Comissão de Licitação da Seop, com as empresas credenciadas ao fundo o prefeito Sancler Ferreira o presidente da CMT Zé Gomes e o secretário de Saúde Charles Tocantins
A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) realizou nesta terça-feira (05), a licitação na modalidade concorrência pública, para a construção da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regional de Tucuruí. O titular da Seop, Joaquim Passarinho, esteve presente durante todo o processo de licitação acompanhado pelo prefeito Sancler Ferreira, vereador presidente da Câmara Zé Gomes, o secretário de Saúde Charles Tocantins e os vereadores Antônio Aragão (Tabaco) e Jones William além de dezenas de populares que lotaram a plenária da Câmara Municipal de Tucuruí para presenciar o procedimento inédito no estado.
Através da Comissão de Licitação da Seop, impreterivelmente as 9 h, foram credenciadas três empresas para o processo licitatório, sendo observado que todas as empresas têm sede na cidade de Belém. Após um demorado processo de habilitação, a comissão acatou o pedido da empresa de construção Quadra, que cobrou a apresentação de documentos das empresas de construções Fênix e Decol, comprovando a realização de obras similares a licitada, com a utilização de 700 metros cúbicos de concreto.
As 12:30 h, após analise da comissão licitatória, foi decidido desabilitar a empresa Fênix por falta de documentação para este procedimento de licitação e negou o outro pedido de desabilitar a construtora Decol por verificar a aptidão na apresentação de seus documentos.
Em função a esta tomada de decisão da comissão. A construtora Fênix solicitou que fosse acatado seu pedido de recurso junto ao departamento jurídico da Seop, sendo aceito pelo presidente da comissão de licitação, decidindo suspender a sessão por 5 (cinco) dias para que seja analisada a interposição de recurso da construtora Fênix.
Ao final da sessão a comissão licitatória solicitou a entrega das propostas das três empresas habilitadas, que após a decisão do recurso pelo setor jurídico da Seop, a comissão convocará nova sessão para dar continuidade a este processo licitatório, com a abertura das propostas financeiras para a construção da Unacon em Tucuruí.
Esta foi à primeira licitação realiza fora de Belém. “Tradicionalmente, as licitações sempre foram abertas na sede da Seop, na capital. A partir de agora, sempre que possível, vamos fazer essa descentralização, cumprindo o desejo do governador Simão Jatene, que vê nessa iniciativa uma maneira de proporcionar maior participação das empresas sediadas no interior, gerando mais emprego ao município e, consequentemente, movimentando a economia”, esclareceu o secretário Joaquim Passarinho.
A construção ainda deve passar por projeto arquitetônico que depende da aprovação do INCA, Vigilância Sanitária e Comissão Nacional de Energia Nuclear. A partir da implantação da unidade, pacientes de Tucuruí e de vários municípios vizinhos, como Breu Branco, Novo Repartimento, Goianésia do Pará, Jacundá e Tailândia, poderão ser atendidos e tratados no Hospital Regional desde o diagnóstico até a radioterapia, que é a parte final do tratamento.
Orçada em cerca de R$ 4 milhões, a nova Unacon será construída na parte frontal da área do estacionamento do Hospital Regional de Tucuruí, e contará com equipamentos de quimioterapia, radioterapia e hematologia, para tratamento adulto e pediátrico. Segundo Joaquim Passarinho, a Unidade será mais uma referência em atendimento aos pacientes com câncer no Pará e reduzirá a demanda do Hospital Ophir Loyola, em Belém.
A Unacon faz parte do projeto Expande, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que tem parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretarias Municipais de Saúde. (Wellingto Hugles/Denis Aragão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário