O Superintendente de Geração Hidráulica da Eletrobras Eletronorte, Antônio Bechara Pardauil acompanhou a comitiva na visita a Usina e Eclusas de Tucuruí
A comitiva federal formada pela Comissão Especial da Transposição Hidroviária de Níveis com a equipe da Eletrobras Eletronorte da UHE de Tucuruí
Deputado Federal Eduardo Sciarra (PSD-PR)
WELLINGTON HUGLES com Colaboração de DENIS ARAGÃO
De Tucuruí
Foto: Divulgaçlão Eletrobras Eletronorte
A Comissão Especial da
Transposição Hidroviária de Níveis desembarcou em Tucuruí as 10h da manhã desta
quinta-feira (24), para visita oficial as instalações da Usina Hidrelétrica e
eclusas. O objetivo é conhecer o maior empreendimento da União na região
amazônica e obter informações essenciais que ajudarão a compor o Projeto de Lei
Nº 5.335/09, do Senado, que caracteriza como serviço público a operação de
eclusas e outros dispositivos de transposição de níveis em hidrovias.
A comitiva composta por nove
deputados e assessores, além de integrantes da Agência Nacional de Transportes
Aquaviários (Antaq) e da empresa Bardella, pode conhecer as características do
serviço e a operação das eclusas responsáveis pela transposição do rio
Tocantins.
Os Deputados Federais Chico
das Verduras (PRP/RR), Edinho Bez (PMDB/SC), Eduardo Sciarra (PSD/PR), Jaime
Martins (PSD/MG), Jesus Rodrigues (PT/PI), Lira Maia (DEM/PA), Moreira Mendes
(PSD/RO) e Ságuas Moraes (PT/MT), que compõem a Comitiva da Comissão Especial de
Transposição Hidroviária de Níveis da Câmara dos Deputados Federais, que
analisam a liberação das obras de construção de novas Usinas Hidrelétricas no
Brasil, estiveram na manhã desta quinta-feira (24), em Tucuruí, sudeste
paraense, para visitarem in loco o
funcionamento da Usina Hidrelétrica e suas Eclusas em Tucuruí.
Para o deputado Lira Maia
(DEM/PA), membro titular da Comissão, a intenção é propor uma nova legislação
de transposição de rios e Tucuruí é um excelente exemplo para subsidiar o
projeto.
O deputado explica que a
Comissão tem percorrido o país para obter informações essenciais para a
composição do projeto que vai definir uma nova legislação, mais efetiva, para o
setor hidroviário no Brasil. “Esse projeto é importante já que se constrói barragem
e se esquecem de viabilizar a navegação”, lembra o parlamentar.
O Superintendente de Geração
Hidráulica da Eletrobras Eletronorte, Antônio Bechara Pardauil, enfatizou que a
visita dos parlamentares vai ajudar a aprimorar a Legislação. Ele explica que a
operação e manutenção das eclusas é de responsabilidade da Eletrobras
Eletronorte e o modelo foi apresentado em sua totalidade aos membros da
Comissão. “Assim eles podem conhecer o que tem sido feito em Tucuruí e a partir
daqui, replicar esse modelo que poderá ser utilizado, no futuro, em todas as
novas usinas e eclusas do país”.
Conforme o relator do projeto,
deputado Eduardo Sciarra (PSD-PR) a visita serve para embasar o Projeto que irá
regulamentar o setor hidroviário no país. “O custo-benefício do modal hidroviário
não tem sido levado em consideração. Um erro já que o escoamento da produção
via hidrovias é uma alternativa viável e essencial para reduzir os custos”.
Para o relator, o exemplo de
Tucuruí poderá servir de base para o futuro dos transportes no país. “Se o
Brasil investisse nesse tipo de transporte, o País poderia aumentar sua
competitividade no mercado de grãos, dentre outros”, avalia o deputado.
Até junho, o Projeto de Lei
será apresentado e votado na Comissão Especial da Câmara Federal. Se aprovado,
o documento volta ao Senado. “A intenção é estar com todo o projeto pronto,
votado e aprovado até o fim deste ano”, observa Sciarra.
