Empresários da cidade de Tucuruí anunciaram no último dia 15, o descobrimento de uma Mina de Ferro, localizada há apenas 4 km do centro da cidade nas proximidades da Casa Penal do estado.
O anuncio esta dando uma grande reviravolta na cidade, que passa por uma recessão na geração de emprego e renda, devido ao término do ciclo das grandes obras do governo federal que dominaram aos longos dos anos o mercado de trabalho de Tucuruí e região com a construção da Hidrelétrica e das Eclusas de Tucuruí.
O empresário Jahir Gonçalves Seixas de 89 anos, destes 41 anos voltados pelo trabalhando no desenvolvimento de Tucuruí, anunciou no dia da Proclamação da Republica, o descobrimento de uma imensa mina de ferro, a notícia esta sendo comemorada por toda a população de Tucuruí como uma salvação para a falta de empregos na cidade e o retorno ao crescimento que se encontra estagnado no município.
Maior do Pará – Após os estudos realizados por empresa especializada contratada pelo agropecuarista Jahir Seixas, foi constatada nas proximidades do Km 4 da BR 163 (Rodovia Transcametá), a existência de uma mina de ferro de uma proporcionalidade nunca vista na região, maior até que a existente no município de Canãa do Carajás no sudeste paraense.
Vale – Segundo informações a empresa já esta viabilizando a implantação de um escritório e laboratório para a análise e posteriormente a criação de um projeto para a nova mina. Com isso o município de Tucuruí dará novamente sua grande parcela de contribuição ao país, atualmente com a geração de energia e agora com o fornecimento de minério pata todo o mundo.
Ferrovia – Com a identificação do potencial da nova mina a Vale já esta realizando estudos para a construção de uma ferrovia com mais de
Impacto – Para a construção da Mina de Ferro em Tucuruí, muitas barreiras terão que ser vencidas, pois na localidade encontram-se os mananciais que abastecem a cidade com água potável, além da obra do novo cemitério público da cidade, com isso a empresa terá que realizar uma reestruturação da área para poder receber a autorização ambiental para a extração do minério, haja vista, que no local uma empresa iniciou as obras para a construção de um loteamento e após o início dos serviços de escavação e terraplenagem tiveram a mais de um ano o embargo das obras pelo IBAMA por falta de autorização da SEMA municipal e estadual.
Com a definição pela empresa exploradora de minério para a criação da mina de ferro em Tucuruí o município e a região que foi no passado tão impactada com o barramento do Rio Tocantins e até os dias atuais ainda não foram totalizadas as suas compensações pelas perdas territoriais na fauna e flora, e culminando com o fechamento do Rio Tocantins que encontra-se sem navegabilidade até hoje, com isso, nesta nova fase toda a população terá oportunidades de observar as condicionantes e exigir seus cumprimentos antes da exploração das riquezas do município. (Wellington Hugles)
Tomara que não aconteça igual a curuça. a vale do rio doce comprou uma grande área e a população achou qie ia se dar bem. Acontece que a vale comprou a terra somente para impedir que o seu concorrente se instalasse na região. De repente uma concorrente da vale para fornecer o minério para as guseiras de marabá seria mais eficiente
ResponderExcluiressas terras ae são do Jair Seixas?
ResponderExcluirSó acredito vendo, pois em Tucuruí nada funciona direito, apenas a hidreletrica que gera energia para fora é que tem dado resultado.
ResponderExcluirA BR não é a 422?
ResponderExcluirEsta matéria parece notícia de primeiro de abril. Seria bom demais pra ser verdade...
ResponderExcluirvai aprender a escrever seu burro.
ResponderExcluire para de falar merda pq vc nem sabe o que fala.
Dá-lhe invejoso. Queria ver se dessa tua cabeçinha oca sai alguma coisa. Inveja mata.
ExcluirP.S: E quando escrever. Escreva palavras inteiras, não códigos. E depois de ponto, é sempre letra maiúscula.
LEMBRE-SE:
Quem fala o que quer, ouve o que não quer.
No caso. Ler o que não quer.
Vamos ter fé, isso sim..
ResponderExcluirEU FICO MUITO FELIZ COM ESSA NOTICIA, SOU FUNCIONARIO DA VALE MAIS MOREI MUITO TEMPO NESSA CIDADE LINDA,ESPERO VOLTA PARA ESSA MINA DE FERRO PARA PODER CONTRIBUIR PARA ESSA CIDADE.
ResponderExcluirTambem fico feliz com essa notícia, morei muito tempo nessa cidade tomei banho nessa cacheitra do km 4 com meus amigos, e agora essa cidade tem a chance de crescimento ainda mais; legal saber disso; vamos torcer pra isso ser verdade.
ResponderExcluirÉ legal saber que Tucuruí ainda pode se desenvolver depois de tanto tempo apos construção da Usina Hidreletrica, mas a preocupação mesmo é saber que pode trazer sérias consequencias referindo-se o impactos ambientais como a UHE trouxe!
ResponderExcluirVAMOS TORCER PRA VALE NÃO MANIPULAR A SITUAÇÃO DE FORMAA SOMENTE ELA SER BENEFICIADA NA HISTORIA, LEMBRANDO QUE O MINERIO PERTENCE AO POVO DO PARÁ, ENTAO O GOVERNO DEVE AGIR COM SERIEDADE NESSE CASO.
ResponderExcluirTomara que seja verdade, pois Tucuruí e região estão precisando muito dessa benção divina.
ResponderExcluirA área fica na BR-422 próximo à cidade de Tucuruí. Essa Rodovia liga Novo Repartimento a Limoeiro do Ajuru. Antes, seu trecho de Tucuruí a Limoeiro, era a rodovia estadual Pa-156.
ResponderExcluirsera sera que vamos reviver aquela febre que foi canaan dos carajasonde todo mundo ficou louco com a estoria
ResponderExcluirto vendo que essa notiçia e mais uma do correio do cipo.tucurui e uma cidade linda mais com esse absurdo vai vira um inferno olha oq aconteceu com orilandia, virou um canpo de prostituiçao.
ResponderExcluirTOMARA E SEJA UMA BENÇAO DE DEUS QUE TUCURUI TENHA MESMO ESSA VITORIA E QUE ESPULCE OS MALCARATER QUE ABITAM NESSA CIDADE.AQUELES QUE PROMOVEN O CARNAVAL DA PROSTITUIÇAO NESSA CIDADE ESSES BORDEIS QUE CHAMAO DE BLOCOS TEM Q ACABAR DE UMA VES.E RESGATARMOS O NOSSO VELHO E DECENTE BAILES DE CLUBES.TENHAO DESENÇIA SEUS PORCOS DONOS DE BLOCOS.
ResponderExcluirDEUS AJUDE QUE SEJA EXPLORADA O MAIS RÁPIDO POSSIVEL, TRABALHO NA VALE E SERIA UMA CHANCE DE VOLTAR PRA PERTO DE MEU POVO.
ResponderExcluirSe for verdade mesmo, eu voltaria a minha cidade e assim , ficaria junto da minha familia!
ResponderExcluirtomara que de certo morei em tucurui a 6anos atras e adoro essa cidade parabens para a cidades e todos os que moram ai...........
ResponderExcluirPrezados:
ResponderExcluirAtualize as noticias a respeito dessa mina de ferro em tucurui!!
Tem muitos leitores que etão querendo sabe mais noticias atualizadas a respeito dessa matéria
Um Forte abraços a todos vc!
Parabéns pelas matrias postada no blog
Vale em Tucuruí só visa vale, vale educação, vale serviço kkkkkk
ResponderExcluirHá uma despreucupção da prefeitura com a população nosso povo está vivendo num esgoto com tantas requezas em nossa cidade vc não tem vergonha dessas fotos publicadas uma cidade que tem tanta riqueza não pode ficar assim nós como moradores não merecemos essa falta de água instrutura queremos amparo seu prefeito somos ceres humanos sabemos onde vai nosso dinheiro cade a segurança de nossa populção cade seu prefeito
ResponderExcluirPelo que percebo só estou vendo pessoas com mentalidade infantil e posteriormente não sabem a realidade por tras dos fatos em outras palavras são apenas celulas ao acaso. Eu não acredito em contos de fadas.
Excluiralguem ai sabe onde será implantado esse suposto escritorio da vale em tucurui ?
ResponderExcluir