma rabeta nas águas do Rio Tocantins a montante do Lago de Tucuruí próximo a Ilha do Sr. Cilso, distante à uma hora de viagem do porto da Eletronorte.
O fato ocorreu na terça-feira (22), por volta das 15 h, quando os irmãos Sebastião e Ângelo Dias Valério pescavam no Lago de Tucuruí, ao se deslocarem nas proximidades da Ilha de propriedade do Sr. Cilso, a rabeta que estava sendo pilotada por Sebastião bateu em uma pedra, que se despontou em virtude do baixo nível do lago, que neste ano de 2012, teve uma das maiores estiagens, após o alagamento do reservatório da barragem da Usina de Tucuruí que formou o Lago de Tucuruí, que possui cerca de 1.600 ilhas e uma área de quase 3 mil quilômetros quadrados, ou seja, duas vezes o tamanho da cidade de São Paulo.
Com o impacto, Ângelo que vinha no meio da canoa, perdeu o equilíbrio e foi projetado para fora da embarcação, mas antes de sua queda nas águas escuras do Tocantins, bateu com o seu tórax na beirada da canoa, ficando ‘grogue’. Segundo Sebastião, ele deu o retorno na rabeta rapidamente e quando voltou não viu mais seu irmão Ângelo, daí começou a procura, mas não teve sucesso, após mais de duas horas tentando localizar Ângelo, resolveu retorno a sua casa, e na manhã da quarta-feira (23), veio à cidade, e acionou o Corpo de Bombeiros Militar que de pronto início a busca na região descrita pelo pescador Sebastião Valério, passado dois dias de buscas, a equipe de resgate ainda não obteve sucesso, mas, segundo informações prestadas pelo o Sargento Clenilson do Corpo de Bombeiros Militar, a equipe de Busca e Resgate comandada pelo Sargento Da Silva e com diversos mergulhadores, está incansável nas buscas ao corpo de Ângelo, provavelmente a equipe fará todo o possível para ter êxito na missão antes do final desta semana.
Uma lancha com um motor de 115 hp de potência foi disponibilizada para a busca do corpo de Ângelo Valério. Para orientar o local das buscas, seu irmão Sebastião acompanha a equipe, haja vista, a grande dimensão do lago.
Segundo os pescadores mais experientes da região do lago, o sumiço do corpo do pescador que provavelmente ainda encontra-se submerso nas águas escuras do Tocantins, deve estar engatado em alguma das milhares de árvores que foram submersas pelo represamento das águas do Rio Tocantins para a criação do lago, que neste ano teve uma grande baixa em seu nível e com isso as árvores estão “a flor da água”.  (Wellington Hugles)

Um comentário:

  1. parabens por estar sempre nos deixando bem informado amigo Wellington Hugles

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...