Pesquise as matérias do JT:

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

A magia do desfile das Escolas de Samba voltou a brilhar nas escadarias de Tucuruí




 
 Escadarias lotadas para o desfile das escolas de samba
 Prefeito Bena Navegantes acompanhou atentou todo o desfile com convidados

Por: Rodolfo Sousa
De: Tucuruí
Fotos: DJ Mantena
 

Em parceria com a Liga das Escolas de Samba de Tucuruí – Liestuc, a Prefeitura de Tucuruí realizou o Desfile Oficial das Escolas de Samba de Tucuruí, passado 3 anos sem que as escolas da cidade desfilassem na Marques de Santo Antônio, palco da apresentação das escolas, na segunda-feira (12), o sonho se tornou realidade, e a grande festa de cores e beleza foi presenciada pela população, no retorno inesquecível do carnaval tucuruiense, que este ano veio com força total para assegurar sua posição de o mais belo e participativo do estado.


Cerca de 2 mil brincantes se dividiram nas 5 escolas de samba: Acadêmicos do Getat, Estação Primeira da Colina, Império Matinhense, Acadêmicos do Samba Unidos de Tucuruí e Unidos da Jaqueira, que levaram a magia empolgante do carnaval, inspirados em temas locais e regionais, transmitindo o enredo através das fantasias, carros alegóricos e adereços, um show de brilho e riqueza em detalhes, no contexto do tema defendido pela agremiação.


Este ano a disputa será acirrada e os jurados terão muito trabalho para poder coroar a escola campeã do Carnaval de 2018. A apuração dos votos ocorrerá nesta quarta-feira (14) as 17 h nas escadarias.

Cerca de 20 mil expectadores acompanharam atento o desfile lotando as escadarias, que rompeu a madrugada e se encerrou nos primeiros raios solares da manhã da terça-feira (13).


O camarote do prefeito Bena Navegantes e da 1ª dama Alessandra Francês, foi o mais movimentado, onde foram recepcionados muitos convidados que vieram presenciar o retorno do mais popular carnaval do Pará. O destaque foi à presença do ator da Rede Globo, o tucuruiense Luan Frank, que atua como o “Jean” na novela “Tempo de Amar”.


A 1º escola a abrir a noite foi os Acadêmicos do Getat

 

Enredo Amazônia é o mais puro sublime e esplendor de criação, um imenso rincão de veredas da imaginação que abortam no auspicio fundamental da concentração humana. Um solo abençoado pelo criador que quando caem às primeiras gotas do sol, revela-se uma explosão de cores da vida e beleza.

Trecho do samba enredo, "índio, caboclo, quilombola, eu sou (ôô) sou filho da terra que faz germinar a sabedoria popular".

2° escola da noite Estação Primeira da Colina

Enredo Nesse meu mundo de fantasia, vejo as cores da alegria.

Trecho do enredo "azul, vermelho e branco, as cores do meu pavilhão. Sou colina, sou emoção. Vou colorir o meu mundo de fantasia. Vou pintar o sete com a minha bateira".


Objetivo mostrar a magia que as cores proporcionam em nossas vidas, com diversidade e sem preconceito.

  
3° escola da noite Império Matinhense



Enredo toda criança tem seu poder, no imaginário da império, o super herói pode ser você.
A império matinhense embarca no fantástico universo dos super-heróis. Eles, que inspiram nossos sonhos e fazem parte da formação de nossa personalidade. Afinal, quem nunca sonhou em possuir poderes, vestir armadura, ou capa, fantasiar se como seu herói favorito e sair por ai a combater o mal.

Trecho do samba enredo "voa, voa sonho meu nessa folia. Ao som da minha bateira. Mostra tua força fúria verde. E faz estremecer a escadaria".

4º escola Acadêmicos do Samba Unidos de Tucuruí

Enredo a unidos abraça um filho seu, salve Waldemir Bechara.
O enredo que a Unidos de Tucuruí apresenta e uma homenagem a um dos beneméritos e interprete Waldemir Bechara. 
A Unidos de Tucuruí se debruça no universo pessoal e artístico desse nobre homenageado.
Trecho do samba enredo "brilhou, brilhou. A estrela de João da Mata, Baiano, Rompe Mato e Zé Raimundo vem sambar e saravá".


A 5º e última escola a se apresentar foi a Unidos da Jaqueira




O enredo José Soares de Couto Filho, conhecido como Navegantes, e o enredo da Unidos da Jaqueira, com o título Navegantes, brilha a história de um ilustre prefeito popular.



Nascido sob o signo de aquário em 03/02/1937 na cidade de Igarapé-açu, nordeste paraense, morou em Icoaraci, a Vila do Sorriso, e em Belém, a cidade das Mangueiras. Em seguida morou e casou em Mocajuba, de onde veio então para Tucuruí.

Trecho do samba enredo, "de verde e rosa, iluminamos as escadarias, te saudamos Navegantes, em tuas obras com a nossa bateria".




 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário