E agora Sancler, a casa caiu!!!
Arrecadação referente ao mês de abril de 2013 de R$ 15.150.820,13, comparativa a folha de pagamento do mês de maio de 2013, a prefeitura esta cometendo crime de responsabilidade fiscal gastando 70% dos recursos arrecadados apenas com o pagamento de funcionários
Lotação do gabinete do Prefeito de Tucuruí com 316 funcionários com um total de gastos mensais de R$ 524.384,90 (se todos os 316 funcionários entrarem na sala do gabinete ao mesmo tempo a prefeitura de Tucuruí vai ao chão)
Em comparação ao gabinete de Sancler a Vice-prefeita Henilda Santos tem apenas 30 funcionários totalizando uma folha de R$ 53.532,62
Sancler está gastando 70 % da arrecadação mensal com pagamento dos 5.828 funcionários totalizando R$ 10.205.688,25
WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles
A Prefeitura Municipal de
Tucuruí atravessa a maior crise econômica administrativa da história dos seus
65 anos de emancipação, mesmo com uma gestão que tem garantindo a “peso de ouro”
o convencimento da população através dos meios de comunicação local, gastando
para isso a bagatela de R$ 2 milhões ao ano, disponíveis através da empresa contratada
para assegurar a divulgação das ações institucionais da PMT.
Um município que já teve uma
arrecadação que ultrapassou os R$ 25 milhões ao mês, hoje em função ao término
das obras do governo federal e pela falta de investimentos inexistentes nos últimos
cinco anos na geração de emprego e renda, e pela falta de incentivos para atrair grandes indústrias e projetos
para fomentar empregos na cidade, Tucuruí que hoje, ainda ostenta o 5º lugar do
estado em arrecadação, tendo em vista os recursos oriundos dos royalties e na geração
de energia, atravessa uma situação inusitada e de afronta às leis existentes no país.
Os limites das despesas com
pessoal não é novidade para os gestores públicos, pois, anteriormente à Lei de Responsabilidade
Fiscal (LRF), já existiam leis tratando desse assunto.
A Constituição Federal Brasileira
homologada em 1988, no seu artigo 169, já determinava: “A despesa com pessoal
ativo e inativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não
poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar”.
A Lei de Responsabilidade
Fiscal (LRF), estabelece os limites em seu Artigo 19, in verbis: Art. 19. Para
fins do disposto no caput do Art. 169 da Constituição, a despesa total com
pessoal, em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da RCL, a
seguir discriminados: I – União: 50% (cinquenta por cento); II – Estados: 60%
(sessenta por cento); III – Municípios: 60% (sessenta por cento).
No que tange à esfera
municipal, o inciso III do artigo 20 da LRF diz que a repartição dos limites
globais do artigo 19 acima, “não poderá exceder os seguintes percentuais, a saber:
6% (seis por cento) para o Legislativo, incluído o Tribunal de Contas do
Município, quando houver; 54% (cinquenta e quatro por cento) para o Executivo”.
Crime de Responsabilidade
Fiscal – Passado quase dois anos para a liberação da folha oficial de pagamento
da Prefeitura Municipal de Tucuruí, a Secretaria de Administração encaminhou nos
últimos dias cópia ao Ministério Público do Pará, com o acesso a este documento público
que a priori deveria estar no site da Transparência Pública, mas, que no site
oficial da PMT existe o ícone, mas não esta disponível a informação.
Comparando a administração passada,
que administrou o município de Tucuruí no período de 2004 a 2008, observamos
que a gestão municipal oscilou no número de pessoal entre 3 a 4 mil funcionários
entre estatutários e contratados, comprometendo a folha de pagamento em 53%.
Desde o início da gestão do atual
prefeito Sancler Ferreira, foi solicitada a listagem oficial dos funcionários da
PMT nomeados e contratados pelo novo gestor, sendo fornecida apenas no mês de
junho de 2011, ao Ministério Público, a relação que constava além dos 2.100 funcionários
concursados, mais 3.728 entre funcionários comissionados e contratados
totalizando há época 5.381 funcionários.
