segunda-feira, 13 de julho de 2020

Cláudio Furman morre e deixa um legado de trabalho e desenvolvimento para Tucuruí

Cláudio Furman morre e deixa um legado de trabalho e desenvolvimento para Tucuruí

 

O corpo do ex-prefeito de Tucuruí Cláudio Furman, de 70 anos, será transladado nesta segunda-feira (13), da capital federal Brasília, para Tucuruí, onde será sepultado no cemitério púbico Jardim da Saudade, em atendimento ao seu último desejo, que é de ser enterrado na cidade que adotou como sua, e viveu grande parte de sua história de vitórias.

A manhã deste domingo (12), foi de externada com muita dor e tristeza em toda a cidade de Tucuruí, município do sudeste do Pará, quando foi anunciado o falecimento do ex-prefeito Cláudio Furman.

“Papi”, “Olho de Bilha”, “Seu Cláudio”, como era tratado carinhosamente por todos que o acompanhavam e o admiravam pelo grande ser humano que foi tanto no ramo empresarial como a frente da administração pública.

Cláudio Furman, curitibano de nascença, formou família logo cedo, e com o início das obras de construção da usina Hidrelétrica de Tucuruí, Furman veio para a cidade gerenciar o Hotel Transamérica, na Vila Permanente, em Tucuruí.

Seu Cláudio, com uma visão sempre à frente dos tempos, logo se afronhou na sociedade tucuruiense. Homem de um coração bondoso e de um amor sem fronteiras, Cláudio logo caiu no “gosto popular”.

Foi quando em 1982, foi convidado para entrar na política tucuruiense, disputando o cargo de prefeito de Tucuruí. Há época com 37 anos de idade, Cláudio Furman foi eleito prefeito de Tucuruí, no ano em que a cidade comemorava 36 anos de emancipação política.

De 1983 a 1988, Furman transformou seus sonhos de projetos audaciosos em realidade, a cidade foi transformando-se em um grande canteiro de obras, trazendo geração de renda e abrindo centenas de postos de empregos.

A construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí foi uma grande aliada para a excelente gestão de Cláudio Furman, que recebeu reconhecimento a nível estadual pelo desempenho de gestão, sendo convidado pelo governador Hélio Gueiros para assumir em 1987 a Secretário de Estado de Agricultura, deixando a prefeitura de Tucuruí, ingressando no cenário político estadual.

Passados 8 anos fora do cenário político de Tucuruí, no ano de 1996 Cláudio Furman foi reeleito prefeito de Tucuruí, cumprindo seu segundo mandato, com grandes projetos inovadores e arrojados, dentre eles obras marcantes como o recapeamento da PA 263, no trecho Tucuruí a Goianésia do Pará, em parceria com o governo do Pará.

Entre grandes obras, destaca-se a construção da Rodoviária Municipal, o prédio do Ciretran, o Quartel do Corpo de Bombeiros e do Hemopa, além da inauguração da sede administrativa da Prefeitura de Tucuruí.

Desenvolveu ainda, uns dois maiores programas de asfaltamento de vias públicas já visto na história da cidade. Também deu início a um dos maiores sonhos de sua vida, o Projeto de Piscicultura do Lago de Tucuruí. Foi idealizador e mantedor do Torneio de Pesca e o Projeto Navegar, que atendia crianças com aceso a aprendizagem de canoagem.

Furman transformou os pontos turísticos da cidade em cartões postais, a exemplo, a Avenida Veridiano Cardoso, que foi totalmente revitalizada, recebendo iluminação especial.

Furman intensificou a educação infantil, colocando todas as crianças nas salas de aulas.

Em seu terceiro e último mandato de 2005 a 2008, desenvolveu o maior programa habitacional na cidade, criando o bairro da Nova Matinha, como fez no passado com a criação do bairro Jardim Marilucy.

Furman investiu pesado na segurança, foi em sua época que iniciou a construção da casa de detenção de Tucuruí, além da construção da Seccional da cidade, os polícias recebiam apoio e toda a logística necessária para o trabalho de proteção da população, bem como frotas de veículos novos para as rondas ostensivas em todos os bairros.

A cidade de Tucuruí teve grandes avanços na infraestrutura em seus 3 mandatos, tendo crescimentos de décadas em poucos anos.

Hoje só fica a lembrança e o sentimento de tristeza.

Quem teve o privilégio de conviver com ele, como eu tive, conheceu também um amigo espirituoso, de carisma e lealdade ímpares. Furman foi um político ético e honesto.

Dedicamos hoje nossas homenagens a um grande homem. Autor de parte das mais importantes páginas da história de Tucuruí, o ex-prefeito Cláudio Furman deixou um legado de força, lutas, glórias e grandeza. Seu Cláudio tinha compromisso com a democracia, capacidade de diálogo e de negociação paciente para a construção de uma sociedade mais justa, mais humana e mais igualitária.

A seus familiares, amigos e admiradores, e a todos os tucuruienses, meus sentimentos nesta hora de dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...