quinta-feira, 22 de junho de 2017

Licenciamento ambiental da Usina de Tucuruí é tema de debate em oficinas no interior do Pará




Usina Hidrelétrica de Tucuruí gera energia para os estados do Pará, Maranhão e Tocantins

O debate sobre a revisão do licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica (UHE) de Tucuruí, localizada às margens do rio Tocantins, está sendo tema de oficinas colaborativas promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (Ideflor-bio) do Pará e teve início nesta terça-feira (20) em municípios do interior do Pará.

As oficinas, abertas ao público, já foram realizadas no último dia 20, em Cametá, hoje (22), está sendo realizada Igarapé-Miri e no próximo dia 27 em Abaetetuba. 

A proposta é englobar outros municípios da jusante, entre eles, Limoeiro do Ajuru, Baião, Mocajuba, Barcarena, Oeiras e Moju.

A Usina Hidrelétrica de Tucuruí, de responsabilidade da empresa Eletronorte, foi inaugurada em 1984. O empreendimento, localizado a cerca de 300 km de Belém, alterou não apenas a configuração geográfica, mas a base econômica e a vida da população local. A usina 100% brasileira é responsável pelo abastecimento de energia no Pará, Maranhão e Tocantins.

Segundo a Semas, os trabalhos vão ampliar o diálogo, explicar sobre o licenciamento e discutir os impactos causados às comunidades que vivem no entorno do empreendimento. O resultado da discussão servirá para subsidiar a revisão do licenciamento ambiental que está sendo feita pela Secretaria, para análise de concessão de renovação da Licença de Operação (LO).

Além da população, representantes dos Ministérios Público Federal (MPF) e Estadual (MPPA), prefeituras, secretarias municipais, lideranças da sociedade civil organizada e comunidades foram convidadas para participar do debate.

Serviço: 

Polo Cametá
Municípios Participantes: Limoeiro do Ajuru, Cametá e Baião.
Local: Abertura – Auditório do Senai, na Travessa Benjamin Constant, 438
Oficinas – Cefope (antigo Seixas), na Rua Gentil Bittencourt, 02, bairro Centro, Cametá- PA
Dia: 20/06/17, de 8h às 16h

Polo Igarapé-Miri
Municípios Participantes: Igarapé-Miri e Mocajuba
Local: Polo Universitário, na Rua Simplício de Moraes
Dia: 22/06/17, de 8h às 16h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...