quinta-feira, 6 de julho de 2017

Pré-Enem e Pré-Vestibular: Curso preparatório virá realidade aos estudantes de Tucuruí




Parceria entre PMT e IFPA garante as primeiras 100 vagas

Wellington Hugles
De Tucuruí
 
O prefeito de Tucuruí Jones William assinou na manhã desta quinta-feira 5, juntamente com o diretor geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Campus Tucuruí) Anderson Barbosa, convênio de cooperação para o cursinho preparatório dos estudantes que vão prestar exames no Enem e em outras faculdades.

Através da parceria firmada, o IFPA ficará responsável pelo FORTECH (Fortalecimento do Ensino, das Competências e Habilidades do Exame Nacional do Ensino Médio), que é um projeto de curso Pré-Enem e será oferecido à população do Município de Tucuruí, tendo como objetivo no primeiro momento preparar os candidatos para o Exame Nacional do Ensino Médio.

“O IFPA é uma das instituições mais qualificadas para estar à frente desse projeto. Desde 2010, quando começaram a ser publicadas as notas do Enem, o Campus Tucuruí do IFPA é o que está em 1º lugar aqui na cidade. No ano passado, ficamos entre os 11 primeiros colocados na nota do Enem no Estado do Pará, então isso demonstra a capacidade e qualidade dos nossos profissionais", afirma o diretor geral Anderson Barbosa, ressaltando que a parceria com a Prefeitura deverá resultar em outros projetos.

Jones William afirmou que o IFPA possui a infraestrutura e o quadro de profissionais necessários para oferecer um curso de qualidade à população do Município. "Eu sou ex-aluno do IFPA/Tucuruí, então conheço o quadro de professores e técnicos. Eu observo que o IFPA avançou muito: equipamentos de última geração, salas de aula climatizadas, ambiente com muito conforto. Para a Prefeitura de Tucuruí é uma satisfação muito grande fazer essa parceria com o IFPA, para oferecer aos nossos alunos um conhecimento para que possam passar no vestibular, fazer uma faculdade e ter uma vida digna no futuro", comemorou.

O coordenador do FORTECH, professor Rondinelli Oliveira, explica que o curso será desenvolvido com estratégias baseadas em um estudo sobre os conteúdos que mais são cobrados no Enem, além de oferecer aos alunos dicas importantes sobre a resolução da prova. "Nossa estratégia é trabalhar as competências e as habilidades de cada competência dentro da Matriz de Referência do Enem. O levantamento dos conteúdos mais cobrados pelo Enem, eu já tenho e, em cima disso, vamos elaborar estratégias para trabalhar dentro desses assuntos", esclarece.

Inscrições abertas 


Inicialmente serão ofertadas 100 vagas, os requisitos necessários para ser beneficiado com o projeto são: estar cursando o 3º ano (ou o último ano) do Ensino Médio de escolas públicas ou pessoas que já concluíram esse nível de ensino nessas instituições. 

Os estudantes (ou ex-estudantes) bolsistas de escolas particulares também podem participar. 

Além disso, é necessário que o candidato tenha feito sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio e resida no município de Tucuruí (PA).

As inscrições encontram-se abertas, e seguem até o dia 12 de julho de 2017. Para realizá-las, os candidatos precisam da ficha de inscrição (anexo no Edital), Comprovante de Inscrição do ENEM e Comprovante de Residência, podendo apresentá-las nos seguintes locais: Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Secretaria Municipal da Criança e Ação Social (SEMCAS) ou IFPA/Campus Tucuruí (Rua Porto Colômbia, nº 12, Vila Permanente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...