quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Poder Legislativo Construindo a Cidadania: Câmara de Vereadores de Tucuruí sessão ordinária desta terça-feira, 06 de Setembro

Vereadores aprovam os Pareceres e Decretos Legislativos da Comissão de Finanças e Orçamento, favoráveis à aprovação da prestação de contas financeiras de responsabilidade dos ex-prefeitos Claudio Furman e Parsifal Pontes






Em sessão ordinária na manhã desta terça-feira (06/09), diversos assuntos de relevância ao município foram levados a apreciação e votação dos vereadores tucuruienses. Sob a presidência do Vereador Antônio Carlos de Sousa – Titonho, a sessão foi instalada e a mesa dos trabalhos formada pelos Vereadores 1º e 2º secretários consecutivamente, Renan Aguiar e Dayvison Freeway. O vereador Titonho convidou o vereador Weber Galvão, para assumir a mesa, como vice-presidente (ad hoc).

Diversos vereadores usaram a tribuna para manifestarem suas atuações durante suas caminhadas no município, buscando ouvir o clamor popular e solucionar as carências, possibilitando a apresentação na Casa Legislativa de ações através de Indicações de obras e serviços e de Projetos de Leis.

Durante a sessão do parlamento, foi realizada a leitura de expediente da empresa concessionária Viação Tucuruí, que encontra-se em recuperação judicial, endereçada a Prefeitura de Tucuruí, onde requer ao prefeito Alexandre Siqueira, um posicionamento da municipalidade para que viabilize contrapartida do município, para que seja possível a manutenção da tarifa de transporte coletivo, ora congelada por força de Decreto Executivo, e que desde o ano de 2020, encontra-se sem reajuste, ademais, a tarifa está congelada no valor da passagem urbana, em R$ 4,00. Por fim, informa a empresa, que se não houver uma solução imediata pela prefeitura, infelizmente os serviços serão totalmente paralisados. Haja vista, que o preço da passagem deveria estar aferido no valor de R$ 7,85.

Leitura do Projeto de Lei nº 376/2022, de autoria do Poder Executivo Municipal, que visa instituir no âmbito municipal em caráter de urgência, a criação do auxílio emergencial para atender os feirantes da Feira Municipal Crescêncio Barroso, em Tucuruí, durante o período das obras de reconstrução, e dá outras providências.

No pequeno expediente, o vereador Vieira, usou a tribuna para convidar a população para uma carreata e motociata que será realizada amanhã (7), em alusão ao patriotismo, com concentração em frente ao Posto Cidade Luz, a partir das 8h da manhã.

Os Vereadores, Rodrigo Nunes e Renan Aguiar, prestaram solidariedade e apoio a classe dos Enfermeiros, que tiveram a suspensão da aplicação do piso salarial, por decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Os vereadores desejaram que o plenário do STF julgue de forma justa a questão.

Na ordem do dia, o Plenário da Câmara Municipal, discutiu e aprovou por maioria dos presentes, o requerimento de quebra de interstício, sendo realizado a leitura e aprovação por unanimidade de votos do "Projeto de Lei n° 376/2022, de autoria do Poder Executivo Municipal, visando instituir o auxílio emergencial para os feirantes da feira municipal Crescêncio Barroso, em virtude da reforma do espaço, e dá outras providências".

Logo após o vereador presidente “Titonho”, deu início a discussão e posterior votação dos Pareceres da Comissão de Finanças e Orçamento: Parecer n° 011/2022, da Comissão de Finanças e Orçamento, favorável à aprovação da prestação de contas de responsabilidade do senhor prefeito Claudio Furman, referente ao exercício financeiro do ano de 1999, juntamente com o Projeto de Decreto Legislativo n° 001/2022. Sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes.

Parecer n° 012/2022, da Comissão de Finanças e Orçamento, favorável à aprovação da prestação de contas de responsabilidade do senhor prefeito Claudio Furman, referente ao exercício financeiro do ano de 2000, juntamente com o Projeto de Decreto Legislativo n° 002/2022. Sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes.

Parecer n° 014/2022, da Comissão de Finanças e Orçamento, favorável à aprovação da prestação de contas de responsabilidade do senhor prefeito Claudio Furman, referente ao exercício financeiro do ano de 2006, juntamente com o Projeto de Decreto Legislativo n° 004/2022. Sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes.

Parecer n° 015/2022, da Comissão de Finanças e Orçamento, favorável à aprovação da prestação de contas de responsabilidade do senhor prefeito Claudio Furman, referente ao exercício financeiro do ano de 2008, juntamente com o Projeto de Decreto Legislativo n° 005/2022. Sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes.

Parecer n° 017/2022, da Comissão de Finanças e Orçamento, favorável à aprovação da prestação de contas de responsabilidade do senhor prefeito Claudio Furman, referente ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto-SAAE, no exercício financeiro do ano de 2007, juntamente com o Projeto de Decreto Legislativo n° 007/2022. Sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes.

Parecer n° 018/2022, da Comissão de Finanças e Orçamento, favorável à aprovação da prestação de contas de responsabilidade do senhor prefeito Claudio Furman, referente a Companhia de Trânsito-CTTUC, no exercício financeiro do ano de 2007, juntamente com o Projeto de Decreto Legislativo n° 008/2022. Sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes.

Parecer n° 016/2022, da Comissão de Finanças e Orçamento, favorável à aprovação com ressalvas da prestação de contas de responsabilidade do senhor prefeito Claudio Furman, referente ao FUNDEF, no exercício financeiro do ano de 2009, juntamente com o Projeto de Decreto Legislativo n° 006/2022. Sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes.

Parecer n° 019/2022, da Comissão de Finanças e Orçamento, favorável à aprovação com ressalvas da prestação de contas de responsabilidade do senhor prefeito Claudio Furman, referente ao FUNDEB, no exercício financeiro do ano de 2007, juntamente com o Projeto de Decreto Legislativo n° 009/2022. Sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes.

Parecer n° 013/2022, da Comissão de Finanças e Orçamento, favorável à aprovação com ressalvas da prestação de contas de responsabilidade do senhor prefeito Parsifal de Jesus Pontes, referente ao exercício financeiro do ano de 2002, juntamente com o Projeto de Decreto Legislativo n° 003/2022. Sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes.

 

FONTE: Secretaria Legislativa e DECOM - Câmara Municipal de Tucuruí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...