Pesquise as matérias do JT:

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

UFPA: vestibular 2017 com oferta de 7,5 mil vagas


UFPA: vestibular 2017 com oferta de 7,5 mil vagas

MEL SENNA
De Belém
FOTO: Divulgação


A Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou na manhã desta terça-feira (20) os editais do Processo Seletivo 2017 (PS 2017) e do Processo Seletivo Especial para ingresso de estudantes indígenas e quilombolas (PSE). Juntos os concursos disponibilizam mais de 7,5 mil vagas para ingresso nos cursos de graduação da instituição no próximo ano. Os editais foram aprovados em reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e trazem novidades.

O edital do PSE disponibiliza 364 vagas para estudantes de origem indígena e outras 364 vagas para estudantes de origem quilombola (somando 728 vagas) em 182 cursos distribuídos em 20 cidades paraenses. As inscrições gratuitas serão de 27 de setembro a 16 de novembro.

O concurso terá duas etapas. Uma prova de redação em língua portuguesa agendada para 15 de janeiro de 2017 e uma etapa de entrevistas presenciais com análise de documentos, a qual será realizada entre 16 e 19 de fevereiro. A inscrição no concurso é online e gratuita pelo site http://www.ceps.ufpa.br/. O edital estará disponível no site dias antes do início das inscrições.

A seleção apresenta novidades este ano em relação ao processo de inscrição e ao sistema de preenchimento de vagas. A partir deste ano os candidatos precisarão apresentar a Declaração de Pertencimento, documento que atesta a ligação dos candidatos com as comunidades indígenas ou quilombolas, no ato da inscrição e a declaração precisará, ainda, conter três assinaturas.

Em relação ao preenchimento de vagas, a partir do PSE 2017, os candidatos indígenas e quilombolas podem indicar, no ato de inscrição no PSE, uma segunda opção de curso. De acordo com Lúcia Harada, pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg) e presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps), a alteração deve ampliar as chances de ingresso na universidade.

“Ao final do concurso, vamos fazer o preenchimento das vagas disponíveis (duas para indígenas e duas para quilombolas) em cada turma, tal qual fazemos todos os anos. Onde tivermos vagas disponíveis, ou seja, para as quais não tivemos candidatos aprovados, vamos fazer uma segunda ‘rodada’ de preenchimento, considerando, desta vez, a segunda opção de curso”, explica a pró-reitora.

Processo Seletivo 2017: 6.778 vagas O edital do PS 2017 trata da oferta de um total de 6.778 vagas, sendo 5.543 (cerca de 80% do total) para o processo seletivo executado pela UFPA e outras 1.235 (cerca de 20% do total) a serem ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC).

As inscrições para o PS 2017 acontecem de 29 de setembro a 24 de outubro no site e a taxa de inscrição será de R$ 35.
Os candidatos que cursaram o Ensino Médio integralmente na rede pública têm direito a isenção e os que foram bolsistas integrais na rede privada podem solicitar este benefício, mas, “a partir deste ano, no ato da inscrição precisam anexar uma declaração de que recebeu bolsa integral e o histórico do Ensino Médio, ao sistema do Centro de Processos Seletivos”, adianta Marilucia Oliveira, diretora do Ceps/UFPA. O edital estará disponível na página do Ceps no início de outubro.

Confiras as novas regras para o PS 2017

http://www.diarioonline.com.br/noticias/concursos-&-empregos/noticia-380607-.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário