terça-feira, 5 de julho de 2011

Três construtoras de Belém credenciadas para obra da Unacom de Tucuruí

Fotos: Wellington Hugles
Após mais de 3 horas de credenciamento, o processo licitatório foi suspenso por interposição de recurso pela empresa Fênix desabilitada da licitação da construção da Unacon de Tucuruí

Comissão de Licitação da Seop, com as empresas credenciadas ao fundo o prefeito Sancler Ferreira o presidente da CMT Zé Gomes e o secretário de Saúde Charles Tocantins

A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) realizou nesta terça-feira (05), a licitação na modalidade concorrência pública, para a construção da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regional de Tucuruí. O titular da Seop, Joaquim Passarinho, esteve presente durante todo o processo de licitação acompanhado pelo prefeito Sancler Ferreira, vereador presidente da Câmara Zé Gomes, o secretário de Saúde Charles Tocantins e os vereadores Antônio Aragão (Tabaco) e Jones William além de dezenas de populares que lotaram a plenária da Câmara Municipal de Tucuruí para presenciar o procedimento inédito no estado.

Através da Comissão de Licitação da Seop, impreterivelmente as 9 h, foram credenciadas três empresas para o processo licitatório, sendo observado que todas as empresas têm sede na cidade de Belém. Após um demorado processo de habilitação, a comissão acatou o pedido da empresa de construção Quadra, que cobrou a apresentação de documentos das empresas de construções Fênix e Decol, comprovando a realização de obras similares a licitada, com a utilização de 700 metros cúbicos de concreto.

As 12:30 h, após analise da comissão licitatória, foi decidido desabilitar a empresa Fênix por falta de documentação para este procedimento de licitação e negou o outro pedido de desabilitar a construtora Decol por verificar a aptidão na apresentação de seus documentos.

Em função a esta tomada de decisão da comissão. A construtora Fênix solicitou que fosse acatado seu pedido de recurso junto ao departamento jurídico da Seop, sendo aceito pelo presidente da comissão de licitação, decidindo suspender a sessão por 5 (cinco) dias para que seja analisada a interposição de recurso da construtora Fênix.

Ao final da sessão a comissão licitatória solicitou a entrega das propostas das três empresas habilitadas, que após a decisão do recurso pelo setor jurídico da Seop, a comissão convocará nova sessão para dar continuidade a este processo licitatório, com a abertura das propostas financeiras para a construção da Unacon em Tucuruí.

Esta foi à primeira licitação realiza fora de Belém. “Tradicionalmente, as licitações sempre foram abertas na sede da Seop, na capital. A partir de agora, sempre que possível, vamos fazer essa descentralização, cumprindo o desejo do governador Simão Jatene, que vê nessa iniciativa uma maneira de proporcionar maior participação das empresas sediadas no interior, gerando mais emprego ao município e, consequentemente, movimentando a economia”, esclareceu o secretário Joaquim Passarinho.

A construção ainda deve passar por projeto arquitetônico que depende da aprovação do INCA, Vigilância Sanitária e Comissão Nacional de Energia Nuclear. A partir da implantação da unidade, pacientes de Tucuruí e de vários municípios vizinhos, como Breu Branco, Novo Repartimento, Goianésia do Pará, Jacundá e Tailândia, poderão ser atendidos e tratados no Hospital Regional desde o diagnóstico até a radioterapia, que é a parte final do tratamento.

Orçada em cerca de R$ 4 milhões, a nova Unacon será construída na parte frontal da área do estacionamento do Hospital Regional de Tucuruí, e contará com equipamentos de quimioterapia, radioterapia e hematologia, para tratamento adulto e pediátrico. Segundo Joaquim Passarinho, a Unidade será mais uma referência em atendimento aos pacientes com câncer no Pará e reduzirá a demanda do Hospital Ophir Loyola, em Belém.

A Unacon faz parte do projeto Expande, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que tem parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretarias Municipais de Saúde. (Wellingto Hugles/Denis Aragão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...