quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Alcoolemia: Julgamento inédito condena há 8 anos e 6 meses responsável pela morte de Idoso

Justiça foi feita após a morte prematura por atropelamento do idoso  Polidorio Vieira  
Ronildo Rodrigues Costa, vulgo “Pantera”, condenado pelo Júri Popular há 8 anos e 6 meses de detenção em regime fechado
Veículo com seis anos de atraso de emplacamento que estava sendo conduzido pelo réu Ronildo Rodrigues Costa não habilitado, que atropelou e matou o idoso Polidorio Vieira, em abril de 2013

WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Fotos: Wellington Hugles

Em um julgamento inédito na região norte do país, a magistrada Walker Beltrão Gomes, Juíza de Direito da 3ª Vara Penal da Comarca do município de Tucuruí, sudeste do Pará, presidiu o Júri Popular, que condenou o réu Ronildo Rodrigues Costa, 53 anos, conhecido pela acunha de “Pantera”, há 8 anos e 6 meses de detenção, em regime fechado, no Centro de Recuperação Regional de Tucuruí (Crrt), em função de, sobre efeito de álcool, ter cometido na tarde do dia 23 de abril de 2013, o atropelamento, ocasionando a morte do idoso Polidorio Vieira, 85 anos. O fato ocorreu no momento em que o idoso iniciava a travessia da faixa de pedestre no cruzamento das vias Santo Antônio com a Lauro Sodré, sendo que após o atropelamento o condutor do veículo “Pantera”, ainda chegou a fugir do local, sem prestar socorro a vítima.

Um dos julgamentos mais esperados e inéditos na região norte do país, movimento a cidade de Tucuruí, onde sua população aguardava ansiosa, qual seria o seu desfecho, em virtude de se trata do cumprimento da Lei Seca pela alcoolemia.

A Sessão do Júri Popular teve início às 8 h da manhã do último dia 4, sobre a presidência da Juíza Walker Beltrão Gomes, contando com o acompanhamento do Ministério Público do Estado através do Promotor de Justiça Charles Teixeira. O advogado de defesa de Ronildo Rodrigues Costa, tentou demostra aos jurados a tese de dolo eventual, onde o réu, mesmo sem querer efetivamente o resultado, assume o risco de tê-lo produzido.

Mas que foi derrubado pelo advogado de acusação, que mostrou aos jurados que o fato ocorreu em função a grande quantidade de bebidas alcoólicas consumidas pelo réu Ronildo Rodrigues Costa conhecido como “Pantera”, que inclusive, e “useiro e vezeiro”, em cometer estas atitudes de dirigir “embriagado”, foi então, que, na tarde do dia 23 de abril de 2013, sobre o efeito do álcool, “Pantera” trafegava pela Rua Lauro Sodré em alta velocidade no seu veículo de marca Gol, ao realizar a curva no cruzamento com a Rua Santo Antônio, atropelou frontalmente o idoso de 85 anos, Polidorio Vieira, que estava na faixa de pedestres iniciando a travessia.

O impacto foi descomunal que projetou o corpo da vítima há mais de 10 metros de distância.

Mesmo consciente de sua ação criminosa, o réu fugiu do local do acidente em disparada no seu carro.

Depois de demorada perseguição da Polícia Militar, “Pantera” foi detido e levado para a Seccional de Tucuruí, após investigação foi constatado que o veículo esta com o emplacamento atrasado desde o ano e 2007, e que o condutor Ronildo Rodrigues Costa não possuía habilitação para dirigir veículos, mesmo assim pagou fiança e estava respondendo o processo em liberdade.

Todos estes fatos evidenciaram e subsidiaram a decisão dos jurados que por unanimidade anunciaram a magistrada Walker Beltrão Gomes, a condenação de réu Ronildo Rodrigues Costa, e sua reclusão pelo período de 8 anos e 6 meses, em regime fechado, pela sua culpa na morte do idoso Polidorio Vieira.

Os familiares parabenizaram a Justiça de Tucuruí, que deram um passo importantíssimo para que muitos dos que hoje praticam o crime de alcoolemia pensem duas vezes antes de consumirem bebidas alcoólicas e sair dirigindo pelas ruas da cidade, colocando em risco sua vida e dos que estão em sua volta.

O inquérito Policial foi tombado e capitulado pelo Delegado de Tucuruí Jivago Ferreira, que recentemente foi transferido, assumindo a Seccional de Paragominas, mas substanciou com todas as provas necessárias para que os jurados pudessem tomar a decisão pela condenação.

Relembre os fatos:

http://jornaldetucurui.blogspot.com.br/2013/04/polidorio-vieira-morre-aos-85-anos-apos.html

3 comentários:

  1. primeira vez em tucurui se faz justisa

    ResponderExcluir
  2. o jornal nao ta mais publicando os comentarios

    ResponderExcluir
  3. ninguem soube tambem q a policia prendeu o diretot da cttuc em um puteiro la no mariluce. bebado

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...