quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

HRT: Lideranças cobram transferências de pacientes

 

 

Na manhã desta quarta-feira (02/12), algumas lideranças comunitárias e de classe estiveram no Hospital Regional de Tucuruí exigindo a transferência de pacientes da UPA/24H para internação naquela unidade hospitalar.

Segundo Ademar Ribeiro, representante da Associação das Populações Atingidas pelas Obras do Rio Tocantins – APOVO, “a UPA de Tucuruí está com 30 a 50 pacientes internados, quebrados e doentes, quase morrendo e não são imediatamente transferidos para o HRT”. Ademar afirma que a UPA está lotada e o HRT com vagas para internação, e não são transferidos. 

A manifestação pacífica ocupou por algumas horas, um espaço interno no HRT, localizado na Vila Permanente, em Tucuruí, com a chegada da Polícia Militar, tendo à frente o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar de Tucuruí, Coronel Jonildo, os líderes comunitários explicaram o motivo do ato, que é a  preocupação de um atendimento urgente para os pacientes que estão internados na UPA, e que precisam ser transferidos para os procedimentos de média e alta complexidade, mas, que aguardam os leitos que demoram a ser liberados.

Ademar Ribeiro, em seu pronunciamento exigiu a presença na manifestação do Juiz de Tucuruí, Justiça Federal, Ministério Público Federal e os Promotores de Justiça do Ministério Público do Pará. Segundo as afirmativas de Ademar da APOVO, “as autoridades estão defendendo que a população morra”. Acompanharam o ato, Cleuson Pereira, presidente da Comunidade da Nova Matinha e integrantes do movimento Pro-Saúde. 



ESCLARECIMENTOS - O Instituto Diretrizes responsável pela administração do Hospital Regional de Tucuruí - HRT, esclareceu em nota, que todos os leitos de média e alta complexidade estão à disposição do Sistema Estadual de Regulação (SER), que é o órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (SESPA) responsável pela liberação de leitos e internação através do sistema de regulação do estado.

Na oportunidade a direção do HRT, esclareceu que as Unidades Municipais da Rede Básica de Saúde e as Unidades de Pronto Atendimento – UPA, em cada município, são os responsáveis para solicitar junto ao SER/SESPA, a regulação dos seus pacientes, para a viabilidade de leitos nos hospitais de média e alta complexidade da rede pública de saúde do estado do Pará.

É importante esclarecer, que todos os pedidos de internações/leitos, são solicitados diretamente pelas Unidades de Saúde e UPA’s, de cada município, ao Sistema Integrado Estadual de Regulação (SER) da SESPA. Não sendo de responsabilidade do Hospital Regional de Tucuruí, receber o pedido e/ou realizar a liberação de internações/leitos.

Após encaminhado o pedido de internações/leitos, o Sistema Estadual de Regulação/SESPA, faz uma varredura automática através do sistema integrado estadual em todos os hospitais da rede pública estadual, buscando a especialidade que cada paciente necessita, em média e alta complexidade, e, é apenas o Sistema Integrado Estadual de Regulação que realiza a liberação de internação, podendo o paciente ser direcionado para o Hospital Regional de Tucuruí ou qualquer um outro hospital da rede integrada estadual, podendo inclusive, o paciente ser encaminhado a Belém, Marabá ou outro município.

O direção do Hospital Regional de Tucuruí – HRT, compreende as manifestações populares ocorridas na manhã desta quarta-feira (02/12), que buscam dar atendimento aos pacientes que se encontram internados na UPA/24H, de Tucuruí, estando os mesmos regulados e aguardando a liberação de internações/leitos através da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará.

Um fato importante a ser esclarecido é que, no momento em que os profissionais de saúde da rede básica de saúde e UPA’s, dão início ao pedido de internações/leitos, a prioridade dos familiares para internação é no HRT, por estar localizado no município de Tucuruí. E é nesse momento que começa a ser criado um ‘embaraço’. Normalmente o responsável pela regulação municipal logo informa que “foi pedido uma vaga para o Hospital Regional e vai aguardar a liberação”. Isso não é a informação correta, pois não e feito o pedido direto ao Hospital Regional de Tucuruí, e sim ao Sistema Centralizado de Regulação Estadual da SESPA, e só os gestores deste sistema e que autorizam a transferência e a internação de pacientes para os hospitais especializados em média e alta complexidade do estado.

Em muitos casos, os pacientes que mesmo sendo moradores de Tucuruí são transferidos para outros municípios do estado, e pacientes de outras regiões são regulados para o Hospital Regional de Tucuruí. É importante deixar claro, que é o Sistema Integrado Estadual de Regulação quem realiza a liberação da internação do paciente na especialidade a qual necessita de tratamento em média e alta complexidade em umas das suas unidades hospitalares integradas do estado.

Informamos ainda, que todos os pacientes que são regulados para o HRT através do Sistema Integrado Estadual de Regulação/SESPA, são acolhidos e passam a receber todos os procedimentos necessários para a eficácia do seu tratamento.

O Instituto Diretrizes e o Hospital Regional de Tucuruí, aproveitam a oportunidade para informar que o Pronto Socorro do HRT, continua em atendimento aos casos de urgência e emergência, reforçando o seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população de nossa região, que necessitam de nossos serviços. Assinam a nota o Diretor Geral HRT/SESPA Maílson Peixoto e a Diretora Técnica HRT/SESPA, Rafaela Butkoowsky.

A equipe de reportagem tentou contato com a Coordenação do Sistema Integrado Estadual de Regulação (SER) da SESPA, responsável pela liberação de leitos e internação, em contato direto em Marabá e em Belém, mas, até o fechamento da edição não recebeu retorno da demora na liberação de leitos para diversas especialidades  nos hospitais do sistema integrado de saúde do estado.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...