Tucuruí é o 13⁰ município a receber coletes balísticos em 2022. A meta da Segup é beneficiar 63 municípios com a cessão de 1.100 equipamentos
Para ampliar os investimentos na segurança pública e garantir a integração entre os órgãos de segurança municipais e estaduais, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou nesta terça-feira (27) em Tucuruí, município da região Sudeste, 30 coletes balísticos para o órgão municipal de trânsito, fortalecendo a estrutura para ações ostensivas e repressivas.
O governador Helder Barbalho, em agenda de
trabalho no município, destacou os investimentos em segurança, para que a
atuação dos agentes seja a partir de um sistema integrado entre todos os órgãos
estaduais, municipais e federais.
"Nós estamos equipando particularmente os municípios, visando potencializar as guardas e órgãos municipais que atuam de forma integrada com as polícias Militar e Civil, de maneira absolutamente estratégica, para que nós possamos reduzir a criminalidade em todas as regiões do Estado. Portanto, hoje estamos em Tucuruí firmando esta parceria e trazendo equipamentos e apoio para que o órgão de trânsito do município possa, cada vez mais, estar estruturado para que possa colaborar com a oferta de paz para a nossa população", enfatizou Helder Barbalho.
Integração e fortalecimento - O titular da Segup, Ualame Machado, disse que "seguimos realizando investimentos nos órgãos municipais, de acordo a iniciativa que é parte da Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (Peosp), em que o Governo do Pará garante o fortalecimento, incentivo e a valorização das organizações municipais de segurança pública, como guardas municipais e órgãos de trânsito".
O secretário acrescentou que
"chegamos hoje ao 13⁰ município que recebe a cessão de coletes balísticos
somente em 2022. Esse é um dos compromissos da segurança pública para atender
aos órgãos municipais que são parceiros, reforçando e dando melhores condições
de trabalho aos agentes que atuam diariamente nas vias e ruas dos municípios.
Reiteramos que seguiremos avançando nos investimentos, para que os agentes
tenham os melhores equipamentos e qualificações para garantir a segurança da
população paraense".
A Segup já entregou 320 coletes em 2022. Entre os municípios contemplados estão: Óbidos, Breves, Oriximiná, Portel, Marituba, Salinópolis, Igarapé-Miri, Marabá, Tailândia, Ourilândia do Norte e Altamira. O repasse vai contemplar os 63 municípios do Pará com o trânsito sob a gestão da Prefeitura. A previsão é entregar 1.100 equipamentos.
A Política Estadual de Apoio aos Órgãos
Municipais de Segurança Pública faz parte de um dos eixos do Plano Estadual de
Segurança Pública, sendo essencial para a integração do Estado com os
municípios. O objetivo é aproximar e fortalecer as instituições municipais com
vários investimentos, incluindo a cessão de coletes balísticos, e investir em
capacitação, para que os agentes possam atuar de forma assertiva e qualificada
em todo o território paraense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário