sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Usina Hidrelétrica de Tucuruí comemora 35 anos de geração de pura energia para o Pará e o Brasil


Por: Wellington Hugles (Jornalista-DRT-PA 193 / Bacharel em Direito)


A Usina Hidrelétrica de Tucuruí construída no Rio Tocantins, em Tucuruí, sudeste do Pará, tem sua capacidade geradora instalada de 8.370 MW. É a maior usina hidroelétrica 100% Brasileira em potência instalada. Seu vertedouro tem a capacidade de escoar 110.000 m³/s no período do inverno, sendo o segundo maior vertedouro do mundo.


A construção foi iniciada em 24 de novembro de 1974, e sua primeira fase inaugurada em 22 de novembro de 1984 pelo presidente João Batista Figueiredo, na época com a capacidade de gerar 4000 MW, ampliada em meados de 2010 para a capacidade geradora de 8.370 MW, através de suas 23 turbinas em que estão em pleno funcionamento.

Neste dia 22 de novembro uma homenagem a todos os guerreiros e guerreiras que contribuíram direta e indiretamente para esta grande obra e a toda a equipe da Eletrobras Eletronorte que diariamente trabalham na geração e na distribuição de energia para o Pará e o Brasil, em especial ao Superintendente o Engenheiro Antônio Augusto Pardauil pela sua competência e dedicação extensiva a toda a equipe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...