Com uma arrecadação mensal
oscilante, mas, comparando ao mês de abril de 2013, anterior ao fornecimento da
folha de pagamento ao MP, a municipalidade arrecadou R$ 15.150.820,13
comprometendo deste montante o valor de R$ 10.205.688,25 só com o pagamento de funcionários,
totalizando 70% (setenta por cento) da arrecadação mensal, sobrando para investimento
no município o valor de apenas R$ 4.945.132,00, segundo a Lei de Responsabilidade
Fiscal (LRF), o teto máximo para o comprometimento com o pagamento de pessoal para
o poder executivo municipal e de 54 %, ou seja, R$ 8.181.442,00, é fato comprovado,
que Sancler Ferreira esta descumprindo a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade
Fiscal, gastando o excedente de 16 % a mais dos recursos do município, totalizando
mais de R$ 2 milhões ao mês, que poderiam estar sendo investidos para a
garantia de obras e serviços em prol da população.
Além do mais, após conferir os
nomes dos funcionários comissionados e contratados, se observou disparidades
arrepiantes, famílias inteiras estão na folha de pagamento, familiares do gestor
municipal em quase sua totalidade recebem pela prefeitura, secretários de
governo com seus cônjuges, irmãos e filhos, assessores com todos os seus parentes,
além de uma centena de pessoas que aparecem na folha, mas, não trabalham e
estão fora do município trabalhando em empresas particulares e fazendo faculdade
em diversos outros municípios e estados.
Duplo Crime - O prefeito Sancler Ferreira, além
de estar cometendo crime de responsabilidade fiscal, não obedecendo ao teto máximo
com o pagamento de pessoal, ele também esta cometendo crime de nepotismo direto
e cruzado, assim como, secretários e assessores, na verdade a prefeitura de
Tucuruí virou a casa da "Mãe Joana", uma grande “cabide de emprego”.
E o que é pior de tudo isso, e que os
3.728 funcionários que estão trabalhando na prefeitura, não tem nenhum garantia
de permanência, e nestas vagas ocupadas por comissionados e contratados,
poderiam ser preenchidas através de Concurso Público que o prefeito vem
enrolando desde 2009, com isso, daria garantia de estabilidade aos aprovados.
As provas estão ai, agora, e
só esperar a posição que o Ministério Público do Pará e também o Ministério
Público Federal, vão tomar, haja vista, a utilização dos recursos oriundos dos
repasses do Tesouro Nacional para o pagamento da folha do funcionalismo público
de Tucuruí.
no hosp regional está acontecendo a mesma coisa, a folha de funcionários do siafen, compromete mais de 70% do custeio do hospital, que está atolado em dividas, do jeito que está indo vai deixar mais de um milhão sem empenho para o próximo ano uma bomba relógio, tudo sem licitação.
ResponderExcluirChora oposiçao!! kkkkkk
ResponderExcluirParabens, Wellington pela reportagem...vc é um dos poucos tucuruienses que realmente tem a coragem de expor essa vergonha que há tempos está entrenhada na politica de Tucurui.Você tem o meu respeito!
ResponderExcluirNas vésperas das eleições do ano de 2012, estava eu numa parada de ônibus e ouvi uma conversa de duas pessoas, na qual uma delas dizia que estava querendo fazer um consórcio de uma moto, mas só seria possível se o atual prefeito ganhasse a eleição, então, acredito que ELE esteja desfilando pelas ruas da cidade nesse exato momento em sua Motinha. Com certeza esse caso não é único.
ResponderExcluirAcredito que os MPE e MPF tomaram algumas providências,mas pena que será tarde demais,os favorecidos já terão deitado e rolado no dinheiro público.
Agora é vergonhoso, pessoas que nunca se quer pisaram na prefeitura, todo mês recebem BONS e JUSTOS salários pelos seus DIGNOS serviços prestados.
VERGONHA !!!!
agora faz sentido, ultimamente a prefeitura de Tucuruí vem dando alguns sinais de ''falência'', ja fazem algumas semanas que dois semáforos bem no centro da cidade pararam de funcionar, não sei qual é o problema, mas acredito que não seja complicado, qualquer pessoa que mexa com eletrônica pode resolver, mas para isso TEM QUE PAGAR, CADÊ O DINHEIRO ???????
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