segunda-feira, 28 de maio de 2018

Hospital Regional de Tucuruí: Lotação hospitalar é proveniente de acidentes de trânsito


Cerca de 80% dos atendimentos no setor de trauma do Hospital de Tucuruí são vítimas de acidentes de trânsito

De Tucuruí

Por: Ricardo Granbell

Fotos: Divulgação



O Hospital Regional de Tucuruí (HRT), localizado na Vila Permanente, em Tucuruí, é referência no atendimento em Urgência e Emergência na Região do Lago. Atualmente conta com 190 leitos, funcionando como retaguarda no atendimento de cerca de 500 mil habitantes dos municípios da região do lago de Tucuruí, atendendo ainda pacientes de outras localidades como Anapu, Mocajuba e Baião, uma média de 3 mil pessoas para cada leito em funcionamento no HRT. O hospital atende à várias especialidades, sendo que destes, 80% dos leitos da Clínica Cirúrgica são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito.  

 Vice-diretor do HRT, Júnior Souto


As informações foram prestados pelo vice-diretor do HRT Júnior Souto, que tem gestão direta da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o grande problema, porém, é que a maioria dos pacientes são encaminhados sem nenhum contato antecipado pelas Secretarias de Saúde dos municípios do entorno do lago. “Há necessidade de um trabalho junto aos municípios para referenciarem melhor o paciente, encaminhando-os de acordo com a demanda de média e alta complexidade e de acordo com disponibilidade de leito”, disse Souto.

Júnior Souto ressaltou que a principal demanda é na área de Traumato-Ortopedia, devido ao elevado índice de acidentes de trânsito. “Para se ter uma ideia da situação, 80% dos leitos da Clínica Cirúrgica são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. Em 2017, deram entrada 2.002 pacientes com traumas diversos, vítimas desses acidentes. Também recebemos demandas em Oncologia em função da existência da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon)”, detalhou Souto.

Além de Traumato-Ortopedia, na área de internação, o HRT disponibiliza atendimento em Neurocirurgia, Cirurgia Geral, Clínica Geral, Cardiologia, Gestação de Alto Risco, Pediatria, UTI adulto, infantil e neonatal, realizando cerca de 500 internações e 260 cirurgias mensais.

O HRT também conta com serviço de apoio diagnóstico como Raios-X, eletrocardiograma, ultrassonografia, tomografia, laboratório de análises clínicas, agência transfusional, além de serviços de Nutrição, Fisioterapia, Serviço Social, Psicologia e Fonoaudiologia.

Para garantir o funcionamento de todos os esses serviços, o HRT conta com 419 servidores da própria Sespa e 133 prestadores de serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...