Aquaplanagem em rodovias
Guard rail garante maior segurança aos condutores
Rodovia BR-422
BR-422 fora da determinação
de instalação de balanças
A determinação da Justiça Federal de Marabá, através
da iniciativa do Ministério Público Federal (MPF), em atendimento as demandas da
população que sofre com a degradação das estradas em algumas rodovias federais
da região sul e sudeste do Pará, deixou uma lacuna muito grande principalmente com
referência a BR-422, que recebe diuturnamente uma quantidade absurda de veículos
com cargas pesadas, que inclusive trafegam na rodovia federal que passa por
cima da barragem e da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, trazendo uma
degradação e a falta de trafegabilidade em alguns trechos, devido às crateras que
estão sendo formadas.
Por outro lado, após a conclusão das obras do
trecho Tucuruí a Vila Permanente, nos meados do ano de 2003 até os dias atuais, já foram
registros uma centena de acidentes com vitimas fatais, como por exemplo, em
2012 a BR-422 vitimou 20 pessoas.
Tudo devido às inúmeras falhas constatadas na
construção da rodovia, observa-se pontos com curvas, que ao invés de a abertura
se a favor da curva, a pista tem a abertura jogando o veículo para fora da via.
Existem diversos pontos de acumulo de águas
pluviais, que formam poças de água em toda a estrada, colocando em risco os condutores
com a ‘aquaplanagem’ e a falta de ‘guard rail’ em toda a extensão de pontos de
fuga da rodovia, colocando em risco os condutores, que na maioria dos acidentes
observados ao longo dos 10 anos de funcionamento da BR-422, sempre as colisões são com os
postes de iluminação distribuídos ao longo do canteiro central da rodovia, em
função da ausência de uma proteção lateral, haja vista, a falta de acostamento
e passeio central, que inclusive no projeto original da duplicação da rodovia
em 2003, estava assegurada à construção de passeios centrais, e acostamentos
laterais, mas, para diminuir os custos da obra, que foi realizada pela
Eletronorte através da empresa Camargo Corrêa e fiscalizada pelo Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Hoje, a população de mais de 110 mil habitantes
de Tucuruí e os usuários dos municípios circunvizinhos, que necessitam diariamente
trafegar pela rodovia BR-422 nestes trechos, correm diariamente o risco de
morte.
Com a inauguração recente da Justiça
Federal, e agora, com a instalação da sede do Ministério Público Federal em Tucuruí,
a população está aguardando o atendimento dos anseios da sociedade, e que, o MPF
seja o interlocutor junto a Justiça Federal dessas melhorias em nossa cidade e
região. Ampliando às determinações já exauridas pela Justiça Federal de
Marabá, para a rodovia BR-422, com isso, garantindo, maior segurança na trafegabilidade ao longo da BR-422,
e na garantia, de maior segurança para a estrutura física da maior Hidrelétrica
Brasileira, à Usina de Tucuruí, com o controle do peso das cargas dentro do
padrão de segurança dos veículos que trafegam em toda a extensão da BR-422, com
a instalação em caráter de urgência de balanças na BR-422. (Wellington Hugles)
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