quinta-feira, 18 de junho de 2020

Idosa morre com Covid-19 na UTI do Hospital Regional de Tucuruí

 

 

A idosa Luzia Ribeiro dos Santos, 84 anos, moradora do bairro Santa Monica, em Tucuruí, foi mais uma vítima do Covid-19

Por Wellington Hugles

De Tucuruí

Dona Luzia, foi uma guerreira que por 20 anos trabalhou tanto na cozinha, como na lavanderia do Hospital Municipal de Tucuruí, o antigo SESP.


No início do ano de 2017, a idosa foi desligada das suas atividades laborais, aposentada do INSS, dona Luzia nos últimos anos lutava em busca dos seus direitos, para receber um benefício pelos anos de trabalho no município de Tucuruí.


Dona Luzia Santos, mesmo com 84 anos era muito forte, e lutou muito pela sua vida, nos últimos dias passou mal em função aos fortes sintomas gripais, que evoluíram para o quadro de suspeita do novo coronavírus, internada na UPA, sua família lutou por dias para que fosse liberada um leito no Hospital Regional de Tucuruí, mesmo regulada pelo sistema da SESPA, todas as vezes que buscavam sua internação a direção da O.S. que administra o HRT, afirmava não estar a paciente regulada no sistema.


Por fim, após uma via cruciais, a família consegui sua transferência para a UTI do Covid-19 no HRT.


Infelizmente por volta das 15h desta quarta-feira (17/06), a idosa veio a óbito. No laudo a causa da morte foi parada cardiovascular, em função ao Covid-19.


O que causou estranheza aos familiares é que, Dona Luzia estava consciente até sua internação no HRT, e coincidentemente, com a divulgação que se tornou publica a toda a comunidade da região do entorno do Lago de Tucuruí, da ausência de medicamentos no HRT, inclusive, os sedativos, essenciais para a manutenção da vida de Dona Luzia Santos, que estava entubada.


Segundo relatos dos servidores do hospital, a última dose de sedativo aplicado em Dona Luzia foram as 00:00h da quarta-feira 17, assim como nos outros pacientes que estavam também na UTI do HRT.


Após essa situação, e o termino da ação do sedativo, já durante a manhã da quarta-feira, muitos pacientes entubados estavam acordando agitados, foi então que outros remédios foram aplicados na ausência do sedativo, e coincidentemente, neste meio tempo, Dona Luzia Santos foi a óbito às 15h.


Uma perda irreparável a família que sofre pela morte de Dona Luzia, que sempre foi o esteio da família, mãe amorosa, avó carinhosa e uma guerreira, que lutou muito pela sua vida, mas com certeza sua morte não ficará impune, e se houve negligência pela falta do fornecimento de medicamentos pela empresa Instituto Diretrizes que administra o HRT, que tem um orçamento mensal de R$ 11 milhões mês, para cuidar da saúde da nossa população, todas as medidas legais serão tomadas.


Além do falecimento de Dona Luzia, que tudo leva a crer que foi pela falta dos medicamentos essenciais para lhe manter sedada e entubada, outros 4 óbitos também ocorreram nesta quarta-feira (17), na ala da UTI Covid-19 no Hospital Regional de Tucuruí.


A equipe de jornalismo do Jornal de Tucuruí tentou contato com o Hospital Regional de Tucuruí pelo fone (94) 3778-, para um posicionamento ou uma nota de esclarecimento, mais nenhuma ligação foi atendida.


Primando pelo bom senso na exposição da família enlutada, solicitamos a autorização para a publicação da imagem de Dona Luzia Santos e a divulgação de sua morte, e fomos autorizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...