segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Tucuruí: Pesquisa do Ibope sob suspeita

Resultado da Pesquisa do Ibope sob suspeita de beneficiamento de Sancler além dos números ultrapassarem o percentual de 100%

Resultado da Pesquisa do Ibope em Castanhal foi proibida a divulgação pelos fatos de dúvidas nas mostragens e o número do percentual não chegou em 100% 

Nos gráficos da pesquisa estimulada do Ibope o total de entrevistados ultrapassa os 100%
O flagrante de uma moradora quando da procura pelas entrevistadoras do Ibope a procura de casa com cartazes identificando sua preferência ao candidato a reeleição em Tucuruí

Pesquisa do Ibope sob suspeita

Os Partidos Políticos ligados as Coligações que disputam as eleições municipais de 2012, deverão protocolar nas primeiras horas desta terça-feira (18), representação judicial solicitando a proibição da utilização dos resultados da pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Ibope Inteligência, no período de 12 a 14 de setembro, com uma amostra de 406 eleitores entrevistados, garantindo uma confiança de acerto de 95% e uma margem de erro de até 5% para cima ou para baixo, mas que em diversas graficos os números deixam em duvida a transparência dos percentuais aplicados de 100%, ou seja, não estão diretamente transmitindo o desejo dos 406 eleitores sondados.
Contrato – O Sistema Floresta de Comunicação afiliado ao Sistema Brasileiro de Televisão -SBT, através da Rádio Floresta LTDA, contratou o instituto Ibope Inteligência de pesquisas, pelo valor de R$ 33 mil, para realizar a pesquisa de Opinião Pública em Tucuruí, sendo registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo Nº 00125/ 2012.
Nesta segunda-feira (17), foram anunciados os resultados no programa diário de rádio de maior audiência em Tucuruí e região o “Tucuruí Agora”, bem como no único jornal televisivo da cidade o TJ Regional de propriedade da contratante.
Com os resultados disponibilizados no site oficial do Ibope, as coligações ao tomarem conhecimento dos números, observaram diversas disparidades, dentre as mais sérias, e que se observa a “olho nu”, caracterizando um descompasso nos resultados oficiais, são os observados nos gráficos que mostram os percentuais dos candidatos em suas intenções de votos para prefeito, os números da amostra estimulada dos quatro candidatos totalizam mais de 100%, demostrando uma disparidade nos resultados oficiais que, segundo o Ibope dão uma garantia de 95% de confiança.
Ainda observa-se nos gráficos, outra amostra com referência a rejeição dos candidatos a prefeito, o total dos percentuais chegam a 117%, ou seja, foram ouvidos mais do que os 406 eleitores que deveriam ser entrevistados para o concluso da pesquisa, ou em duas situações, os números não estão corretos por algum erro na finalização dos dados. Mas segundo a informação contida na pesquisa que as somas das porcentagens que não totalizam 100%, são em função decorrentes de arredondamentos ou de múltiplas escolhas.
É fato, que o Instituto Ibope tem uma excelência em pesquisa, e. é, o de maior credibilidade no país, mas, com esta situação de números desencontrados, cria-se um precedente para que os partidos que disputam as eleições tento o 13, 15 e 50, entrem com representação solicitado ao juízo eleitoral, a proibição da utilização destes números, como foi feito no inicio do mês de setembro no município de Castanhal, em face, de estarem sendo prejudicados com as disparidades da pesquisa e os supostos equívocos, até os devidos esclarecimentos do instituto, e ou, as devidas correções, que se não forem solucionadas podem induzir diretamente o eleitor em acreditar nos números publicados, e que deixam duvidas qual a formula utilizada para a finalizações dos gráficos e a falta de levantamento do plano amostral e ausência da demonstração da ponderação, como ocorrido no ano de 2008 na eleição a prefeito de Belém, sendo o resultado da pesquisa impugnado para a publicação pela justiça eleitoral.
Espontânea – ​No resultado da pesquisa observa-se quando o entrevistado e perguntado de sua intenção de voto, é feita sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, o atual prefeito Sancler atinge 53% das citações. Jones William tem 14% das intenções de voto, Claudio Furman 9% e Professor Jonatas são citados por 4% dos eleitores de Tucuruí e 1% citou outros nomes. Brancos e nulos somam 3%, enquanto 16% dos eleitores não sabem ou preferem não responder em quem votariam, totalizando os 100% que são o correto no universo de 406 entrevistados.
Rejeição - Quando perguntados em quais candidatos não votariam de nenhuma maneira, o candidato Claudio Furman é citado por 49% do eleitorado. Jones William atinge 23% das menções, enquanto Sancler e Professor Jonatas têm índices de rejeição de, respectivamente, 16% e 12%. Os eleitores que declaram poder votar em qualquer um dos candidatos representam 6% do eleitorado, ao passo que 11% não sabem ou preferem não responder essa questão, totalizando 17% a mais do número oficial de 100% dos 406 eleitores entrevistados.
Castanhal Da mesma forma, como esta ocorrendo em Tucuruí, os resultados da pesquisa de opinião pública do Ibope em Castanhal, que apontou Paulo Titan com 52% das intenções de votos, não batem o total de entrevistados, em um universo de 100%, o resultado aponta apenas 99%, a justiça eleitoral determinou a proibição da divulgação dos resultados que ocorreria no último dia 5 de setembro, nos programas eleitorais. Já nesta segunda-feira (17), o juiz do TRE, liberou a divulgação dos resultados, com as devidas correções dos dados.
Impugnação – Nas eleições de 2008 para a prefeitura de Belém, a Justiça Eleitoral impugnou a publicação dos resultados da pesquisa do Ibope Inteligência, encomendado pelo Partido Democratas. Aliás, foi Duciomar, candidato pelo PTB a reeleição na capital, quem impugnou a pesquisa.
A decisão foi tomada pelo juiz do TRE Rubens Leão que concedeu liminar impedindo que a sondagem fosse publicada. Nas alegações do PTB em 2008, foi observada à falta de levantamento do plano amostral e a ausência da demonstração da ponderação. Na sentença o Ibope teve que indenizar Duciomar Costa em R$ 50 mil, de multa por uma pesquisa irregular, montada e divulgada às vésperas da eleição.
Pesquisadores - Segundo informações de dezenas de moradores do bairro Santa Mônica, Jardim Mariluce e Colorado, as entrevistadoras, realizavam a escolha das residências para sondagem, na sua grande maioria com a identificação de cartazes ou bandeiras do candidato à reeleição no munícipio de Tucuruí. Com isso, as entrevistadoras conduziram os resultados da pesquisa em beneficio de apenas um candidato, colocando o Ibope em uma situação delicadíssima, conduzindo a um suposto erro com a publicação dos percentuais da pesquisa de forma direcionada, prejudicando a imagem, competência e a seriedade do Ibope no munícipio de Tucuruí, e colocando em “xeque-mate” todos os demais candidatos concorrentes. (Wellington Hugles)

