terça-feira, 14 de agosto de 2018

Escola Ana Pontes em pleno funcionamento





 

 


De: Tucuruí
Fotos: Aldeney Moraes / Assessoria de Imprensa do Governo do Pará 

A Prefeitura de Tucuruí em parceira com o Governo do Estado inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 13, a Escola Estadual Ana Pontes Francez, em Tucuruí. A escola irá beneficiar aproximadamente mil alunos do Ensino Médio, inclusive dos programas Mundiar e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A obra custou R$ 3,3 milhões e foi financiada com recursos do Tesouro Estadual, repassados pelo Fundo Nacional da Educação (FNDE) e executada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) mediante convênio com a Prefeitura de Tucuruí.

Na oportunidade, o governador Simão Jatene também entregou a ordem de serviço para construção da Escola Estadual de Educação Tecnológica e Profissional (EETEPA), que atenderá jovens estudantes do ensino médio da região. O valor da ordem de serviço é de R$ 5 milhões.

O prefeito Artur Brito comemorou o feito e agradeceu ao governo do estado pela parceria. "Nossa meta é investir na educação de nosso povo, pois com o acesso a uma educação gratuita e de qualidade poderemos dar oportunidade de novos rumos nas vidas de nossos jovens. Tenho convicção que ainda em nossa gestão muitas obras serão entregues ao nosso povo", enfatizou o prefeito de Tucuruí.

Para Simão Jatene, uma obra como essa é valorizada pela participação de todos os trabalhadores que fizeram parte da construção. “Esta obra é o resultado de um trabalho coletivo de muitas mãos. Agora cabe a toda a comunidade zelar para que ela dure pelo maior tempo possível”, destacou.

Para a secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage, além da melhoria da estrutura física, a obra representa melhoria na qualidade da educação. “Uma educação de qualidade não está apenas no aspecto físico e estrutural, ela está também na qualidade do trabalho do professor, no compromisso com a aprendizagem, no desempenho do aluno”.

A diretora da escola, Aparecida Pedroso, informou que a obra estava sendo esperada pela comunidade do Jardim Marilucy e de todo o município. “É uma necessidade da população para motivar o aluno a estar na escola. O prédio foi pensado para atender a necessidade da comunidade”, comentou.

A escola foi construída no mesmo local onde funcionava. Tem 21 salas de aula, uma sala de atendimento educacional especializado, um laboratório de informática e uma biblioteca. No bloco administrativo: sala da direção, sala da coordenação pedagógica e sala dos professores. Está equipada com uma copa e cozinha, um depósito de alimentos da merenda escolar e banheiros adaptados para deficientes físicos. As instalações receberam 28 centrais de ar refrigerado e 800 novas carteiras de alunos.

No presente ano letivo, a escola Ana Pontes Francez tem 959 alunos do Ensino Médio, matriculados inclusive nos programas Mundiar, EJA e tem também uma sala de aula via satélite do Sistema Interativo Educacional (SEI). A Prefeitura de Tucuruí ocupa oito salas da nova escola, atendendo 600 alunos do Ensino Fundamental. A escola Ana Pontes Francez, criada pelo Decreto Lei nº 453/8, de 21 de maio de 1986, até 1996 oferecia o Ensino Fundamental, que foi transferido no ano seguinte ao município. O Ensino Médio foi implantado em 1998.

Participaram da cerimônia, a secretária extraordinária de Municípios Sustentáveis, Isabela Jatene; o chefe da Casa Civil, Adenauer Góes; a deputada estadual Eliane Lima; o prefeito de Tucuruí Artur Brito acompanhados de vereadores e dos secretários do munícipio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...