quarta-feira, 21 de setembro de 2016






TRE faz cerimônia de lacração das urnas para as
Eleições de 2016
MEL SENNA
De Belém
FOTO: Divulgação

O Pará possui 21 mil urnas eletrônicas, que serão lacradas até o dia 28.
Objetivo é dar maior segurança para o processo eleitoral.



O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) realiza até o dia 28 de setembro a cerimônia de lacração de urnas. O evento é público e tem a participação de candidatos dos partidos cadastrados e técnico da justiça eleitoral. Qualquer cidadão poderá participar da cerimônia desde que esteja previamente credenciado.

O Pará possui aproximadamente 21 mil urnas eletrônicas, que serão distribuídas pelas 196 zonas eleitorais. De acordo com Felipe Brito, secretário de tecnologia do TRE, a medida de realizar a cerimônia de lacração será para garantir maior segurança nas urnas eletrônicas.
“Dados inseridos em cada uma das seções são os dados que vão lá estar. Após isso, todas elas serão lacradas. Esses lacres são lacres físicos, que já vêm assinados pelo juiz eleitoral e ficam prontas para o dia 2 de outubro”, explicou Brito.

Ainda segundo o secretário de tecnologia do TRE, o mesário no dia da eleição emite um documento de comprovação que checa se nenhum dos candidatos tem voto computado nas urnas. Mas se o eleitor constatar que há alguma violação, é necessário que seja registrado uma ocorrência na ata da seção que apresentou o problema.

"Depois disso o juiz eleitoral vai dizer se procede ou não a anulação da seção", concluiu Felipe Brito.


Cidade do Interior do Estado - A partir do dia 12 de setembro começaram a contagem das urnas, verificação de materiais, carga das mídias e também o treinamento dos mesários que vão atuar nos municípios. Uma cerimônia de preparação das urnas eleitorais que vai contar com a participação de candidatos, partidos políticos, membros da sociedade civil e a população em geral deverá acontecer para transmitir transparência e confiança aos que disputam o pleito e aos eleitores.

Com informações:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...