quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Julgamento do Mensalão no STF fecha primeiro dia com acusações e adiamento


Toneladas de documentos: Julgamento do Mensalão no STF fecha primeiro dia com acusações e adiamento 
Começou o julgamento mais esperado da história política brasileira. Após cinco horas de debate, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu início à solução de um caso que quase procovou o segundo impeachment de um presidente do Brasil.
Mensalão - Veja como foi o 1° dia do julgamento dos 38 réus no STF, minuto a minuto:
A abertura do julgamento foi feita pelo presidente STF, Carlos Ayres Brito. Ates mesmo de passar a palavra para o relator da Ação Penal 470, o advogado Márcio Thomaz Bastos pediu a palavra e apresentou iuma questão de ordem em que pedia o desmembramento do julgamento.
Ministro Joaquim Barbosa lê resumo das acusações aos 38 réus do Mensalão
Advogado Eduardo Mahon analisa pontos mais importantes do caso Mensalão
Na prática, a defesa queria que os réus que não tivessem foro privilegiado fossem julgados separadamente dos três deputados federais, entre eles Pedro Henry (PP-MT).
A tese foi acolhida pelo ministro Ricardo Lewandowski, que durante uma hora sustentou a necessidade do desmembramento. A questão de ordem foi colocada em votação e nove dos 11 ministros derrubaram a separação entre os réus.
Na rua, antes do julgamento os jornalistas se aglomeraram em frente ao prédio para ouvir advogados e analistas jurídicos convidados a presenciar o julgamento.
Em entrevista exclusiva ao Olhar Jurídico, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcanti, já previa que a primeira questão de ordem a ser apresentada seria o pedido de desdobramento do julgamento.
"É bem factível que aconteça. Deve ser uma aposta da defesa", declarou Ophir antes de ser cercado pela imprensa.
Enquanto isso, do lado de fora, um grupo de estudantes fezum protesto em frente ao prédio do STF. A manifestação não foi percebida por quem estava no interior do plenário. Também não conseguiram chegar perto porque foi isolada uma grande área ao redor do Supremo.
Após uma pausa de 30 minutos, o ministro Joaquim Barbosa, ministro relator da Ação Penal 470, leu um resumo elaborado de apenas três páginas de toda a acusação feita pela procuradoria geral da república, que foi formulada em 122 páginas.
Julgamento do Mensalão começa hoje no STF e define futuro de 38 réus e versão oficial sobre escândalo
Pedro Taques e Valtenir Pereira evitam se manifestar sobre Henry no caso do mensalão
O julgamento será retomado nesta sexta-feira (3.8), quando o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, apresentará todos os pontos da acusação contra os 38 réus. Ele terá cinco horas para fazer a sustentação oral.
Automaticamente fica adiada para segunda-feira a defesa de cinco dos 38 réus do esquema. É considerado o dia mais importante, pois reunirá os advogados de José Dirceu, José Genuíno, Delúbio Soares, Marcos Valério e Ramon Hollerbach, ex- diretor do Banco Rural.
O Mensalão ficou caracterizado pela compra, por parte do Partido dos Trabalhadores, de apoio político partidos da base aliada no primeiro ano do governo Lula. Para isso, foi criada uma esquema de repasse de recursos públicos para empresários e políticos. Há suspeitas de que a campanha de Lula à presidência, em 2002, foi bancada com recursos do esquema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...