quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

1º de dezembro: Dia Mundial de Luta Contra a Aids, “IST Não! Atenção, Cuidado e Prevenção”

O dia 1º de dezembro é considerado o Dia Mundial de Combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto à Organização Mundial de Saúde (OMS), a data pretende reforçar a necessidade de conscientização sobre a doença e a solidariedade aos portadores.

Neste ano, a campanha promovida pelo Complexo Hospitalar de Tucuruí – HRT/Unacon, enfatiza a Prevenção Combinada, que associa diferentes métodos de prevenção ao HIV. Entre as ações, estão a orientação da testagem regular para HIV (realizada gratuitamente pelo SUS, nos Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA), prevenção da transmissão vertical (quando a gestante é soropositiva e pode haver transmissão para o bebê), tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e das hepatites virais, imunização para hepatites A e B, redução de danos para usuários de álcool e outras drogas, a profilaxia pré-exposição (PrEP), a profilaxia pós-exposição (PEP) e o tratamento para todas as pessoas que vivem com HIV.

A pandemia de COVID-19 aumentou os desafios que nossos heroicos profissionais de saúde e da linha de frente enfrentam, mas eles continuam a fornecer serviços essenciais de prevenção ao HIV e cuidados vitais e tratamento para pessoas que vivem com HIV.

A pandemia também interrompeu a pesquisa sobre o HIV e destacou o trabalho que ainda resta para alcançar o acesso equitativo à prevenção, aos cuidados e ao tratamento do HIV em todas as comunidades – especialmente para comunidades de cor, meninas adolescentes e mulheres jovens, e a comunidade LGBTQI +.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, os casos de HIV no Pará vêm diminuindo, por ano de diagnóstico: em 2019, foram notificados 2.412 casos, seguidos de 2.364 no ano passado e outros 1.326 registrados entre janeiro e junho deste ano.

Em relação aos casos de Aids, ou seja, quando o indivíduo portador do vírus HIV manifesta a doença, observa-se também uma redução do número de casos no Estado, também por ano de diagnóstico: em 2019 foram 822 casos; em 2020 foram 468 casos e, no primeiro semestre de 2021, 251 casos registrados.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...