quinta-feira, 19 de abril de 2012

Salve 19 de Abril dia do Poderoso Santo Expedito

 
Salve 19 de Abril dia do Poderoso Santo Expedito
Igreja de Santo Expedito no município de Santo Expedito em São Paulo
Santo Expedito foi possivelmente um cristão martirizado no século IV em Melitene, na Armênia. Nada se sabe sobre sua vida nem onde foi sepultado, e muitos pesquisadores questionam se ele de fato existiu. Contudo, formou-se um folclore ao seu redor e ele é objeto de grande devoção popular em muitos países como o santo das causas urgentes, às vezes em sincretismo com figuras de outros credos.
Em 303, o imperador Diocleciano (284-305), dálmata de Split, na atual Croácia, decretou uma perseguição universal a todos os cristãos, cujos números e importância crescentes pareciam-lhe ameaçar o Império. Foram inúmeros os mártires de que a Igreja ainda hoje guarda memória: Santa Inês, São Marcelino, São Marcelo, Santo Eusébio e tantos outros.
As legiões romanas se incumbiam de executar as ordens do imperador em todas as províncias, mesmo nas mais distantes. Alguns oficiais, porém, dando-se conta da iniqüidade do ato, recusaram-se a obedecer, o que lhes valeu, por vezes, misturar o seu próprio sangue ao das vítimas e participar, assim, da coroa do martírio.
Foi o que aconteceu em Melitene, cidade da Armênia, no dia 19 de abril de 303. O comandante do destacamento militar não pensou duas vezes. Foi pronto e expedito: opôs-se com determinação ao mandato do imperador. A reação da tropa também não tardou: executaram-no sem demora.
A rapidez com que tudo aconteceu tornou legendária a saga do oficial, rápido na oposição ao tirano, expedito no martírio.
Até hoje a tradição cristã presta homenagem a esse oficial, sob o nome de Expedito, tal foi a presteza com que acolheu no seu coração o dom do Espírito Santo, que o fez protestar sem demora contra a injustiça e, no mesmo momento, dar a vida como testemunho da fé cristã.
Santo Expedito é o santo que não pensa duas vezes. Age rápido e rasteiro, no cumprimento da Obra de Deus. Sabemos que tudo o que nos acontece é, de certo modo, vontade de Deus. Nenhum cabelo cai de nossa cabeça sem que Deus não esteja sabendo, querendo ou permitindo. A ação de Deus é sempre graça. Alimenta gratuitamente as avezinhas do céu, como veste as flores do campo. Todos os sofrimentos desta vida, desde a falta de dinheiro, os mais diversos infortúnios, doenças e decepções, inclusive a morte, serão superados um dia, quando viermos a participar das alegrias dos santos.
Mas, enquanto gememos e choramos nesse vale de lágrimas, é legítimo que desejemos a ação imediata e rápida de Deus, livrando-nos dos diversos males. Invocamos a graça de renunciar imediatamente a todas as nossas faltas e receber sem demora, de Deus, por sua intercessão, os dons de que necessitamos.
Lendas - A lenda mais corrente sobre sua vida o mostra como um militar romano, Comandante-em-chefe da 12ª Legião, conhecida como "Fulminante", aquartelada em Melitene, e encarregada de proteger o Império das invasões dos bárbaros orientais com um efetivo de mais de 6.800 soldados. Sendo cristão, como era a maioria de seus subordinados, todos nativos da Armênia, teria sido condenado durante as perseguições de Diocleciano no dia 19 de abril do ano 303, sendo martirizado e por fim decapitado com a espada por recusar-se a adorar os deuses pagãos. Outra lenda diz respeito à sua conversão ao cristianismo. Tentado por um demônio em forma de corvo que gritava cras! cras! (em latim, "amanhã"), que surgiu para adiar sua conversão, teria pisado a criatura dizendo hodie! ("hoje"), significando sua disposição heroica de converter-se de imediato.
É possível que sua ligação com as causas urgentes derive unicamente do significado do seu nome. Tradicionalmente também é o patrono dos mercadores, navegantes, estudantes e dos que vão prestar exames, mas em anos recentes ele tem sido invocado por hackers, geeks e procastinadores habituais da Slacker generation como seu protetor. É o patrono oficial da República da Molóssia, micronação não reconhecida internacionalmente. No Brasil sua veneração ganhou corpo nos anos 80 e hoje em tem multidões de devotos, e sua imagem circula em chaveiros, cartazes, panfletos e santinhos distribuídos aos milhares. Deu seu nome ao município de Santo Expedito, em São Paulo.
Os dons de Deus têm sempre uma dupla face, pois são dois os grandes mandamentos de sua lei: aproximam-nos de Deus e levam-nos ao amor do próximo. A devoção a Santo Expedito não constitui exceção. Vale, na medida em que nos aproxima de Deus, reconhecendo nossa total dependência de sua sabedoria e do próximo, praticando para com ele a justiça e a misericórdia. Proclamamos, assim, publicamente, nossa atitude de fé e de adoração, divulgando a devoção a Santo Expedito, que não pensou duas vezes quando se tratou de dar testemunho de fé cristã.
Sua representação mais comum é a de um soldado romano, com traje de legionário, vestido de armadura, túnica curta e manto jogado atrás das espáduas, com postura marcial. Em uma mão sustenta a palma do martírio e na outra uma cruz que ostenta a palavra hodie, em referência ao episódio do espírito do mal, o corvo que lança seu grito habitual cras!.
Por isso os fiéis, além da prática da novena, sentem-se obrigados a divulgar de algum modo a devoção a Santo Expedito.
Oração ao Poderoso Santo Expedito
Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo,
socorra-me nesta hora de aflição e desespero,
meu Santo Expedito Vós que sois um Santo guerreiro,
Vós que sois o Santo dos aflitos,
Vós que sois o Santo dos desesperados,
Vós que sois o Santo das causas urgentes,
proteja-me. Ajuda-me, Dai-me força, coragem e serenidade.
Atenda meu pedido (Fazer o pedido).
Meu Santo Expedito!
Ajuda-me há superar estas horas difíceis,
proteja de todos que possam me prejudicar,
proteja minha família, atenda ao meu pedido com urgência.
Devolva-me a paz e a tranqüilidade.
Meu Santo Expedito!
Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé.
Muito obrigado.
(Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o sinal da cruz) 

Um comentário:

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...