Vanda Ponakatú
e Sakamiramé Assurini, foram os primeiros dois idosos, líderes da Aldeia que foram
a óbito
Por Wellington Hugles
Jornalista e Bacharel em Direito
Os últimos dias foram de muita tristeza para toda a população de Tucuruí em especial da Aldeia Indígena dos Assuninís do Trocará, em Tucuruí, Além de diversas pessoas que tiveram suas vidas interrompidas face a pandemia do Covid-19, três dos indígenas líderes da aldeia também foram vítimas do Covid-19.
Vanda Ponakatú e Sakamiramé Assurini, foram os primeiros dois idosos, líderes da Aldeia que foram a óbito no fim de semana. Infelizmente, no domingo (24/05), uma das mais importantes lideranças da aldeia, um ícone dos Assurinís, o Cacique Poraquê Assurini, tombou, ele que era um guerreiro, lutou muito pela sua vida internado na UTI do Hospital Regional, mas infelizmente devido ao avançado da infecção e sua vulnerabilidade pela idade, foi a óbito.
A aldeia dos Assurinís, distante 27 km do centro da cidade de Tucuruí, é um local isolado da civilização, mas há poucos dias foram constatados 3 casos positivos ao Covid-19, entre os indígenas que evoluíram a óbito, e segue muitos outros em monitoramento, medidas emergências devem ser tomadas em caráter de urgência, não só para atender a aldeia, mas todo o município e a região.
Esperamos que o governador do estado Helder Barbalho, que faz visita às 10h desta segunda-feira (25/05) a Cametá e às 13h, visitará, em Tucuruí, o hospital regional, possa mostrar efetivamente ações positivas para o enfrentamento desta pandemia, que só tem trazidos baixas a população tucuruiense que trava essa batalha contra o invisível vírus do novo Coronavírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário