sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Tucuruí comemora 65 anos na virada do ano com muitas histórias





Tucuruí comemora 65 anos na virada do ano com muitas histórias

Com grandes investimentos do governo federal, e com mais de meio século de existência Tucuruí, cresceu extraordinariamente em função do rio, que trouxe a prosperidade para a região com a construção da usina hidrelétrica e de suas eclusas
A cidade de Tucuruí, que desponta como a 6ª maior município em potencial econômico do estado do Pará, segundo estudos do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), localizada no sudeste do Pará, o munícipio completa no próximo dia (31) 65 anos de emancipação politica administrativa, sendo a propulsora na geração de energia para o Pará e parte do Brasil, consolidando sua posição como pólo de uma região em crescente desenvolvimento e iniciando a exploração massiva do turismo e da piscicultura na região do lago.
A 400 km da capital Belém, o município cuja infraestrutura e história recente se confundem com a construção da maior hidrelétrica genuinamente brasileira, cresce e se firma com uma economia sólida, a alegria de um povo ordeiro e festivo, que tem uma formação sócio-cultural diversificada graças à miscigenação de trabalhadores de todas as regiões do país, e da vontade de construir um município melhor. Em mais de meio século de existência Tucuruí, cresceu extraordinariamente em função do rio, que trouxe a prosperidade para a região com a construção da usina hidrelétrica e das eclusas que garantirá a transposição do Tocantins.
Dono de um povo trabalhador, feliz e atencioso, o município que carrega a herança indígena como referência e alusão cultural (o nome Tucuruí em Tupi quer dizer “Rio dos Gafanhotos” ou “Rio das Formigas”) passou por dezenas de transformações, mas nenhuma tão radical quanto à construção da hidrelétrica, que ajudou o município a dar um salto astronômico na qualidade de vida da população e na economia. Pólo de geração de energia, o município que deixou de ser extensão de Baião para ser a “capital da energia” no Estado do Pará, ganhou status de referência econômica e sócio-cultural na região formada pelos rios Tocantins e Araguaia.
A velha vila portuária, que sobreviveu por muitos anos da extração da Castanha-do-pará e que teve outras denominações (São Bernardo de Pederneiras – 1781; São Pedro de Alcobaça – 1782; Freguesia de São Pedro de Alcântara – 1870; São Pedro de Alcobaça – 1875 a 1943 e Tucuruí – 1943) cresceu e hoje tem uma das populações mais miscigenadas e hospitaleiras do Estado. À margem do rio Tocantins, o município localizado no sudeste do Pará foi criado em 1947, desmembrado politicamente de Baião.
O último Censo 2010 aponta uma população de 97.109 habitantes, mas estima-se que cerca de 120 mil pessoas vivem no município, que tem um relevo todo diferenciado da maioria das cidades da região, com muitas ondulações e ladeiras e um clima superúmido com temperatura beirando os 33 graus centígrados durante boa parte do ano.
Com a construção das duas fases da usina hidrelétrica e das eclusas, brasileiros de todas as partes do país se fixaram no município e ajudaram a compor sua população e a alavancar o desenvolvimento do município. São empresários e operários que se estruturaram, vivem e sobrevivem da economia diversificada que possui o município.
A formação do lago artificial, que tem 2,8 mil quilômetros quadrados de extensão, fez surgir encantadoras praias e 1.600 pequenas ilhas, impulsionando consideravelmente o turismo e a atividade pesqueira, que cresceu assombrosos 100%. Hoje, são retiradas da represa de Tucuruí cerca de 90 toneladas de peixe por mês. Filhotes, Pirarucus e, principalmente, Tucunarés, fazem a festa dos que têm por hobby a pescaria.
A infra-estrutura também teve um salto qualitativo nos últimos anos. Represa, Eclusas, asfaltamento de ruas e avenidas, duplicação de rodovia e a construção da orla do cais aparecem como referência da força e da vontade que tem o tucuruiense de se aprimorar e melhorar sempre.
O crescimento também trouxe muitos problemas. Com a duplicação da usina, aos poucos a região, que engloba também o vizinho emancipado Breu Branco, se torna um pólo de produção de alumínio, com a instalação de diversas indústrias siderúrgicas e um complexo para exploração de silício metálico.
Mesmo assim, o índice de desenvolvimento humano é um dos mais baixos do país e o fluxo migratório é imenso em função da finalização das obras da hidrelétrica e eclusas. Antes da construção da usina, a cidade tinha 7 mil habitantes, hoje tem mais de 100 mil. O que tem contribuído para o aparecimento das chamadas áreas de invasão e agravado mazelas sociais como o desemprego e a fome, levando centenas de milhares de desempregados a buscar oportunidades em outros municípios e regiões.
Boa parte da população não dispõe de água encanada, saneamento básico, serviço de saúde e educação de qualidade.
Mesmo assim, muitos fatores como a economia solidificada e em franco crescimento, bom nível cultural, povo humilde, prestativo e festivo, fazem de Tucuruí uma das vedetes da região Sudeste do Estado.
Potencial para o Turismo
O município de Tucuruí é recheado de atrativos naturais, ideais para o lazer de quem visita o lugar. Existem inúmeras praias do rio Tocantins, algumas não exploradas e nos rios e igarapés dos afluentes do Tocantins existem corredeiras e cachoeiras.
O potencial pesqueiro do município de Tucuruí é imenso, seja para a pesca profissional, para pesca amadora, mas, principalmente, para pesca esportiva.
O imenso lago artificial formado com o barramento do rio Tocantins, 2.430 km2 de área, criou um novo ecossistema na região, um imenso lago artificial, composto de 1.600 ilhas, sendo toda esta área, até 200 metros em seu entorno, pertencente à Eletronorte.
Hoje são necessários 35 dias para que toda a água do lago da Usina Hidrelétrica Tucuruí – um total de 45,8 bilhões de m3 – seja renovada. Assim, houve condições propícias e ideais para a proliferação de muitas espécies, entre as quais se destacam os Pirarucus, Traíras, Manjubas, Maparás, Filhotes, Douradas, Surubins, Arraias e até Poraquês – o peixe elétrico da Amazônia. No entanto, o Tucunaré, um dos peixes esportivos mais cobiçados de todo mundo, encontrou excelente ambiente para se reproduzir em toda a extensa área do Lago.
O rio Tocantins é considerado uma excelente área de pesca, pois ali os peixes que sobem o rio para desovar encontram uma barreira, a represa. Existem ainda, pequenos rios e igarapés praticamente inexplorados, mas com excelente potencial piscoso e com belíssimas paisagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...