A hidrovia Araguaia - Tocantins
é um anseio antigo da região, mas depende de outro projeto essencial, o
Derrocamento do Pedral do Lourenço, próximo a Marabá. Com o derrocamento do
Pedral, a subutilização das eclusas de Tucuruí terá fim, já que parte da
produção mineral e agrícola do sul e sudeste do Estado poderá chegar a
Barcarena e de lá para Estados Unidos, Oriente Médio e Europa.
Projeto - O Projeto de Lei Nº 5.335/09
tramita na Câmara desde 2009. A lei atual sobre concessões e permissões de
serviços públicos (Lei 9.074/95) já inclui barragens, contenções, eclusas,
diques e irrigações entre as obras que se sujeitam ao regime de concessão. A
proposta substitui na lei o termo "eclusas" pela expressão geral
"dispositivos de transposição hidroviária de níveis".
A implantação de equipamentos
de transposição de níveis tem sido dificultada por causa da indefinição do
responsável pelos custos de construção e operação.
Para o setor elétrico, que não
pode repassar os custos adicionais para suas tarifas, essas obras representam
apenas ônus. Os governos federal e estaduais, detentores do domínio das águas,
não dispõem de recursos financeiros a fundo perdido para custeá-las.
Regras para construção - O
projeto também exige que a construção de barragens para geração de energia
elétrica ocorra ao mesmo tempo que a construção dos dispositivos de
transposição de níveis previstos no Sistema Nacional de Viação ou nos sistemas
estaduais de viação. O projeto acrescenta essa medida à Lei 9.433/97, que
institui a Política Nacional de Recursos Hídricos.
A construção desses
dispositivos em rios de domínio da União, segundo o texto, dependerá de prévia
declaração de reserva de disponibilidade hídrica fornecida pela Agência
Nacional de Águas (ANA). Atualmente, a Lei 9.984/00, que cria a ANA, prevê essa
declaração apenas para a concessão do uso de potencial de energia hidráulica.
O projeto também retira da
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a responsabilidade de intermediar
esse procedimento.
Atribuições da Antaq - Outra
medida prevista no projeto é o aumento de responsabilidades da Agência Nacional
de Transportes Aquaviários (Antaq). Segundo a proposta, também serão
atribuições da Antaq: a publicação dos editais, o julgamento das licitações e a
celebração dos contratos de concessão para operação de dispositivos de
transposição hidroviária nos cursos de água de domínio da União.
Por fim, o projeto amplia a
esfera de atuação do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes
(Dnit) para esses dispositivos. Caberá ao órgão administrar seus programas de
operação, manutenção, conservação e restauração.
Incentivo às hidrovias - O
projeto vai incentivar o aumento do uso comercial da rede brasileira de
hidrovias e, consequentemente, da competitividade dos produtos nacionais. Isso
porque, o consumo de combustíveis no transporte hidroviário é menor que o
consumo no rodoviário ou no ferroviário.
Programação - Na programação
haverá a apresentação do Sistema de Gestão da Geração Interligada OGH, pelo superintendente da UHE
Tucuruí Antônio Pardauil e a visita as Instalações da Usina Hidrelétrica
Tucuruí e Eclusas.
Foi ministrada uma palestra
pelos funcionários da Eletronorte – Eletrobras Antônio Pardauil, Fernando
Leite, Carlos Gil e Iramar, sobre Segurança nas Instalações da UHE Tucuruí e
Eclusas, na oportunidade serão apresentados as EPI´s (Equipamentos de Proteção
Individual) aos parlamentares e comitiva.
Na oportunidade o
superintendente Antônio Pardauil também apresentou um balanço de todas as
atividades desenvolvidas pela Eletrobrás - Eletronorte em prol do crescimento
de Tucuruí e Região, além de todas as obras e serviços que foram concluídos e estão
sendo realizados juntamente com as prefeituras do entorno do Lago, atendendo as
condicionantes, levando desenvolvimento e beneficiando a população da região.
As 15 h a Comitiva da Comissão
Especial de Transposição Hidroviária de Níveis da Câmara dos Deputados Federais
retornará para Brasília no avião da Força Nacional.
quando chega perto de eleiçoes começam a aparecer esses caras ai mais a populaçao esta esperta
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