Fotos: Wellington Hugles
No
início da tarde da última quinta-feira (8), um caminhão baú de placas MXC 2190
de Benevides-PA, vindo de Belém, carregado com centenas de latas de tintas para
o comércio de Tucuruí, sofreu um acidente na BR 422, a 7 km do centro da Tucuruí,
próximo ao início da duplicação da rodovia.
O
acidente foi causado por uma obra de escavação para a colocação de uma
tubulação de abastecimento de água, que se encontra em obras desde 2007.
A
autarquia da prefeitura de Tucuruí, Nossa Água que administra os serviços de
distribuição e abastecimento de água a população de Tucuruí, resolveu realizar
a escavação para a colocação dos tubos na manhã desata quinta-feira, mas não se
preocupou com a devida autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura
Terrestre – DNIT ou o acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal, órgãos de
administração e fiscalização da rodovia federal.
Com
isso não deu outra, após ter realizado o corte da rodovia com a escavação de
uma imensa vala, um caminhão que se dirigia para a cidade ao descer uma grande
ladeira após a curva deparou-se com o obstáculo na rodovia, o motorista do
caminhão tentou de todas ao formas parar o veículo, mas devido à quantidade de
aterro espalhado na pista derrapou e atravessou a vala chocando-se de frente
com uma retroescavadeira que realizava a escavação da via.
Por
sorte o acidente não tomou outras dimensões, devido o horário ter sido no
momento do almoço da equipe que realizava a obra. O caminhão teve algumas
avarias e seus passageiros nada sofreram.
Segundo
Ronaldo Felipe diretor da Nossa Água, o acidente foi causado pela imprudência
do condutor do caminhão, pois com toda a claridade do dia o motorista não
enxergou a máquina realizando a obra na BR, “infelizmente no horário da colisão
os agentes da Companhia de Trânsito de Tucuruí – CTTUC, que estavam orientando
o fluxo dos veículos no local, tinham ausentando-se para o almoço, ficando a
rodovia sem a devida orientação quanto ao perigo”.
Segundo
o motorista do caminhão que ficou bastante avariado Carlos Santos, ele nunca
tinha visto realizar obras de corte de uma estrada federal sem a mínima
sinalização dos órgãos competentes, inclusive fazer uma vala dessa proporção
após uma ladeira seguida de uma acentuada curva, “quando descemos a ladeira
nossa velocidade e muito grande e não há freio que segure”, ainda mais como
saberíamos que a estrada estaria cortada.
A
BR 422 está se tornando a rodovia da morte, com o aumento cotidiano no registro
de inúmeros acidentes, e com esta intervenção do munícipio na realização de
obras que necessitou o corte da rodovia federal sem as devidas autorizações, demonstram
a fragilidade da rodovia, onde os departamentos de manutenção e principalmente
a Polícia Rodoviária que exerce a fiscalização, encontram-se omissos na
fiscalização destes desmandos que vem ocorrendo em toda a extensão da BR 422. (Wellington Hugles)
Os agentes da CTTUC tavam pro almoço, mas o transito não pára e alem do mais esses "guardinhas", a maioria deles, só servem pra oprimir os condutores, eles não tem autonomia pra dar uma multa sequer. São míseros "orientares de transito".
ResponderExcluir