Fonte de dados: http://www.eleicoes.ibope.com.br/Paginas/Prefeito-Sancler-lidera-a-disputa-pela-reeleicao-em-Tucurui.aspx

5 comentários:

  1. Deixa o povo sofre mais 4 anos, eles gostam de viver na lama.

    ResponderExcluir
  2. O povo e trouxa se esse cara se reeleger eu vou rir deles depois chorando por saúde, educação, segurança ...

    ResponderExcluir
  3. ai jovem, vc vê nas demais tabelas, o percentual que os entrevistados acham qual o maior problema de tucurui, 'a saude' e ai, é unanime que algo nao tá bom, então essa pesquisa ajuda a dizer que o governo 2+3 (quartos)foi péssima para saúde/educ/emprego.logo é uma farsa essa pesquisa.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, o engraçado é que vcs só lavam das coisas ruim, vcs são cego em ver as enumeras conquistas que o governo Sancler proporcionou para o povo de tucurui, sobre a pesquisa veja o justificativa do ibope na pagina da Folhadetucurui.

    ResponderExcluir
  5. Marivane, Wagner , Junior Souto, e até Jairo enriquecidos, este ultimo, nem emprego tem para justificar tanto gasto . SÓ TROUXA. MAIS 4 anos de sofrimento. Mas o mensalão está sendo julgado agora 6 , 8 anos depois, muitos vão para onde esses irão TAMBÉM no futuro XADREZ;

    ResponderExcluir

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...