segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Policlínica Lago de Tucuruí inicia os atendimentos em hemodiálise

 

A unidade oferece 33 poltronas de hemodiálise ambulatorial e funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 19 h. O serviço de hemodiálise também funciona aos sábados, em dois turnos

 Júlio Pinheiro e Alexandra Nascimento do Conselho Municipal de Saúde de Tucuruí acompanharam o primeiro dia dos atendimentos de Hemodiálise na Policlínica Regional de Tucuruí


O governo do Estado solidifica a ampliação dos atendimentos de saúde especializada ao interior do Pará. Com três meses de funcionamento, a Policlínica do Lago de Tucuruí, na região sudeste, vem absorvendo a demanda de atendimentos de mais de 36 especialidades médicas e não médicas, bem como está em amplo funcionamento o Núcleo de Atendimento do Transtorno do Espectro Autista (Natea), que vem realizando um excelente tratamento aos autistas da região.

Agora a Policlínica do Lago de Tucuruí comemora mais um marco, pois nesta segunda-feira, 19, da início ao tratamento de hemodiálise dos pacientes do entorno do Lago de Tucuruí.

Júlio Pinheiro em audiência no mês de agosto de 2021 com o secretário de Saúde Pública do Pará, Romulo Rodovalho Gomes, onde entregou o pedido de implantação emergencial do Centro de Hemodiálise em Tucuruí

A Policlínica do Lago de Tucuruí foi uma ação integrada das diversas camadas da sociedade tucuruiense, que se mobilizaram entorno da implantação deste vital serviço de atendimento especializados aos pacientes que sofrem há anos com a necessidade da realização de hemodiálise. Em agosto de 2021, o Conselho Municipal de Saúde de Tucuruí, através de seu presidente Júlio Pinheiro, esteve em audiência com o secretário de Saúde Pública do Pará, Romulo Rodovalho Gomes, onde entregou o pedido de implantação emergencial do Centro de Hemodiálise. “Foi importante nossa atuação como fiscal das ações de saúde, e na oportunidade sensibilizamos o secretário da Sespa para a implantação de Hemodiálise em nossa região, e este sonho foi concretizado, com a união das diversas entidades governamentais e não governamentais, lideranças políticas, empresários e o apoio de total de toda a imprensa tucuruiense”, relembrou Júlio Pinheiro.

Hemodiálise - A hemodiálise é o procedimento em que uma máquina filtra e limpa o sangue do paciente renal crônico, realizando o trabalho que o rim doente não pode fazer. O processo retira do corpo o excesso de líquidos e sal. Em média, um paciente precisa realizar semanalmente três sessões em dias alternados para garantir os resultados do tratamento e uma vida saudável.

Segurança e conforto – Com implantação definitiva da hemodiálise na Policlínica Lago de Tucuruí, será possível proporcionar mais segurança e conforto aos pacientes, reduzindo os riscos de problemas em decorrência do deslocamento para locais mais distantes. As solicitações dos agendamentos continuam sendo realizadas pelos municípios para. Os pacientes são acolhidos por uma equipe qualificada, que acompanha cada um deles, incentivando a não desistirem do tratamento.

Atualmente a Policlínica tem capacidade para atender a população dos sete municípios da Região de Integração Lago de Tucuruí: Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí.

Uma estratégia adotada pelo governo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), para assegurar o acesso digno e de qualidade a tratamento de saúde em todo o território paraense, a partir do modelo proposto na Policlínica Metropolitana, em Belém, que funciona desde janeiro de 2020.

Infraestrutura - A Policlínica Regional do Lago de Tucuruí conta com 33 poltronas de hemodiálise ambulatorial, duas salas para pequenos procedimentos ambulatoriais, sala para exame de colonoscopia e endoscopia, sala de exame de ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria óssea, Raio X, Métodos Gráficos (teste ergométrico e eletrocardiograma), ultrassonografia, consultórios para atendimento ambulatorial e o anexo do Natea.

Com a entrada em funcionamento da sala de hemodiálise na Policlínica de Tucuruí, a unidade vai absorver essa demanda reprimida de pacientes, que semanalmente necessitavam viajar por centenas de quilômetros para a realização de hemodiálise.

A Policlínica Regional do Lago de Tucuruí, vem oferecendo, por mês, 9 mil consultas, em 36 especialidades, para adultos e crianças. Entre elas, alergologia, anestesiologia, cardiologia geral, cirurgia geral e vascular, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, hepatologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia clínica e cirúrgica, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia e urologia, além da equipe multiprofissional, que inclui especialistas em psicologia, fonoaudiologia, nutrição e assistência social.

NATEA - O Núcleo de Atendimento do Transtorno do Espectro Autista vem realizando os atendimentos multidisciplinar para pessoas com autismo. Com um diferencial, a estrutura descentralizada está possibilitando ofertar o acompanhamento mais próximo do local em que reside o paciente, na região do entono do Lago de Tucuruí.

O atendimento em especialidades oferecido às populações dos municípios do entorno precisará de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), após a primeira consulta em clínica médica.

Serviço: O funcionamento da Policlínica Regional do Lago de Tucuruí ocorre de segunda a sexta-feira, das 07 às 19 h. O serviço de hemodiálise também funciona aos sábados, em dois turnos. A unidade fica na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...