quarta-feira, 15 de junho de 2022

Conselho de Saúde de Tucuruí realizou vistoria no Complexo Hospitalar - HRT/Unacon

 


Após especulações de desabastecimento de materiais e medicamentos, e a suspensão de cirurgias, os Conselheiros Municipais de Saúde de Tucuruí, realizaram inspeção no HRT/Unacon e comprovaram serem equivocadas as informações levadas ao conhecimento da população de Tucuruí e região, através de pronunciamento em programa de rádio e televisão

Na manhã desta terça-feira,14, os coordenadores do Conselho Municipal de Saúde de Tucuruí, Júlio Pinheiro (Presidente); Maria Rosa (Vice-presidente); Alexsandra Bezerra (Secretaria Geral) e Kellen Kleyde (Secretaria Executiva), estiveram em inspeção ao Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí - HRT/Unacon. Na oportunidade foram recepcionados pelo Diretor-Geral, Lucas Urel; o Diretor Técnico, Dr. Zacarias Nogueira, o Diretor Administrativo, Hêber Santos e a Diretora de Enfermagem Ana Keila.

Os coordenadores da unidade hospitalar realizaram um balanço geral dos serviços prestados em média e alta complexidade e esclareceram os questionamentos apontados pelos Conselheiros de Saúde.

Júlio Pinheiro, Maria Rosa e Alexsandra Bezerra, explicaram a equipe de direção do HRT/Unacon, os motivos que ocasionaram a visita. Segundo os Conselheiros, em função ao pronunciamento realizado no último dia 10/06, em entrevista prestada por sindicalistas em uma rádio e televisão local, com inúmeras reclamações que foram repassadas ao conhecimento da população de Tucuruí e região. Inclusive, na oportunidade os Conselhos Municipal e Estadual de Saúde foram provocados, acerca de medidas que deveriam ser tomadas por estes colegiados, em função das dificuldades que supostamente estaria acontecendo no Hospital Regional.

A Direção do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí - HRT/Unacon, foi questionada pelos Conselheiros, referente as denúncias, tais como: ausência de medicamentos, antibióticos e anestésicos, que culminou, inclusive, com a suspenção de cirurgias de alta e média complexidade na unidade, além da restrição da disponibilidade de medicamentos durante os plantões dos servidores e colaboradores em serviço no hospital.

O Diretor-Geral, Enfermeiro Lucas Urel, informou que, “realmente houve uma baixa momentânea dos estoques, solucionada imediatamente pelos fornecedores, havendo a continuidade da realização das intervenções cirúrgicas em alta e média complexidade, e seguimos o mapa cirúrgico na unidade”, conclui.

Com referência a inexistência de medicamentos e antibióticos no hospital, a Direção informou que não houve a ruptura do tratamento aos pacientes internados, o que ocorreu foi que, em visita técnica ao hospital, pela equipe da Sespa, se identificou a necessidade de dispensação pela farmácia central de medicamentos e insumos por paciente, por este motivo, foi feito um levantamento interno na unidade, sendo identificado que em diversos setores estavam acontecendo um subestoque de insumos e medicamentos. Por este motivo, a equipe técnica da Sespa orientou que fossem recolhidos estes e levados para a farmácia central e Almoxarifado, a partir daí, só deveriam ser dispensados aos plantonistas apenas a quantidade prescrita pelo médico à cada paciente, com exceção do Pronto Atendimento e do Centro Cirúrgico que possuem farmácia satélite com estoque de medicamentos para a imediata dispensa em casos de urgência e emergência.

“De fato, o empenho do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará - Sespa, ampliou no Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí o número de atendimentos especializados e das cirurgias de média e alta complexidade, a exemplo, nestes primeiros meses de 2022, já foram realizadas uma média 1.500 procedimentos cirúrgicos em diversas especialidades. No ambulatório, mensalmente o número de consultas especializadas ultrapassam 900 atendimentos, isso mostra o compromisso da equipe do Hospital com a saúde e o bem-estar da população de nossa região, que necessitam de nossos serviços’’, comemorou o Diretor, Lucas Urel.

Após a reunião, os Conselheiros de Saúde de Tucuruí, tiveram a oportunidade de visitar todos os setores de acesso permitido na unidade, onde verificaram a veracidade das informações prestadas pela equipe de direção, comprovando o estoque de medicamentos, fraldas, antibióticos e anestésicos, tanto na Farmácia Central como no Almoxarifado, além das Farmácias Satélites, inclusive, os Conselheiros do CMS, conferiram in loco, que todas as cirurgias programadas foram realizadas e as demais estão seguindo o mapa cirúrgico.

Durante a visita técnica, foi apresentado aos Conselheiros Municipais de Saúde o novo Projeto e os Equipamentos (Cart) Telemedicina Pará, “uma parceria com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, onde os nossos profissionais do Hospital Regional de Tucuruí estão recebendo treinamentos pela Equipe Especializada do Albert Einstein. Assim, os atendimentos de telemedicina nas especialidades de Neurologia e Cardiologia estarão sendo ofertados ao Pronto Atendimento, garantindo o melhor Diagnóstico e Tratamento aos pacientes”, enfatizou o Diretor-Geral, Enfermeiro Lucas Urel.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Tucuruí, que também está Vice-Presidente dos Conselhos de Saúde do Entorno do Lago de Tucuruí, Júlio Pinheiro, “nossos trabalhos de acompanhamento, orientação e fiscalização são realizados mensalmente, não só no hospital regional, mas, em todas as unidades de saúde do município. Fazemos isso, por ser nossa obrigação, para a qual fomos eleitos, e não fazemos a divulgação destes trabalhos nos meios de comunicação, por entendermos ser nossa obrigação a frente do CMS”, afirmou.

Referente ao Hospital Regional, “acompanhamos ‘pari passu’ todas as atividades, e buscamos junto a Sespa soluções para equacionar as dificuldades que pontualmente venham ocorrer na unidade. “Hoje, observamos que as atividades que são de obrigação do hospital, sob a gestão compartilhada da Sespa e o Instituto Diretrizes, estão acontecendo da melhor forma possível, e isso, beneficia muitas famílias que atravessam dificuldades quando um de seus entes queridos sofrem alguma enfermidade que necessita de internamento e/ou intervenção cirúrgica. Reiteramos que, o Conselho Municipal de Saúde de Tucuruí, está sempre alerta e atento, buscando melhorias para a nossa população, mas, sem alardes desnecessários, com a transparência verídica das informações, e mostrando de fato os serviços que realmente estão sendo prestados ao bem-estar dos nossos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS”, destacou Júlio Pinheiro, presidente do CMS/Tucuruí.

Ao final da visita os Conselheiros Municipais de Saúde, saíram contemplados com a todas as informações prestadas pela equipe diretiva do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí - HRT/Unacon, que elucidaram todos os questionamentos levados pelo colegiado, além de presenciarem, que os serviços previstos no que estabelece as normas contratuais celebradas entre a Sespa e o Instituto Diretrizes, estão acontecendo com afinco e dedicação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...