quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Tribunal de Justiça do Pará inaugura Vara de Juizado Especial em Tucuruí











 O Juizado Especial Cível e Criminal, também conhecido como Juizado de Pequenas Causas, é muito conhecido pela rapidez na solução dos casos e pela facilidade de acesso do cidadão comum e funcionará no anexo do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Gamaliel


O Tribunal de Justiça do Pará realizou na tarde desta terça-feira (20/08), a cerimônia de instalação da 1ª Vara do Juizado Especial Cível e Criminal, em Tucuruí.


A Desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, Coordenadora Geral dos Juizados Especiais do TJE/PA juntamente com o Dr. Thiago Cendes Escórcio, Juiz de Direito Titular da 1ª Vara Cível e Empresarial e Diretor do Fórum da Comarca de Tucuruí e o Reverendo Océlio Nauar de Araújo, Reitor da Faculdade Gamaliel, descerram a placa inaugural das novas dependências do Juizado Especial Cível e Criminal que funcionará no prédio anexo ao Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Gamaliel.


Para a Desembargadora Nazaré Gouveia um grande avanço que o município de Tucuruí e toda a região do lago receberam, graças à parceria celebrada com a Faculdade Gamaliel, “Os Juizados Especiais são órgãos do poder judiciário que servem para resolver pequenos conflitos judiciais com mais rapidez, sem despesas e buscando chegar a um acordo entre os envolvidos”, esclareceu a Desembargadora.


O reverendo Océlio Nauar, Reitor da Faculdade Gamaliel enfatizou o grande benefício a população de Tucuruí e região que ganham um serviço do Poder Judiciário que vem garantir maior celeridade na solução das pequenas causas, além da abertura de acesso as pessoas comuns, “outro grande benefício será a possibilidade dos acadêmicos do curso de Direito estarem em preparação contínua, na prática diária no acompanhamento das soluções dos conflitos que serão mediados no Juizado, com vistas a se chegar a um acordo”, concluiu o Reverendo Océlio Nauar.


O prefeito de Tucuruí Artur Brito falou da grande necessidade que as pessoas atravessavam para a resolução dos pequenos conflitos que surgem no dia-a-dia, “agora com a instalação do Juizado Especial, além da maior rapidez na solução dos casos, aquelas pessoas carentes que se enquadram dentro dos requisitos do Juizado Especial não terão nenhuma despesa para a solução dos litígios”.


O Juiz de Direito Titular da 1ª Vara Cível e Empresarial e Diretor do Fórum da Comarca de Tucuruí Thiago Cendes Escórcio, agradeceu ao presidente do Tribunal de Justiça do Pará, Desembargador Leonardo de Noronha Tavares e o colegiado pela instalação de tão importante ferramenta para a solução dos conflitos de pequeno porte, “com a nova Vara Especial a população de baixa renda terá um local para a solução mais célere dos conflitos, com a possibilidade da celebração de acordos entre as partes”, esclareceu o Juiz Thiago Escórcio.


Participaram da cerimônia diversas autoridades, destacando-se o Promotor de Justiça do MPE/PA, Charles Pacheco Teixeira; Renan Corrêa Faraon Defensor Público; Eriel Batista, Presidente da Subseção da OAB, em Tucuruí e o Presidente da Câmara de Vereadores de Tucuruí, Rony Santos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Helder reúne com prefeitos do entorno do lago de Tucuruí

Na tardedestatterça-feira, 17, o governador do estado Helder Barbalho recebeu a comitiva de prefeitos dos municípios do ent...