quarta-feira, 25 de julho de 2012

Carteira estudantil é medida de segurança nas escolas estaduais


Carteira estudantil é medida de segurança nas escolas estaduais

O Coordenador Estadual de Promoção dos Direitos da Juventude, Raimundo Rodrigues, reuniu-se na tarde desta terça-feira (24) com gestores das Unidades Seduc nas Escolas (USEs). O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e tratou sobre a nova Carteira de Identidade Estudantil (CIE). Elaborado pelo Governo do Pará, o documento beneficiará milhares de estudantes da rede pública de ensino e será entregue gratuitamente logo na primeira semana de aula do próximo ano letivo.
Inicialmente, a carteira será distribuída aos alunos de Belém, para depois chegar ao interior. Idealizada pela Seduc, a iniciativa tem apoio da Coordenadoria Estadual de Promoção dos Direitos da Juventude, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), e do programa Pro Paz. Nos modelos apresentados nesta tarde, a identidade destaca o nome do estudante, assim como traz informações da instituição, matrícula, turno, série e a validade do documento.
Segundo os idealizadores da carteira, o objetivo é diminuirá a violência nas escolas. “A captura das imagens dos alunos para a identificação na carteira será feita nas próprias escolas, e isso contribuirá para termos o controle do acesso de quem entra na instituição e a frequência dos estudantes”, disse o assessor de Políticas da Seduc, Altimar Alves.
O gestor da USE 2, Sérgio Araújo, lembrou que a iniciativa vai priorizar a segurança nas unidades de ensino. “Tanto os alunos quanto os funcionários das escolas ganharão maior segurança, pois os estudantes terão de apresentar a carteira na entrada, evitando que pessoas que não sejam estudantes entrem nesses ambientes escolares”, explicou.
A carteira também dará ao estudante da rede estadual o direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos, conforme assegurado pela Lei 5.746, de 28 de abril de 1993.
"A ideia é criar um mecanismo de segurança para nossos estudantes, já que com a medida o aluno só poderá entrar na escola se estiver com a carteira. Além disso, o documento será gratuito e garantirá outros benefícios, como a meia-entrada”, frisou o coordenador estadual de Promoção dos Direitos da Juventude, Raimundo Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...